logo
rss  Vol. XX - Nº 351         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 12 de Abril de 2021
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Futebol da Major League Soccer

Impacto bate supercampeão!

Norberto Aguiar

Por Norberto Aguiar

No último jogo que disputou para o seu campeonato, no sábado, dia 28 do mês passado, o Impacto teve uma atuação deveras meritória ao vencer, no seu reduto, o Galaxy de Los Angeles, por 3-2, numa partida bem disputada e com o resultado indefinido até ao fim do jogo. De resto, foi já em tempo de descontos que os montrealenses chegaram à vitória, num golo obtido por Didier Drogba, na marcação de um livre à entrada da área dos forasteiros. Um potente remate de pé direito de Drogba, que podia ter sido defendido pelo guardião angelino, pois a bola foi em sua direção, deu golo e assim deu para conquistar os respetivos três pontos da vitória, quando já ninguém esperava que isso acontecesse... foi a primeira vitória do Impacto diante do La Galaxy desde que passou a fazer parte da MLS.

Com tão preciosos três pontos conquistados, logo perante uma das melhores e mais galardoadas equipas da liga, o Impacto deu um passo adiante na tabela classificativa, agora ocupando o terceiro lugar, a quatro do União de Filadélfia, que segue surpreendentemente em primeiro, com 24 pontos, mas com mais um jogo disputado que os azuis e pretos de Montreal.

CAMPEONATO canadiano TACA.jpg
Taça a entregar ao campeão do Canada em futebol.

Com mais uma semana de interregno do campeonato por mor da realização da Copa América Centenário nos palcos futebolísticos dos Estados Unidos, o Impacto tem na disputa do Campeonato do Canadá a sua escapatória estressante... Contudo, se os montrealenses quiserem voltar à Liga dos Campeões da CONCACAF, onde tão boa figura fizeram há dois anos a esta parte quando só foram batidos na final pelo poderoso e ganhador Clube América do México, não se podem descuidar, como veremos adiante.

Campeonato do Canadá

Depois do sorteio ter acasalado o Toronto FC x Impacto de Montreal na meia-final do Campeonato do Canadá – a outra meia-final pôs o Fury de Otava contra o Whitecaps de Vancouver – a eliminatória logo se adivinhou problemática, não fossem estas duas equipas rivais de «olho por olho» e «dente por dente». E o primeiro jogo confirmou isso mesmo...

Foi na passada quarta-feira (dia 1 de junho) que as meias-finais do Campeonato de Futebol do Canadá tiveram lugar. Em Toronto, a equipa local recebeu o Impacto, enquanto em Otava o Fury recebia o Whitecaps. E nos dois desafios pode considerar-se que houve surpresa. A maior terá sido a derrota do Whitecaps diante do Fury, uma equipa que disputa a Segunda Divisão do futebol norte-americano. O resultado foi de 2-0, números que podem complicar mesmo o apuramento do atual campeão do Canadá quando receber, em casa, os homens da capital federal (no momento de escrever este texto o resultado de ambos os jogos são-nos desconhecidos).

Já no jogo de Toronto, se bem que a vitória dos torontoenses pudesse ser plausível, a verdade é que sofrer quatro golos – o marcador chegou a assinalar um 4-0! – não estava na mente nem do mais otimista adepto dos «vermelhos»... Para além disso, o Toronto FC jogou quase com a sua equipa reserva por razões de força maior, como ter dispensado jogadores para as seleções (Bradley, Jonhson...); e outros lesionados (Altidore, Giovinco...), isto no mesmo momento em que o seu treinador aproveitava a oportunidade para rodar alguns suplentes e experimentar algumas das suas jovens promessas, refletidas na grande exibição do atacante Hamilton, autor de dois belos golos.

É verdade que o Impacto também foi forçado a alinhar com uma defesa nova, a começar no guardião Kronberg e a terminar em Kyle Fisher, isto para não falar em Jeremy Gagnon-Lapare, dois elementos que têm atuado quase sempre no FC Montreal, equipa reserva do Impacto e que disputa a Terceira Divisão norte-americana, prova que conta com 29 equipas. Mas o Impacto tinha obrigação de fazer melhor no decorrer deste embate. Não fosse um «forcing» final e os montrealenses teriam deixado a cidade rainha do Canadá vergados a uma goleada que lhes teria deixado as portas da eliminação escancaradas.

Agora, no segundo jogo, o Impacto tem de recuperar uma desvantagem de dois golos, o que não sendo fácil, não é de todo impossível. O facto de ter apontado dois golos no terreno do adversário pode ter influência decisiva na passagem à final.

Mesmo atendendo aos condicionalismos que ditaram estas meias-finais, consubstanciados nos resultados verificados, ainda acreditamos que a final deverá opor o Impacto ao Whitecaps.

Entretanto, como informação complementar, adiante-se que o Fury de Otava, para se qualificar para as meias-finais, teve de defrontar o Edmonton FC, também da Segunda Divisão norte-americana. No conjunto dos dois jogos, o Fury de Otava vingou-se da eliminação da temporada passada, vencendo agora por 3-2 (0-2 e 3-0).

Canadá melhora

Numa fase em que a Copa América Centenário está em plena atividade e que o Campeonato da Europa está aí à porta, o Canadá aproveita para disputar jogos amigáveis que o permitam ganhar traquejo para os jogos de apuramento para o Mundial Rússia 2018, a disputar no próximo mês de setembro. Assim sendo, deslocou-se à Europa, mais precisamente à Áustria para defrontar o Azerbaijão e o Uzbequistão. No primeiro jogo, diante daquela equipa, o Canadá começou por ganhar, mas depois deixou-se empatar (1-1). Apesar disso, o Canadá fez um jogo sério, próprio de uma equipa que está em plena formação. Jogadores como Cyle Laurin (21 anos) e Tesho Akindele (24 anos) já começam a demonstrar que o Canadá tem futuro e que esse futuro já pode passar por esta fase de apuramento para o Mundial, apesar de ter como grande adversário a poderosa formação do México.

O segundo jogo do Canadá é terça-feira, ainda na Áustria, agora diante do Uzbequistão.

Próximos jogos do Impacto

18 de junho

Columbus Crew x Impacto

Sábado, dia 25 de junho

Estádio Saputo, às 19h30

Impacto x Sporting Kansas City.

Desporto
No último jogo que disputou para o seu campeonato, no sábado, dia 28 do mês passado, o Impacto teve uma atuação deveras meritória ao vencer, no seu reduto, o Galaxy de Los Angeles, por 3-2, numa partida bem disputada e com o resultado indefinido até ao fim do jogo.
Futebol Major League.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2021