logo
rss  Vol. XX - Nº 353         Montreal, QC, Canadá - domingo, 17 de Novembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

À imagem de quem somos

Portugal marcha em Montreal

Adelaide Vilela

Por Adelaide Vilela

Olá caros leitores e amigos:

Apesar da ausência motivada por contratempos que a vida nos traz, o meu coração beirão mostrou-se bondoso e encheu-se de saudade, com a noite de S. João e as Marchas que desfilam na comunidade lusa de Montreal.

«Apesar dos santos de casa não fazerem milagres» as Associações, APC e Clube Oriental – à imagem de quem somos – tornam realidade o tal sonho de ser português (em terras, para cá do mar de palha), pois, naturalmente, visam salvaguardar, entre outras, as tradições dos Santos Populares.

Estas festas de verão aconteceram no dia 24 de junho, no átrio da igreja de Santa Cruz. A primeira Marcha a desfilar foi a da Associação Portuguesa do Canadá. A madrinha da Marcha, Viviana Lourenço, abriu o desfile pelo braço de um talentoso cavalheiro, o Rui Inácio, o mesmo que ensaia as mulheres da Marcha desde que chegou ao Canadá com a bela Inês. O brilho e o colorido dos trajes dos marchantes vestiram de beleza e alegrias o largo da nossa igreja portuguesa. Por tudo isto, em cada um deles há um génio poético, na ponta dos pés, ao dedicarem a musicalidade da Marcha a esta e outras atuações.

Ao lado da madrinha marchava um S. João em ponto pequenino, que não quis perder, de maneira nenhuma, os passos, o canto e os olhares da santa madrinha. Também abrilhantaram o desfile, sob aplausos e sorrisos, o casalinho de bailarinos, Cassandra e Lucas. Em resumo, esta marcha trouxe a quaisquer dos convivas: alegria, libertação e festa!

A Marcha do Oriental chegou logo após as despedidas, na voz maravilhosa da madrinha Viviana. Procurando inovar, com o pensamento nos valores e potencialidades da cultura piscatória, a abertura do desfile fez-se com a madrinha Fátima Miguel, de braço dado com o vocalista e grande cantor Júlio Lourenço, o qual alindou com as vestes de pescador ao apadrinhar o grupo daquela marcha.

Foi bom trazer à baila a praia brilhante e o Sol, enlaçando-os à vontade e ao crer dos marchantes, certinhos e em pé de igualdade! Depois, foi vê-los vibrar, recordando homens valentes do mar! Ouvimos bater o coração autêntico daqueles portugueses, mas foram os pequeninos que mais conquistaram a nossa curiosidade. Claro que ganhamos desejos para enaltecê-los, divulgando a Marcha dos Pescadores que trouxe com ela a frescura de novas gerações. O pátio de Santa Cruz engalanou-se com a vivacidade dos fatos e a energia dos marchantes: graúdos e miúdos surpreenderam a assistência que os aplaudiu e gritou palavras de louvor.

Parabéns por darem o seu contributo para o reviver e preservar das nossas Marchas Populares!

A música tradicional portuguesa rasga uma nesga de bom humor em cada coração, para além de ser um bilhete-postal da nossa Nação. É aqui, como nota de conclusão, que felicitamos o conjunto «Estrelas da Noite» e os irmãos Couto pela excelente prestação, do dia 24 de junho, no dia de S. João. Antes e depois das marchas, enquanto uns comiam a boa sardinha assada acompanhada do tradicional caldo verde e da filhós docinha, para a sobremesa, os que amam a dança deram ao pé com divertimento e satisfação.

Ora bem… Viver é renascer! Esperamos pela próxima festa.

Comunidade
Apesar da ausência motivada por contratempos que a vida nos traz, o meu coração beirão mostrou-se bondoso e encheu-se de saudade, com a noite de S. João e as Marchas que desfilam na comunidade lusa de Montreal.
A imagem de quem somos.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019