Para quem tem seguido o debate político provincial, sem se deixar arrastar pelo seguidismo partidário, não pode deixar de considerar como afligentes as posições dos dois líderes da Oposição na Assembleia Nacional do Quebeque.
Ler artigo
Crónica
Saudade – um mistério sem mistério
Um grupo de estudantes de Arte e Arquitectura da Rhode Island School of Design, em Providence, regressou há dias de uma viagem a Portugal, planeada com os seus interesses em mente. Todos encantados e dispostos a regressar amanhã. Para rescaldo, convidaram-me a uma mesa-redonda onde fui bombardeado com perguntas, a primeira das quais, a inevitável: O que significa exactamente «saudade», termo ouvido tão insistentemente e referido como algo que ninguém não-português consegue apreender?
Ler artigo
Comunicado
Romaria
Informa-se toda a comunidade portuguesa da cidade de Montreal que as inscrições para a Romaria do dia 25 de março de 2016 – Sexta-feira Santa – já estão abertas. Para isso, é favor comunicarem com o Mestre dos Romeiros, Duarte Amaral, pelo telefone (450) 625-7053.
Ler artigo
Crónica
O poder absoluto!
Há duas profissões neste país e nesta região que devemos recomendar vivamente aos nossos filhos e netos: político e banqueiro.
Ler artigo
Crónica
Morre WALTER FERNANDO PIAZZA,
o Historiador de Santa Catarina
Santa Catarina está de luto. Despediu-se na última quarta-feira, 10 de fevereiro, do emérito Professor e Historiador Walter Fernando Piazza, a maior referência no estudo da História de Santa Catarina – «A ocupação do território», «Contributo do Povoamento Açoriano e Madeirense», «A Imigração do Século XIX», «A Cultura Catarinense e o seu Patrimônio», são alguns dos muitos temas a que se dedicou, ao longo de sua vida acadêmica, como professor e profundo pesquisador. Sem sombra de dúvida, um dos historiadores mais completos e que mais publicou sobre a História do Estado.
Ler artigo
Crónica
Campanha Eleitoral Americana
Hillary Clinton em linha reta para a Convenção e nomeação
A morte inesperada de Antonin Scalia, Juiz do Supremo Tribunal de Justiça, tornou-se subitamente um grande acontecimento político de suma importância. Acontecimento tão sério que, em menos de uma hora foi politizado pelo leader da maioria republicana do Senado, Mitch McConnell, de Kentucky, ao anunciar que «esta vaga não deveria ser preenchida antes de haver um novo Presidente». Há que ouvir o povo americano. Ao contrário desta declaração política apoiada automaticamente por todos os senadores e candidatos republicanos, o Presidente Obama tem a obrigação constitucional e o precedente histórico de nomear um candidato para preencher a vaga de um gigante da jurisprudência americana. A história americana mostra que, em 13 ocasiões – devido a morte, aposentação ou demissão – vagas do Supremo Tribunal foram preenchidas quer quando havia maiorias no Senado do mesmo partido quer da oposição. Sem dúvida Obama vai escolher alguém que os Republicanos razoáveis poderiam aprovar, mas razoabilidade não é uma qualidade do presente senado. Duvido que permitam uma votação. Triste. Muito se falou do homem, pai e jurista Antonin Scalia que entrou na história da jurisprudência americana como conservador, nativista, originalista, que apenas aceitou a Constituição como foi escrita há mais de 200 anos, sendo a única atualização possível uma emenda constitucional, processo dificílimo. É pena que a intenção do Senado seja somente humilhar o Presidente e quem for nomeado por ele para o Supremo Tribunal de Justiça. A política de obstrução está para continuar até ao fim.
Ler artigo
Comunidade
Grande perda para a nossa diáspora
Morreu Heitor de Sousa
O Presidente do Governo dos Açores manifestou «profundo pesar» pelo falecimento de Heitor Sousa, que considerou ser «um grande Açoriano que prestigiou a sua terra nos Estados Unidos da América, com um trabalho cívico e cultural de grande relevo».
Ler artigo
Comunidade
No Clube Portugal de Montreal
LusoPresse volta a Homenagear a Mulher da Comunidade
Redação – O LusoPresse organiza este ano o seu 16° Dia da Mulher. O formato, que tem vindo ao longo dos anos a beneficiar das mais diferentes formas, consta de uma nova vaga de homenagens a mais mulheres comunitárias, no seguimento do que aconteceu no ano passado, quando o LusoPresse, nos seus 15 anos de vida, quis honrar 15 das mulheres mais proeminentes da nossa comunidade.
Ler artigo
Crónica
A nova imagem da SATA
A SATA Internacional tocou a finados no passado fim de semana com o anúncio, nos EUA, da nova Azores Airlines e da vontade de disponibilizar mais 50 mil lugares para a rota de Bóston.
Ler artigo
Portugal
Escola de Arcos de Valdevez precisa do seu voto
A competição decorre em www.heroisdafruta.com'>www.heroisdafruta.com'>www.heroisdafruta.com'>www.heroisdafruta.com até 10 de março e vai eleger quatro «Hinos da Fruta» finalistas por região.
Ler artigo
Açores
Câmara de Lagoa...
Embeleza Largo Lionístico
Estão concluídos os trabalhos de ajardinamento e embelezamento do Espaço de Divulgação Lionística, na Urbanização do Pombal, da cidade de Lagoa. Um trabalho que a Câmara Municipal de Lagoa entregou a uma empresa especializada com o objetivo de melhorar e embelezar aquele espaço verde, localizado por detrás da Unidade de Saúde de Lagoa.
Ler artigo
Açores
Resultado líquido do Exercício do Novo Banco dos Açores
em 2015 foi de 3,9 milhões de euros
O Novo Banco dos Açores orgulha-se de poder regressar a Resultados positivos e de ver reforçados os indicadores que atestam a consolidação das suas posições enquanto Instituição Bancária.
O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo
ortográfico da língua portuguesa.
Todavia, estamos em fase de transição e durante algum
tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga
e a nova. Contamos com a compreensão dos
nossos leitores.