logo
rss  Vol. XX - Nº 347         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Dia da Mulher 16 DSC_2292

16º Dia da Mulher do LusoPresse

«Dezasseis anos a valorizar o talento feminino»

O LusoPresse realizou mais uma vez a sua comemoração do Dia da Mulher, uma tradição que já tem dezasseis anos, razão pela qual foi esse o número de homenageadas. E para que houvesse continuidade nesta celebração, o jornal pediu às mulheres homenageadas em 2015 para escolherem uma para a festa deste ano, reservando-se a escolha da 16ª.

Açores
SATA DSC_0063

A330 da Azores Airlines

Tem como madrinha Nelly Furtado

O novo avião da frota Azores Airlines foi batizado, no passado dia 23 de março, pela cantora e atriz luso-canadiana Nelly Furtado, numa cerimónia presidida pelo Chefe do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro.

Açores
Lagoa Lagoa Foto

Dia 11 de abril

Lagoa comemora elevação a cidade

No âmbito das comemorações do 4º aniversário da elevação de Lagoa a cidade, no dia 11 de abril de 2016, a Câmara Municipal de Lagoa irá promover uma série de ações, que incluem o lançamento da nova imagem do Município.

Portugal
Cartaz Feira Medieval Externato Resende 15 Abril 2016

Feira Medieval de Resende

A IV Feira Medieval organizada pelo Externato D. Afonso Henriques – Resende irá decorrer durante o próximo dia 15 de abril. Programa da Feira Medieval:

Desporto
biello

Campeonato da Major League Soccer

Impacto perde de novo

O Campeonato da Major League Soccer continuou este fim de semana com a disputa da quarta jornada. Os resultados, dos 9 de 10 jogos, voltaram a ser surpreendentes, com derrotas, ou se quiserem, vitórias inesperadas, isto já para não falar nos empates verificados. Neste domínio, a surpresa maior vai para o Orlando City FC, que ao defrontar o Timbers de Portland, como todos sabem o campeão de 2015, goleou esta equipa por 4-1! Um resultado excelente para um conjunto que apenas começa agora a sua segunda temporada nesta liga. Para este resultado, muito contribuiu o fenómeno Kaká, pois foi ele que dinamizou toda a equipa, ao marcar um golo, assistir a dois, e só não apontou o quarto, de penálti, porque, como bom companheiro que é, o ofereceu ao jogador que sofreu a respetiva falta...

Açores
Lagoa Ribeira Cha Foto 3

Orçamento Participativo Jovem

Abertas candidaturas

As candidaturas ao orçamento participativo jovem da Lagoa, já se encontram abertas, podendo ser entregues propostas até ao dia 15 de maio de 2016, sendo que também a sua divulgação será feita através de sessões de esclarecimento nas várias freguesias do concelho.

Ler em PDF
Editorial

Editorial

Celebrar a Mulher

Por ocasião da celebração do Dia da Mulher, que este jornal levou a efeito no passado sábado para homenagear 16 compatriotas que se têm distinguido pelo seu contributo à comunidade, vem a propósito falarmos da condição feminina dos nossos dias.
Ler artigo
Crónica

Leite e peixe? Vão à banca!

Há duas notícias importantes das últimas semanas que passaram «escondidas» do público.
Ler artigo
Língua Portuguesa

Português ao raio X

Luciana Graça (Leitora de português do Instituto Camões na Universidade de Toronto)
Ler artigo
Crónica

Florianópolis, sua linda!

Quarta-feira, 23 de março outonal, Florianópolis aniversariou. Quantos anos? Não se pergunta a idade de uma mulher... Florianópolis é mulher vaidosa, cheia de charme, a se alongar e abraçar o continente aí em frente em cenários onde se entrecruzam realidades e os sonhos rendados. A antiga Nossa Senhora de Desterro, a nossa Florianópolis, completou 343 anos. Seu marco inicial é o ano de 1673, quando Francisco Dias Velho lançou os fundamentos da póvoa em duas léguas de terras em quadra, na Ilha de Santa Catarina e onde, em 1678, erigiu uma capela em louvor a N. S. do Desterro.
Ler artigo
Comunidade

Investigador no Canadá...

Diz que filantropia pode colocar novamente Portugal no mapa

Toronto, Ontário – O investigador português Pedro Vieira, que vive no Canadá, considerou que a filantropia pode ter um papel importante no apoio ao ensino de investigação para colocar novamente Portugal no mapa.
Ler artigo
Açores

Câmara Municipal

Apoia serviços de Saúde

Os serviços de saúde, nas extensões da Ribeira Chã e do Cabouco, a partir do próximo dia 6 de abril, já se encontram informatizados.
Ler artigo
Crónica

De Onde Vimos e Quem Somos

Prefácio – Soajo no início dos anos 900 estava sob a tutela do Mosteiro da Diocese de Tui.
Ler artigo
Poesia

O voo dos pardais

Daniel Bastos, «O voo dos pardais», in Terra.
Ler artigo
Crónica

Campanha eleitoral americana (4)

«Punir a América»

