logo
rss  Vol. XX - Nº 348         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 12 de Abril de 2021
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Convento dos Franciscanos...

Encheu para mais uma Feira do Livro

Com um programa diversificado que se prolonga até dia 7 de maio, o Convento dos Franciscanos, no passado sábado, encheu-se com mais de 400 pessoas para inaugurar a VIII Feira do Livro na Lagoa.

Lagoa Fiera do livro Foto 3.jpg

No primeiro dia desta iniciativa, que já se tornou cartaz assíduo no concelho de Lagoa por esta altura, o destaque foi a inauguração das exposições: «Carlos Carreiro 70 anos: 70.ª exposição individual – É uma festa!», «12» de Carolina Medeiros, «Retrato, natureza morta e paisagem» dos alunos de Victor Almeida. A abertura da VIII Feira do Livro de Lagoa, fez-se com a presença da vereadora da autarquia lagoense, para a educação e cultura, Elisabete Tavares, e com a presença da Diretora Regional da Juventude, Pilar Damião, que após a realização de uma performance «Arte e vida» protagonizada pelos alunos da Escola Secundária de Lagoa, puderam visitar, pelo espaço da feira, mostras de artesanato contemporâneo como: A Cor da Coruja, Dinina Design, Inês Ribeiro, Isabel Silva Melo, Manuela Paiva, Pai Bigodes, Pele e Osso, Uma Mão Cheia de Macaquins e Sara França. Relativamente ao tema das Artes, serão também apresentadas ao público diversas obras de Dino Castelo, Mário Roberto, Ricardo Lalanda, Yves Decoster e Vanessa Branco.

Lagoa Feira do livro Foto 1.jpg

Segundo a vereadora Elisabete Tavares, «a arte é o sentido em que temos que apelar às emoções, onde este Concelho assume um imenso potencial cultural, sendo esta Feira, uma forma de fazer educação, uma vez que, para este executivo, estas duas áreas fazem cada vez mais sentido trabalharem em conjunto». A vereadora, aproveitou a ocasião, para exaltar a Biblioteca Tomaz Borba Vieira como centro de toda a dinâmica cultural da cidade lagoense.

Nos dias seguintes, foram contempladas atividades formativas, designadamente, uma masterclass com um concerto de saxofone, no dia 14 de abril, bem como uma formação «O livro e a literatura: caminhos para a inclusão», por Filipe Lopes, no dia 15 de abril. Vítor Silva irá orientar o «Atelier de ilustração para literatura infantojuvenil», no dia 23 de abril, enquanto no dia 17 de abril houve a formação «Inclusão pela arte em ambiente prisional», por Filipe Lopes.

No dia 19 de abril aconteceu a palestra gratuita «Uma birra e agora? – Como gerir birras e comportamentos inadequados», pelo Centro de Desenvolvimento Infantojuvenil dos Açores (CDIJA), uma conversa sobre Canto da Maia: O homem e a obra, para hoje, dia 21 de abril. O feriado de 25 de abril assinala-se com um concerto do Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz, e no dia 29 de abril, haverá uma atividade dirigida às famílias, com as «Histórias da Avó» de Maria Cristina Borges.

Lagoa Feira do livro Foto 2.jpg

Para o mês de maio, e logo para o dia 3, a VIII Feira do Livro de Lagoa contará com a presença da Solidaried´arte, sob o tema «Educação pela Arte», através de Leonardo Sousa. No dia 5 de maio, Ricardo Lalanda falará sobre escultura, sendo que as atividades desta feira encerram com o concerto de João Afonso e Rogério Pires com a participação especial de Zeca Medeiros.

Para além destas atividades, o público dispõe ainda de mais de 1500 livros a preços mais acessíveis, disponibilizados por várias editoras e gráficas como Bertrand, Instituto Cultural de Ponta Delgada, Letras Lavadas, Tabacaria Açoreana, Livraria SolMar, Teatro Micaelense, OVGA, Direção Regional da Cultura, Companhia das Ilhas, Porto Editora, Veraçor e Fundação Sousa D'Oliveira.

Refira-se que, VII Feira do Livro, assim como as exposições nela patentes, poderão ser visitadas de até dia 7 de maio nos dias úteis, das 14h30 às 18h00, e aos fins de semana e feriados, das 14h30 às 22h00.

Açores
Com um programa diversificado que se prolonga até dia 7 de maio, o Convento dos Franciscanos, no passado sábado, encheu-se com mais de 400 pessoas para inaugurar a VIII Feira do Livro na Lagoa.
Convento dos Franciscanos.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2021