logo
rss  Vol. XX - Nº 353         Montreal, QC, Canadá - sábado, 24 de Agosto de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Sainte-Thérèse...

Retrospectiva histórica

Por Raul Mesquita

Santa-Teresa de Blainville está situada na região emblemática das Laurentides, sendo sede duma municipalidade regional de território, implantada na região administrativa do Quebeque, composta de oito municipalidades regionais e 83 municipalidades.

No início, o Domínio foi fortemente dependente do turismo dado o interesse e procura pelos cidadãos mais ao Sul, duma região pouco afastada, que fosse relativamente selvagem, mas agradável. Porém, com o correr dos anos, soube criar importantes infra-estruturas industriais e comercias, – para além dos setores residencial e sócio desportivos, que sendo bastantes atraentes, desenvolvem a economia local, misturando a proximidade das grandes cidades com os seus grandes espaços onde, quais papoilas saltitantes, pululam por entre baixas montanhas, pequenas vilórias cheias de garbo e beleza.

Foi aqui que em 1991 membros do Governo Regional dos Açores estiveram em visita e endereçaram convite ao então Presidente da Câmara de Santa Teresa, senhor Élie Fallu, para visitar a cidade da Lagoa na Ilha de S. Miguel, o que aconteceu na primavera de 1993, tendo sido ali inaugurada nessa altura, o largo de Sainte-Thérèse de Blainville.

Lagoa Joao Ponte Sylvie Surprenant DSC_0912.JPG
Sylvie Surprenent, <> de Sainte-Thérèse, recebe aqui João Ponte naquela que foi a sua última visita à cidade nortenha como presidente da Câmara de Lagoa.
Foto de Arquivo - LusoPresse

Correspondendo à gentileza, foi inaugurada em 26 de junho de 1994 frente ao edifício da Câmara Municipal de Santa-Teresa, a Praça Lagoa. No dia seguinte, foi assinado o Acordo de Amizade e Colaboração.

Neste contexto, foram acolhidos por famílias de Santa Teresa, seis estudantes lagoenses por um período que se estendeu do 22 de junho ao 5 de julho de 1996, e no ano seguinte, a 28 de junho, partiram para a Lagoa seis estudantes da região de Santa-Teresa.

Dando continuação ao acordo de colaboração estabelecido, a Câmara Municipal de Santa Teresa foi anfitriã, entre o primeiro e o dezasseis de março de 2003, duma equipa de estudantes de hotelaria acompanhados de dois responsáveis do curso.

A 21 de fevereiro de 2004 partiu para a Lagoa um grupo de políticos e sua comitiva acompanhados de seis estudantes do Centre Multisservicrs de Sainte-Thérèse, que ali se mantiveram até o 6 de março desse ano.

Mais tarde, a 27 de junho, a Câmara Municipal de Sainte-Thérèse assinala numa cerimónia protocolar, o décimo aniversário da assinatura do Acordo de Amizade e Colaboração. Meses depois, em dezembro, a Câmara Municipal de Sainte-Thérèse recebeu uma coleção de trabalhos de olaria, vindos da Lagoa, que posteriormente foi exposta na «Maison Lachaine».

O Presidente da Câmara Municipal da Lagoa foi acolhido, entre 29 de junho e 6 de julho de 2006, pela Câmara Municipal de Sainte-Thérèse, para depois, a 3 de setembro, ser recebido o grupo de dança «Som do Vento», composto de 20 elementos, que atuou na Praça da Cidade.

O tempo passando no seu ritmo normal foi a vez, do Município da Lagoa, de receber do 7 ao 21 de agosto, a Presidente da Câmara Municipal de Sainte-Thérèse, senhora Sylvie Surprenant. Num ambiente de grande cordialidade, a sua presença foi bastante apreciada e rodeada de grande carinho e amabilidade.

No ano seguinte, a 27 de junho de 2009, foi adotada uma moção que assinalou o décimo quinto aniversário da assinatura do prolífero Acordo, e um ano depois, de 24 de junho ao primeiro de julho, deslocou-se a Sainte-Thérèse uma delegação da Lagoa presidida pelo seu Presidente senhor João António Ferreira Ponte, tendo sido acolhida numa elegante receção nos Paços do Concelho.

Iniciando o segundo decénio dos anos 2000 foi recebida na Lagoa, entre 9 e 16 de outubro de 2010, uma delegação composta de quatro dirigentes de Sainte-Thérèse dirigida pela senhora Sylvie Surprenant, desta vez na sua qualidade de Presidente da Municipalidade Regional territorial de Sainte-Thérèse de Blainville.

Depois, de 28 de abril ao 6 de maio de 2012, o grupo de teatro Faísca da Escola Secundária da Lagoa, composto de 13 estudantes, dois professores e pela senhora Verónica Almeida, foram acolhidos pela Academie Sainte-Thérèse, em cujo anfiteatro produziram uma peça teatral. Por sua vez, em abril de 2013, um grupo de teatro da Academie de Sainte-Thérèse foi recebido na Lagoa e interpretado uma das suas representações na Escola Secundária.

Assinalando a efeméride da assinatura do vigésimo aniversário do Acordo e Pacto de Amizade estabelecido entre as duas cidades, realizou-se em Sainte-Thérèse, para o que se deslocou ao Quebeque uma comitiva composta de quatro pessoas da Municipalidade da Lagoa, dirigida pelo Presidente João António Ferreira Ponte e pelas senhoras, Odete Cabral, chefe de gabinete, Teresa Viveiros, coordenadora de serviços no Centro de Educação e Formação Ambiental e na Biblioteca da Lagoa, assim como pela senhora Palmira Bettencourt, desde o início testemunha do acima citado pacto.

Durante a sua estadia, o grupo assistiu às atividades do Campeonato Canadiano de Atletismo Juvenil, realizado no Estádio Richard-Garneau, tendo participado na atribuição das medalhas aos vencedores das provas. No mesmo espaço de tempo, entre 4 e 11 de julho de 2014, os Lagoenses inauguraram oficialmente a «Promenade Lagoa», foram convidados de honra na antestreia da exposição «20 anos-20 fotos-Lagoa-Sainte Thérèse», assim como participaram no lançamento de um livro infantil da autoria da senhora Teresa Viveiros, traduzido em Língua Francesa pela senhora Palmira Bettencourt, na Biblioteca de Sainte-Thérèse. Os cidadãos foram convidados a visitar a exposição, que ficou aberta ao público até finais de agosto.

Os membros da Comissão da Lagoa realizaram reuniões de trabalho para definir e promover próximos intercâmbios, de nível desportivo, culturais e económicos, estabelecendo projetos e datas de realização.

Finalmente, de 24 de agosto ao 5 de setembro desse mesmo ano, a Câmara Municipal da Lagoa teve o ensejo e a agradabilíssima oportunidade de acolher a senhora Sylvie Surprenant, Presidente da Municipalidade Regional de Sainte-Thérèse, que encabeçava uma delegação de nove individualidades, que ali se deslocaram a fim de comemorar o vigésimo aniversário do Pacto de Amizade.

Especial
Santa-Teresa de Blainville está situada na região emblemática das Laurentides, sendo sede duma municipalidade regional de território, implantada na região administrativa do Quebeque, composta de oito municipalidades regionais e 83 municipalidades.
Retrospetiva.doc
no
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019