logo
rss  Vol. XX - Nº 351         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Carlos FALA DSC_0334

Com um cheque de 101 500 dólares

Carlos Ferreira festeja 20 anos em grande

«Podia escrever um bestseller» sobre os meus anos na restauração, lançou Carlos Ferreira no meio da multidão de amigos, de apoiantes e de generosos doadores a Sainte-Justine. Uma pequena frase que diz muito sobre o homem que fez do Ferreira Café uma instituição modelo da gastronomia portuguesa. Vinte anos para chegar ao sucesso pessoal, mas também para utilizar todos os seus talentos a ajudar a causa das crianças tratadas em Sainte-Justine. Um cheque de 101 500 dólares.

Comunidades
Chineses SAMI esposa DSC_0157

Montreal Chinese Television

Celebra o seu 44º aniversário

Os responsáveis locais das emissões de televisão e de rádio chinesa em Montreal festejaram o 44º aniversário das suas atividades com um banquete que reuniu centenas de pessoas, incluindo a direção da cadeia multiétnica ICI, que difunde agora as imagens em proveito da comunidade chinesa.

Comunidades
Chineses SAMI esposa DSC_0157

Montreal Chinée Television

Célèbre son 44e anniversaire

Les responsables locaux des émissions de télévision et de radio en langue chinoise à Montréal ont fêté le 44e anniversaire de leurs activités par un banquet qui a réuni des centaines de personnes, y compris la direction de la chaîne multiethnique ICI qui diffuse maintenant des images au profit de la communauté chinoise.

Comunidade
LEAO Moniz IMG_3700

O LEÃO MONIZ SERENO NO PARAÍSO

A morte é um argumento poderoso que à vida pertence.

Comunidades
DSC_3610

Les Offices

Noite de Prémios

Les Officesjeunesse internationaux du Québec

Comunidade
IMG_0761

Pelo Canadá

General Luís de Sousa recebe Ordem de Mérito Militar

LusoPresse – O General Luís de Sousa acaba de receber das mãos do Governador Geral do Canadá a insígnia da Ordem de Mérito Militar. A significativa cerimónia teve lugar em Otava, nos aposentos do representante da rainha Elizabeth, no passado dia 3 de junho. Na ocasião, o General Luís de Sousa fez-se acompanhar de sua esposa Gorety Tavares, do seu casal de filhos, e de vários familiares. O recebimento deste galardão significa os altos serviços que o General Luís de Sousa tem prestado ao Canadá, o seu país de adoção.

Desporto
CAMPEONATO canadiano TACA

Futebol da Major League Soccer

Impacto bate supercampeão!

No último jogo que disputou para o seu campeonato, no sábado, dia 28 do mês passado, o Impacto teve uma atuação deveras meritória ao vencer, no seu reduto, o Galaxy de Los Angeles, por 3-2, numa partida bem disputada e com o resultado indefinido até ao fim do jogo.

Ler em PDF
Editorial

Editorial

Dia da Raça?

Lembram-se do dia raça? Era o dia de Portugal no tempo do Estado Novo. É assim a linguagem. Evolui, segue as tendências sociais, políticas e até científicas. Naqueles anos, a Raça era a Nação. O Dia da Raça era o dia da Raça Portuguesa. Havia ali algo de bovino, como a raça mertolenga, a retinta ou arouquesa… Mas era assim o vocabulário nacionalista da época, mesmo quando a ciência já tinha provado que só havia uma raça, a humana.*
Ler artigo
Crónica

Para quando um Museu da Imprensa Açoriana?

Os movimentos autonómicos que se registaram ao longo da história dos Açores dificilmente teriam nascido se não existisse a imprensa regional.
Ler artigo
Crónica

O Espírito Santo Migrante – a Transnacionalidade Cultural.

Circunscreve-se, este artigo, ao universo das tradições religiosas do Espírito Santo, nas múltiplas manifestações etnográficas e culturais, presentes no Brasil, em decorrência do fenômeno migratório açoriano. É a festa da mobilidade, do Espírito Santomigrante, tomando a Diáspora Portuguesa como caso exemplificativo de um fenômeno social multifacetado, que permite numa abordagem histórico-cultural, apresentar, inicialmente, um olhar sobre a mobilidade do Culto e da Festa do Espírito Santo na cartografia cultural brasileira.
Ler artigo
Crónica

A propósito de festas

Alguma vez tinha de ser...

As festas sucedem-se na comunidade. Umas mais concorridas do que outras. Umas mais aceites do que outras. A começar pelos objetivos para que são criadas. Muitas delas desprovidas de interesse comunitário. Com os clubes e associações a serem os grandes prejudicados. Sabe-se e fala-se disso, mas ninguém faz nada...
Ler artigo
Comunidade

Mensagem por ocasião

Do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

O dia 10 de junho é uma data de especial relevância para todos nós, sendo o dia em que revivemos a nossa história comum, comemoramos a nossa Língua e celebramos a nossa cultura, sentindo um orgulho muito especial em sermos portugueses.
Ler artigo
Açores

Na ilha de São Jorge

Governo dos Açores potencia serviço de saúde

O Governo dos Açores aprovou a adjudicação da empreitada de reabilitação e beneficiação do edifício do Centro de Saúde das Velas, à empresa Afavias, pelo valor de cerca de 1,4 milhões de euros.
Ler artigo
Política

Campanha eleitoral americana

Hilary Clinton cada vez mais perto da vitória

No princípio do mês de maio, veio a público a disputa entre Donald Trump e Paul Ryan, Speaker da Câmara dos Representantes e terceiro na linha de sucessão. Se houver uma situação em que o Presidente e o Vice-Presidente fiquem incapacitados de exercer os respetivos cargos, o Speaker será automaticamente jurado na posição de Presidente, escolherá um Vice-Presidente e formará governo. Na realidade, Paul Ryan é o mais alto governante republicano eleito.
Ler artigo
Crónica

Esta língua que é um mar

Onde se viaja com esta língua que nos une e separa

Quando eu era um pirralho, o dia 10 de junho chamava-se Dia de Camões, de Portugal e da Raça, chama-se hoje Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Para mim, é o dia desta língua que partilhamos, a mesma de quem um poeta se reclamava cidadão: a minha pátria é a língua portuguesa.
Ler artigo
Crónica

Vacas que sorriem e outras que voam

Se os responsáveis do turismo dos Açores quiserem uma promoção fantástica da região, sem pagar nada por isso, é só irem buscar as imagens da célebre visita de Cavaco Silva, em setembro de 2011, à Graciosa, quando disse que as vacas sorriem na pastagem, e juntá-las à mais recente ficção de António Costa, na apresentação do Simplex +, quando mostrou uma vaca que voa.
Ler artigo
Crónica

Empresas «inovadoras», contas «inovadoras» e medidas «inovadoras»

Nasceu uma nova moda na linguagem política, à medida que nos aproximamos da contenda eleitoral.
Ler artigo
Açores

Calheta, 31 de maio de 2016

Vasco Cordeiro destaca percurso de recuperação e sustentabilidade da conserveira Santa Catarina (anexo disponível no site)
Ler artigo
Açores

Criação de «Grandes Rotas»

Diversifica oferta turística e valoriza o Destino Açores

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou a semana passada, no Topo, em São Jorge, que a criação de «Grandes Rotas» no arquipélago diversifica a oferta turística e valoriza o Destino Açores.
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019