logo
rss  Vol. XX - Nº 349         Montreal, QC, Canadá - quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Em Santa Cruz

Nova Capela do S. S. Cristo, uma jóia!

Norberto Aguiar

Por Norberto Aguiar

Domingo passado houve festa na Igreja Santa Cruz, já que se procedeu à inauguração da nova Capela do Senhor Santo Cristo, um sonho de alguns, tornado agora realidade por mor da capacidade de trabalho, e de decisão, de Ildeberto Silva, importante industrial da nossa comunidade.

A festa começou com missa coordenada pelo padre José Maria Cardoso, o pastor de Santa Cruz. Nela tomaram parte muitos fiéis, na sua grande maioria crentes do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Houve ainda a participação da Filarmónica do Divino Espírito Santo de Laval, do Coro dirigido por Filomena Amorim, várias bandeiras do Divino Espírito Santo e muitas coroas da Santíssima Trindade. Antes da inauguração da Capela, o padre José Maria Cardoso haveria de coroar crianças, jovens e graúdos, todos, ou quase, ligados às Festas do Divino Espírito Santo do próximo fim de semana através das respetivas Domingas.

Comovida cerimónia

Capela Familia Silva DSC_3467.JPG
Depois de tanta expetativa, a Capela aí está para guádio dos crentes. Uma Família trabalhou muito para que o sonho fosse realizado. Trata-se da Família Ildeberto Silva.
Foto  - LusoPresse

Terminada a Eucaristia, a Comissão das Festas de Santa Cruz, sob a orientação de Ildeberto Silva e sua esposa Maria da Graça Vieira, transportaram a imagem do Senhor Santo Cristo para o seu novo Habitat, a nova Capela, um pequeno templo de envergadura fantástica, uma peça museal digna de se ver e apreciar. Não há dúvidas que a imagem do Senhor Santo Cristo, a partir de agora, está no seu devido lugar, sem desprimor para a capela anterior. Mas como dizia o seu obreiro maior, o industrial Ildeberto Silva à reportagem da LusaQ TV e deste jornal, «não é melhor, é diferente!»

Colocada no seu pedestal, a imagem impressiona, pela sua grandeza e altivez, ao mesmo tempo que transporta uma capa bela, bordada a letras de ouro. Isso mesmo terão constatado os fiéis presentes, que rodeavam a entrada da Capela ao ponto de dificultar o livre movimento de Ildeberto Silva e seus mais diretos colaboradores.

Capela ILDEBERTO e AMORIM DSC_3462.JPG
Sonho realizado, mérito para Benjamim Amorim, o «cabouqueiro» das Festas em Honra do Senhor Santo Cristo em Montreal, e Ildeberto Silva, o homem responsável pelo importante e belo projeto da Capela.
Foto  - LusoPresse

Mas, depois de algum tempo e de enxugadas algumas lágrimas, as pessoas tiveram a possibilidade de entrar no novo espaço religioso, umas para tocar na imagem do Santo Cristo, outras para recolher o papelinho com a foto Dele, e ainda outras para depositarem ofertas na caixa colocada à entrada da Capela. Foram momentos de grande religiosidade.

Fotos como prémio

Depois de muito trabalho e algumas preocupações, a equipa de Ildeberto Silva estava radiante pelo trabalho concluído. Ou melhor, quase concluído, já que faltam os vitrais prometidos, mas que não chegaram a tempo. Aqui percebeu-se algum desconforto. Ildeberto Silva não gostou que a inauguração da Capela fosse feita com a falta dos vitrais, o que se compreende. E disso, ele deu conta à nossa reportagem. Já o padre José Maria Cardoso, sobre o mesmo assunto, mostrou-se otimista, avançando que «... a seu tempo tudo vai ficar resolvido».

Seguiu-se um tempo para fotografar as equipas de trabalho responsáveis pela conceção, e construção do pequeno, mas belo templo. Neste aspeto, Ildeberto Silva não teve mãos a medir, chamando todos para a foto recordação, largamente merecida pelo mérito que todos puseram no trabalho.

Capela opas DSC_3465.JPG

Também merecidas foram as palavras de agradecimento dirigidas por Ildeberto Silva a Filomena Amorim e a Emanuel Linhares pelo apoio financeiro que puseram à disposição de tão custoso projeto. «Foi a minha mulher que me incentivou a colaborar. Foi uma promessa dela», disse o proprietário da Joem. Já a esposa, a Maria João, haveria de nos dizer que promessas são promessas e por isso ficam com quem as faz. No entretanto, soubemos que foi a Maria João a bordar a linda toalha de renda que orna o patamar da imagem do Senhor Santo Cristo.

Já falámos em lágrimas neste texto, mas o momento mais intenso vivido no decorrer desta cerimónia de inauguração foi aquele em que Ildeberto Silva agarrou pelo braço de um adoentado Benjamim Amorim para subir os dois ou três degraus da Capela até ele se poder aproximar da imagem do Senhor Santo Cristo. Recorde-se que foi Benjamim Amorim que há 50 anos iniciou as Festas do Senhor Santo Cristo em Montreal!

No final da festa, Ildeberto Silva, sua esposa Maria da Graça e dois dos seus filhos, distribuíram massa pelos presentes.

Comunidade
Domingo passado houve festa na Igreja Santa Cruz, já que se procedeu à inauguração da nova Capela do Senhor Santo Cristo, um sonho de alguns, tornado agora realidade por mor da capacidade de trabalho, e de decisão, de Ildeberto Silva, importante industrial da nossa comunidade.
Em Santa Cruz.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020