logo
rss  Vol. XX - Nº 346         Montreal, QC, Canadá - terça-feira, 25 de Fevereiro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Encontro da Comunicação Social da Diáspora...

«É compromisso de aproximar os dois lados do Atlântico»

O Diretor Regional das Comunidades afirmou em Artesia, na Califórnia, que o Encontro de Órgãos de Comunicação Social da Diáspora que o Governo dos Açores promove em abril constitui o «reconhecimento destas importantes instituições», mas também o «compromisso de aproximar, cada vez mais, os dois lados do Atlântico».

«Em abril, nas ilhas do Faial, Pico e S. Jorge, cerca de 40 órgãos de comunicação social de origem portuguesa dos EUA, Canadá, Brasil e Bermudas, e também de Portugal, terão a oportunidade de partilhar as suas experiências comunitárias, reforçando, deste modo, o intercâmbio entre eles e uma articulação mais eficaz com a Região», frisou Paulo Teves, que falava sábado nas comemorações do 25.º aniversário da Rádio Televisão Artesia.

Paulo-Teves-acores-governo-comunidades-visita-Canada.jpg
Paulo Teves, diretor Regional das Comunidades Açorianas

Para Paulo Teves, este «encontro proporcionará também um conhecimento mais aprofundado da realidade atual das ilhas açorianas para que, nas suas comunidades e na diversidade de audiências, possam contribuir para a divulgação da terra de origem de milhares de Açorianos espalhados pelo mundo».

«É indiscutível o papel da comunicação social das comunidades açorianas na promoção da língua portuguesa, na divulgação da imagem da Região e das suas potencialidades de investimento, bem como na valorização das comunidades da diáspora», afirmou.

O Diretor Regional das Comunidades salientou ainda que «o papel agregador, a partilha de informação e de conhecimento e a aposta nas novas tecnologias são essenciais nos tempos atuais e têm contribuído para a aproximação do Povo Açoriano emigrado com a terra de origem».

Nesse sentido, Paulo Teves elogiou a ação da Rádio Televisão Artesia na «promoção e divulgação da dimensão atlântica da Portugalidade – a Açorianidade – no seu espaço de abrangência, o que tem realçado o valor, o prestígio e a importância das comunidades açorianas na construção e desenvolvimento das sociedades onde estão radicadas, aqui como em qualquer parte do mundo».

A Rádio Televisão Artesia, fundada em 1990, disponibiliza, desde essa altura, uma programação em português no sul da Califórnia.

Paralelamente à atividade jornalística, este órgão comunicação social, bem como os seus responsáveis, tem desenvolvido um conjunto de atividades de promoção cultural portuguesa naquele Estado norte-americano.

Comunidades
O Diretor Regional das Comunidades afirmou em Artesia, na Califórnia, que o Encontro de Órgãos de Comunicação Social da Diáspora que o Governo dos Açores promove em abril constitui o «reconhecimento destas importantes instituições», mas também o «compromisso de aproximar, cada vez mais, os dois lados do Atlântico».
Econtro da Comunicaao Social.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020