logo
rss  Vol. XX - Nº 351         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 12 de Abril de 2021
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Mensagem por ocasião

Do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

O dia 10 de junho é uma data de especial relevância para todos nós, sendo o dia em que revivemos a nossa história comum, comemoramos a nossa Língua e celebramos a nossa cultura, sentindo um orgulho muito especial em sermos portugueses.

É também o dia em que colocamos em destaque as numerosas Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo, salientando o seu papel essencial no passado, no presente e para o futuro de Portugal.

Relembrando a presença de aproximadamente 68 000 Portugueses e Lusodescendentes na área de jurisdição do Consulado-Geral de Portugal em Montreal, e o valioso contributo da nossa Diáspora para o desenvolvimento do Canadá, quero aqui deixar uma especial palavra de reconhecimento e de incentivo à Comunidade Portuguesa do Quebeque e das Províncias Marítimas.

O vosso trabalho diário é fundamental para a afirmação de Portugal, da sua cultura e dos seus costumes, e para a boa integração de todos os nossos compatriotas neste país de acolhimento.

Quero também deixar aqui um particular agradecimento a todos aqueles que deram o seu tempo e o seu melhor para que o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, seja, uma vez mais, devidamente festejado na cidade de Montreal.

Faço votos que o espírito de unidade que preside às comemorações do nosso Dia Nacional, e que permite a agregação de múltiplas entidades da nossa Comunidade, possa constituir um incentivo a uma cada vez maior união de esforços. Só uma forte coesão poderá garantir uma presença portuguesa ainda mais forte e atuante, que simultaneamente assegure a consolidação dos vínculos de pertença à cultura portuguesa dos jovens luso-canadianos.

Desejando a todos os Portugueses e Lusodescendentes um excelente Dia de Portugal, aqui vos deixo uma especial saudação de amizade e de reconhecimento pelo constante trabalho em prol do nosso país e dos nossos compatriotas.

Viva à Comunidade Portuguesa! Viva Portugal!

O Cônsul-Geral de Portugal em Montreal, José Guedes de Sousa

Comunidade
O dia 10 de junho é uma data de especial relevância para todos nós, sendo o dia em que revivemos a nossa história comum, comemoramos a nossa Língua e celebramos a nossa cultura, sentindo um orgulho muito especial em sermos portugueses.
Mensagem por ocasiao.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2021