logo
rss  Vol. XX - Nº 348         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 12 de Abril de 2021
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Em Toronto

Festa da comunidade portuguesa entre os melhores festivais

Toronto, Ontário – O Dundas West Fest, festa da comunidade portuguesa de Toronto, é já um dos «maiores festivais com maior crescimento» naquela cidade canadiana, disse à agência Lusa fonte da organização.

"Pelo menos, em termos de crescimento, é das maiores de Toronto. Temos aumentado o número de visitantes para o dobro a cada ano que passa», afirmou Hélder Ramos, de 45 anos, coordenador da festa.

A quarta edição do Dundas West Fest, que se realiza no coração da zona conhecida por «Little Portugal», entre a Shaw Street e a Lansdowne Avenue, na Dundas Street West, tem lugar no próximo dia 11 de junho.

No ano de estreia, em 2013, cerca de 20 a 30 mil visitantes estiveram no evento, que recebeu um ano depois entre 40 e 50 mil e na terceira edição entre 90 a 100 mil.

Para a edição deste ano são esperadas mais de 100 mil pessoas.

"Nunca quero fazer contas com o dobro, mas temos aumentado de ano para ano o número de visitantes. Acho que 200 mil pessoas são demasiadas para a Dundas Street West, pois é uma rua que não é muito larga comparativamente como outras de Toronto», disse o responsável.

Para o luso-canadiano, filho de emigrantes de Ferrel, concelho de Peniche (distrito de Leiria), o objetivo do festival «é de abrilhantar a Dundas, com um conteúdo desenvolvido pelos comerciantes, escolas, associações, grupos religiosos, que vivem e trabalham naquela área o ano inteiro».

O festival é organizado pela associação comercial e serviços da Dundas Street West e do Little Portugal, numa área onde além da portuguesa, se pode verificar a multiculturalidade de Toronto com a presença de outras comunidades étnicas, como a brasileira e a vietnamita.

"Pretendemos que as pessoas que nos visitem percebam o que é estar naquele bairro, como são as pessoas que lá estão, toda a sua criatividade, paixão, e todo o empenho que existe na Dundas», sublinhou.

Cerca de 300 estabelecimentos estão registados nas duas associações comerciais e de serviços representativas da zona, e mais de metade são propriedade de portugueses e lusodescendentes, pelo que o evento «não podia deixar de estar ligado à comunidade portuguesa», salientou Hélder Ramos.

Comunidades
Toronto, Ontário – O Dundas West Fest, festa da comunidade portuguesa de Toronto, é já um dos «maiores festivais com maior crescimento» naquela cidade canadiana, disse à agência Lusa fonte da organização.
Comunidade festa Toronto.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2021