logo
rss  Vol. XX - Nº 347         Montreal, QC, Canadá - quarta-feira, 01 de Abril de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Açores com representação no Conselho das Comunidades?

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas reuniu-se, em Lisboa, com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, num encontro que permitiu «dar um importante passo» relativamente à participação institucional dos Açores no Conselho das Comunidades Portuguesas.

Rodrigo Oliveira manifestou satisfação com a «valorização e o entendimento» de José Luís Carneiro sobre as comunidades açorianas, enquanto «importante ativo que, na sua singularidade, valoriza todo o país», mas também no que se refere «à relevância e ação do Governo dos Açores no seu relacionamento com a diáspora».

«Com esse entendimento, foi possível dar um importante passo no que toca à participação institucional dos Açores no Conselho das Comunidades Portuguesas», frisou Rodrigo Oliveira, recordando que, em 2014, o Governo Regional apresentou um parecer no âmbito da revisão da organização e funcionamento deste órgão consultivo da República que «defendia uma representação efetiva e de pleno direito dos Governos Regionais, assim como a possibilidade de participação do Conselho Mundial das Casas dos Açores, justas pretensões que não foram então consagradas, nem tidas em conta».

«É, por isso, de destacar o convite que, pela primeira vez, foi endereçado ao Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, para o próximo Conselho das Comunidades Portuguesas e o compromisso assumido nesta reunião, em concordância com uma proposta do Governo Regional, de ser convidado o Conselho Mundial das Casas dos Açores», salientou o Subsecretário Regional.

A reunião, que se realizou em fins de março, serviu ainda, segundo Rodrigo Oliveira, para «uma importante partilha de informação sobre as prioridades e medidas de ambos os governos no que diz respeito ao relacionamento com a diáspora».

Neste encontro, o Subsecretário Regional deu nota das diversas dimensões do trabalho da Direção Regional das Comunidades no âmbito da diáspora açoriana, «desde o atendimento a emigrantes regressados nas nove ilhas, passando pela parceria com diversas instituições da diáspora no âmbito da cultura, do ensino, do apoio social e, naturalmente, da promoção da Açorianidade e da Região, com destaque para o trabalho com as Casas dos Açores, mas também as visitas às comunidades açorianas e toda uma série de iniciativas e programas que, todos os anos e com enfoque em diferentes dimensões do relacionamento dos Açores com a sua diáspora, a Direção Regional das Comunidades leva a cabo».

«Foi um encontro de grande utilidade, do qual sai um compromisso claro de maior proximidade, articulação e complementaridade entre os governos da República e dos Açores no que diz respeito ao relacionamento com as diásporas», frisou Rodrigo Oliveira.

Açores
O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas reuniu-se, em Lisboa, com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, num encontro que permitiu «dar um importante passo» relativamente à participação institucional dos Açores no Conselho das Comunidades Portuguesas.
Acores no Conselho das Comunidades.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020