logo
rss  Vol. XX - Nº 348         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 12 de Abril de 2021
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Cidade de Lagoa

Mais um passo para se tornar numa Smart City

Cerca de 150 pessoas estiveram presentes no Tesarac – Auditório do Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, que acolheu o evento Smart City Lagoa 2020 – «Desafios das Cidades Inteligentes», promovido pela Câmara Municipal de Lagoa.

Lagoa smart Foto 1.jpg

A sessão de abertura contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto Decq Mota e com o Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vitor Fraga, que antecederem um vasto painel de oradores com experiência nacional e internacional nas áreas de intervenção das «Smart Cities», abordando temas como as iniciativas nacionais e internacionais de cidades inteligentes; governação, sociedade e qualidade de vida; energia, ambiente, património e mobilidade; economia, inovação e empreendedorismo.

Aquando da sua intervenção, Cristina Calisto Decq Mota, disse ser uma honra, enquanto autarca, promover a conferência «Lagoa Smart City 2020 – Desafios das Cidades Inteligentes» no concelho, por ser um evento que assinala uma etapa importante no projeto de transformação da Lagoa numa Smart City, que começou a dar os primeiros passos rumo ao mundo das Smart Cities quando em 2015 estabeleceu o Plano Integrado para ser a primeira Cidade Inteligente dos Açores.

Lagoa Smart Foto 2.jpg

Para a edil lagoense, e numa altura em que os grandes desafios das cidades passam por conjugar a atração e fixação de pessoas, de instituições e empresas e conservar a sustentabilidade dos seus recursos naturais, e que os cidadãos procuram, cada vez mais, uma elevada qualidade de vida, ao mesmo tempo que exigem mais informações, maior disponibilidade de serviços públicos, bem como disponibilização de espaços sociais de lazer e de cultura, «os atuais desafios do Poder Local visam cada vez mais a oferta de serviços qualificados, capazes de responder às exigências e expectativas dos munícipes, através da criação de vetores estratégicos para a descentralização e reforma administrativa e para a promoção e coesão da competitividade territorial».

Neste âmbito, a cidade de Lagoa já se encontra envolvida em candidaturas e consórcios nacionais e internacionais, como o Horizon 2020 – Urban Europe e Programa MAC 2014-2020 – Smart Cities. Para além disso, o município da Lagoa também já iniciou os procedimentos internos que envolvem as redes nacionais e internacionais, designadamente o Rener Living Lab – Smart Cities Portugal, o Covenant of Mayors e o Green Digital Charter.

Lagoa Smart Foto 3.jpg

O Empreendedorismo tecnológico e empresarial é uma prioridade da Câmara Municipal de Lagoa no futuro, pois os tempos exigem, da parte dos autarcas, a audácia de serem visionários. Da parte do município há o compromisso de posicionar a Lagoa como um concelho, cada vez mais atrativo e inovador, uma cidade em crescimento competitivo, com mais pessoas qualificadas e que oferece mais e melhores condições de vida e que não complica, mas simplifica a vida aos seus munícipes.

Açores
Cerca de 150 pessoas estiveram presentes no Tesarac – Auditório do Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, que acolheu o evento Smart City Lagoa 2020 – «Desafios das Cidades Inteligentes», promovido pela Câmara Municipal de Lagoa.
Cidade de Lagoa.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2021