logo
rss  Vol. XX - Nº 352         Montreal, QC, Canadá - quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Na Galeria dos Pioneiros em Toronto

Daniel Bastos apresentou conferência e livro sobre a emigração portuguesa

No passado dia 12 de junho (domingo), o historiador Daniel Bastos apresentou na Galeria dos Pioneiros Portugueses, em Toronto, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal no Canadá, uma conferência sobre a história da emigração portuguesa.

2.jpg

A iniciativa, muito participada pela comunidade portuguesa, foi promovida pela Galeria dos Pioneiros Portugueses, um Museu criado em 2003, que se dedica à perpetuação da memória e das histórias dos pioneiros da emigração portuguesa para o Canadá.

No decurso da sessão, o investigador da nova geração de historiadores portugueses, que elogiou o espírito empreendedor e a sensibilidade cultural do cofundador da Galeria dos Pioneiros Portugueses, comendador Manuel da Costa, revisitou o fenómeno migratório como um dos traços estruturais da história de Portugal.

Durante o evento, Daniel Bastos apresentou ainda o seu mais recente livro «Gérald Bloncourt – O olhar de compromisso com os filhos dos Grandes Descobridores». Uma obra bilingue, concebida a partir do espólio do consagrado fotógrafo franco-haitiano, condecorado no passado dia 10 de junho em Paris pelo presidente da República Portuguesa com a Ordem do Infante D. Henrique, e que reúne mais de centena e meia de fotografias originais da maior importância para a história portuguesa do último meio século.

1.jpg

A sessão de apresentação do livro, cujos exemplares se esgotaram, ficou marcada pelo anúncio da intenção de realizar a médio prazo uma obra sobre a emigração portuguesa para o Canadá. Um projeto editorial e de investigação concebido pelo historiador lusitano, e que será promovido pela Galeria dos Pioneiros Portugueses em parceria com instituições de referência da comunidade luso-canadiana.

Durante a sua estadia na maior cidade do Canadá, a convite da Galeria dos Pioneiros Portugueses, Daniel Bastos manteve diversos encontros e participações em iniciativas culturais de associações luso-canadianas, como a cerimónia evocativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas que decorreu na Toronto City Hall, o Dundas West Fest e a Parada do Dia de Portugal em Toronto.

Refira-se ainda, que o comendador Manuel da Costa entregou 12 exemplares do livro «Gérald Bloncourt – O olhar de compromisso com os filhos dos Grandes Descobridores», para oferta às bibliotecas públicas de Toronto, a Rosa de Barros, responsável daquela instituição pela seleção e aquisição dos livros de autores portugueses, com o objetivo de reforçar o interesse pelo estudo da língua e cultura lusitana no Canadá.

Literatura
No passado dia 12 de junho (domingo), o historiador Daniel Bastos apresentou na Galeria dos Pioneiros Portugueses, em Toronto, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal no Canadá, uma conferência sobre a história da emigração portuguesa.
Na Galeria dos Pioneiros.doc
no
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020