Nas eleições realizadas na terça-feira, 22 de março, Hillary Clinton e Donald Trump ganharam muito à vontade as Primárias do Arizona. Os dois líderes esperam com essas vitórias não prolongar muito a chegada à respetiva nomeação. No mesmo dia, Bernie Sanders destroçou Hillary Clinton nos caucusus de Idaho e de Utah. Ted Cruz venceu em Utah ganhando 40 delegados, porque a contagem final foi superior a 50%. A margem da vitória de Clinton em Arizona foi tão grande que, em número de delegados, quase compensou a vitória de Sanders em Idaho e Utah. É de notar que o Senador Sanders tem ganhado em quase todos os estados que fazem caucusus em vez das Primárias.
Ler artigo
Comunidade

Na Missão de Santa Cruz

Ciclo de cinema em português

«A Gaiola Dourada» foi o primeiro filme a ser exibido no contexto de um ciclo de cinema em português organizado pela Coordenação do Ensino de Português no Canadá e Consulado-Geral de Portugal em Montreal em parceria com a Missão de Santa Cruz. No dia três de abril, mais de cem pessoas foram até ao salão grande da Missão de Santa Cruz para assistir à projeção gratuita do filme que foi um sucesso de bilheteira. Uma homenagem aos portugueses emigrados em França, a projeção do filme «A Gaiola Dourada» foi também o pretexto para o lançamento de um concurso intitulado «Viver Num Dois em Um: ser português e montrealense» dirigido a todos os estudantes de português entre os 10 e os 17 anos.
Ler artigo
Crónica

Salada de atum

Quando, pouco depois de completar 18 anos, aluguei apartamento e fui viver sozinho, a família preocupou-se. Aquilo que era normal no Canadá não era habitual em Portugal, onde quase sempre os filhos ficam em casa dos pais até se casarem.
Ler artigo
Comunidade

Galeria dos Portugueses Pioneiros da Imigração

Quer «dar-se a conhecer» à comunidade canadiana

Toronto, Ontário – A Galeria dos Pioneiros Portugueses em Toronto pretende dar-se a conhecer à comunidade canadiana em geral e a outras culturas, disse hoje à agência Lusa a curadora do espaço.
Ler artigo
Correção

Correção:

Na sequência do artigo publicado na edição de 24 de março de 2016 a propósito da visita da escritora infantil Humberta Araújo à Escola Portuguesa de Laval, gostaria de fazer um esclarecimento:
Ler artigo
Cinema

Rodado em Lisboa e nos Açores

«Cinzento e Negro» estreia nos cinemas a 19 de maio

«Cinzento e Negro», a nova longa-metragem de Luís Filipe Rocha produzida por Luís Galvão Teles, chega às salas de cinema no dia 19 de maio. O público tem agora oportunidade de ver este filme que arrecadou já vários prémios em diversos festivais de cinema, incluindo Melhor Longa-Metragem, Melhor Realização, Melhor Argumento, Melhor Atriz Principal, Melhor Ator, Melhor Fotografia e Melhor Banda Sonora Original, entre outros.
Ler artigo
Açores

No Uruguai...

Em San Carlos preserva-se manifestações açorianas

O Diretor Regional das Comunidades afirmou, em San Carlos, no Uruguai, que o apoio do Governo Regional às Casas dos Açores e a outras dezenas de organizações e promotores individuais «contribui para a valorização» da diáspora, mas também «para a afirmação da Região no mundo».
Ler artigo
Portugal

Com delegação da AICEP

Portugal na feira alimentar SIAL

Portugal vai estar presente na grande feira do setor alimentar SIAL Montreal, que tem lugar no Palais des Congrès, de 13 a 15 do corrente mês de Abril.
Ler artigo
Açores

Açores com representação no Conselho das Comunidades?

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas reuniu-se, em Lisboa, com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, num encontro que permitiu «dar um importante passo» relativamente à participação institucional dos Açores no Conselho das Comunidades Portuguesas.
Ler artigo
Desporto

Em Lisboa

Treinos de captação

A «SCOUT» irá realizar pela terceira vez em Lisboa treinos de captação de futebol exclusivamente para atletas portugueses ou lusodescendentes, que atuem fora do nosso país, nascidos em 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007.
Ler artigo
Brasil

Em Porto Alegre...

Assinado protocolo

Porto Alegre – Brasil. O Diretor Regional das Comunidades afirmou, em Porto Alegre, no Brasil, que o Governo dos Açores «tem trabalhado em estreita ligação e proximidade com os governos onde existem comunidades açorianas ou de açordescendentes, visando a realização e o desenvolvimento de projetos comuns que fortaleçam os laços culturais existentes».
Ler artigo
Açores

Na divulgação da Região

Casas dos Açores fundamentais

O Diretor Regional das Comunidades afirmou, na cidade brasileira de Gravataí, que o Governo dos Açores tem «correspondido às necessidades e aspirações das Casas dos Açores, reconhecendo o relevante trabalho que desenvolvem na congregação do Povo Açoriano e na divulgação e promoção da Região nos países onde se encontram implementadas».
Ler artigo
Açores

Na Ribeira Chã

Associação Filhos da Terra com novo espaço

A presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto Decq Mota, procedeu à entrega da chave do espaço que servirá de sede e trabalho à Associação Filhos da Terra, na freguesia da Ribeira Chã.
Ler artigo
Açores

Prémios «Daniel de Sá», «António Dacosta» e «Paulo Gouveia»

Governo dos Açores altera regulamentos

Os regulamentos dos prémios culturais «Daniel de Sá», «António Dacosta» e «Paulo Gouveia» foram alterados por decisão do Conselho do Governo dos Açores, de acordo com as Resoluções hoje publicadas em Jornal Oficial.
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019