logo
rss  Vol. XX - Nº 346         Montreal, QC, Canadá - domingo, 31 de Maio de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Segundo o Banco de Portugal

Dívida pública subiu para 234,4 mil ME em janeiro

Lisboa – A dívida pública aumentou 3.344 milhões de euros em janeiro face a dezembro para 234,4 mil milhões de euros, divulgou o Banco de Portugal.

Estes valores referem-se à dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, e a subida no primeiro mês deste ano acontece depois de a dívida das administrações públicas ter descido em dezembro de 2015 face a novembro.

marcelo.jpg

Numa nota publicada pelo Banco de Portugal em que explica esses dados, a instituição liderada por Carlos Costa refere que o aumento em janeiro é o reflexo de emissões líquidas de títulos, no valor de 3.000 milhões de euros, e de um «aumento das responsabilidades em numerário e depósitos», de 400 milhões de euros, nomeadamente pelo aumento dos certificados do tesouro em 300 milhões de euros.

Quanto à dívida líquida dos depósitos da administração central, esta reduziu-se em 560 milhões de euros em janeiro face ao fim de dezembro de 2015, para 217,1 mil milhões de euros, o que o Banco de Portugal atribui ao «aumento acentuado dos ativos de depósitos», 3,9 mil milhões de euros.

A dívida na ótica de Maastricht é utilizada para medir o nível de endividamento das administrações públicas de um país.

Destaque
Lisboa – A dívida pública aumentou 3.344 milhões de euros em janeiro face a dezembro para 234,4 mil milhões de euros, divulgou o Banco de Portugal.
Divida publica.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020