logo
rss  Vol. XX - Nº 347         Montreal, QC, Canadá - sábado, 28 de Março de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

No Uruguai...

Em San Carlos preserva-se manifestações açorianas

O Diretor Regional das Comunidades afirmou, em San Carlos, no Uruguai, que o apoio do Governo Regional às Casas dos Açores e a outras dezenas de organizações e promotores individuais «contribui para a valorização» da diáspora, mas também «para a afirmação da Região no mundo».

Paulo Teves, que falava sábado num encontro com a comunidade açordescendente na Casa dos Açores do Uruguai, salientou que «o Governo dos Açores aprecia e valoriza o relevante trabalho» desenvolvido por esta instituição, considerando que tem «contribuído eficazmente para aproximar esta comunidade dos Açorianos que residem no arquipélago».

»Para além do desenvolvimento de uma política de apoios e de estímulos às Casas dos Açores, o Governo tem promovido o diálogo e incentivado o trabalho entre estas instituições, tendo em vista a partilha de ideias e projetos comuns", frisou Paulo Teves, apontando como exemplos a Formação Açores para dirigentes (2015) e para jovens (2016) das comunidades, assim como a Taça da Autonomia, que junta as Casas dos Açores da América do Sul.

Na intervenção que proferiu neste encontro, que contou com a apresentação de danças açorianas pelo grupo da Casa dos Açores, Paulo Teves salientou também o »importante papel desempenhado pelos grupos folclóricos na preservação e divulgação das tradições genuinamente açorianas".

»Estes agrupamentos preservam e perpetuam as manifestações de natureza popular dos Açores e contribuem para a coesão social das comunidades", afirmou.

Nesse sentido, adiantou que »o Governo dos Açores está a desenvolver um sítio na Internet que congregará os grupos dos Açores e das comunidades de emigrantes e seus descendentes".

»Reconhecemos e muito nos orgulha a persistência e o empenho em manter vivas as tradições culturais dos vossos ancestrais, passados mais de dois séculos e meio da chegada dos Açorianos a este país", frisou Paulo Teves.

No âmbito da visita que realizou ao Uruguai, o Diretor Regional das Comunidades reuniu-se com a presidente do Município de San Carlos, Alba Rijo, num encontro em que destacou »a importância da presença açoriana no desenvolvimento social, cultural e identitário" desta cidade.

A cidade de San Carlos, fundada em 1763 por cerca de uma centena e meia de famílias açorianas, preserva, ainda hoje, nas suas vivências e manifestações culturais, caraterísticas tipicamente açorianas.

Açores
O Diretor Regional das Comunidades afirmou, em San Carlos, no Uruguai, que o apoio do Governo Regional às Casas dos Açores e a outras dezenas de organizações e promotores individuais «contribui para a valorização» da diáspora, mas também «para a afirmação da Região no mundo».
No Uruguai.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020