logo
rss  Vol. XX - Nº 346         Montreal, QC, Canadá - sexta-feira, 25 de Setembro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Arquiteto André Tavares...

Lançou «Uma Anatomia do Livro de Arquitetura»

Montreal - O arquiteto André Tavares, curador da Trienal de Arquitetura de Lisboa, lançou no dia 3 de março, em Montreal, o livro «Uma Anatomia do Livro de Arquitetura», que examina os cruzamentos entre as culturas do livro e da arquitetura.

Andre_Tavares_lancamento_livro.jpg

A obra, com 400 páginas, resulta de uma parceria entre a Dafne Editora, a Zurique Lars Müller Publishers e o Canadian Centre for Architecture, em Montreal, onde foi apresentada a obra.

"Ao dissecar uma quantidade substancial de livros através de cinco ferramentas conceptuais – textura, superfície, ritmo, estrutura e escala – André Tavares analisa as qualidades materiais dos livros para avaliar a forma como se entrelaçam, com o conhecimento da arquitetura», segundo a descrição do livro pela Dafne Editora.

A obra contextualiza o desenvolvimento do livro industrializado, e «também a sua configuração enquanto poderoso instrumento de comunicação e conhecimento».

Arquiteto e editor, André Tavares, nascido no Porto, em 1976, formou-se pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (2000), e é autor dos livros «Arquitetura antituberculose» (2005), «Os Fantasmas de Serralves» (2007), «Novela Bufa do Ufanismo em Concreto» (2009) e «Duas obras de Januário Godinho em Ovar» (2012).

Venceu a 10.ª edição do Prémio Fernando Távora, com a proposta «Ruínas, ou do Livro de Arquitetura», considerada de «profunda originalidade» pelo júri do galardão, presidido pelo escritor Valter Hugo Mãe.

Foi diretor do Jornal Arquitetos (2013-2015) e, com Diogo Seixas Lopes (1972-2016), curador geral da Trienal de Arquitetura de Lisboa 2016.

Literatura
O arquiteto André Tavares, curador da Trienal de Arquitetura de Lisboa, lançou no dia 3 de março, em Montreal, o livro «Uma Anatomia do Livro de Arquitetura», que examina os cruzamentos entre as culturas do livro e da arquitetura.
Arquitetura MONTREAL.doc
no
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020