logo
rss  Vol. XX - Nº 345         Montreal, QC, Canadá - terça-feira, 25 de Fevereiro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Grande perda para a nossa diáspora

Morreu Heitor de Sousa

O Presidente do Governo dos Açores manifestou «profundo pesar» pelo falecimento de Heitor Sousa, que considerou ser «um grande Açoriano que prestigiou a sua terra nos Estados Unidos da América, com um trabalho cívico e cultural de grande relevo».

«O nome de Heitor Sousa ficará, indelevelmente, associado às Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, que se afirmaram, ao longo do tempo, como uma das maiores manifestações e celebrações de Açorianidade na Diáspora», salientou Vasco Cordeiro.

«A dimensão que Heitor Sousa atingiu na Diáspora Açoriana resulta, julgo não ser exagero dizê-lo, da sua devoção. Devoção ao Divino Espírito Santo, é certo, mas devoção não menos intensa aos seus Açores, terra sempre presente nas suas conversas e nas suas referências,» acrescentou.

Heitor Sousa, segundo o Presidente do Governo, deixa, assim, um «legado de promoção dos valores e das tradições açorianas na Diáspora», o qual foi, muito justamente, reconhecido pela Região Autónoma dos Açores com a atribuição, em 2013, da Insígnia Autonómica de Reconhecimento.

Heitor Miguel Medeiros Sousa nasceu em Rabo de Peixe a 8 de maio de 1938.

Entre as muitas funções de índole desportiva, cívica e política que desempenhou, destacam-se a fundação e coordenação das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra – celebração que reúne milhares de emigrantes açorianos de vários pontos do mundo –, e a criação e coordenação do Festival de Bandas de Música.

Além de ser Comendador da Ordem de Mérito e da Ordem do Infante D. Henrique, foi distinguido com a Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas e a Medalha da Câmara dos Representantes do Estado de Massachusetts.

Amigo nosso

É com pena que recebemos a notícia da morte deste Grande Senhor que foi Heitor de Sousa, pessoa com quem privamos algumas vezes, nomeadamente em deslocações aos Açores onde, juntos, fomos participar em conferências e/ou colóquios. Por outro lado, não raras vezes fomos contactados para dar algumas informações de cariz comunitário montrealense com vista a possíveis participações de grupos da comunidade nas Grandes Festas do Divino Espírito Santo, em Fall River, a maior manifestação religiosa fora dos Açores.

À Família enlutada endereçamos os nossos mais sentidos pêsames.

NA

Comunidade
O Presidente do Governo dos Açores manifestou «profundo pesar» pelo falecimento de Heitor Sousa, que considerou ser «um grande Açoriano que prestigiou a sua terra nos Estados Unidos da América, com um trabalho cívico e cultural de grande relevo».
Morreu Heitor de Sousa.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020