logo
rss  Vol. XX - Nº 344         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Atores boa DSC_2002

Um encontro com o destino

«As cenas filmadas com a família foram as mais divertidas», disse ao LusoPresse Ryan Scott, o ator que contracena com Jeanette Sousa no filme A date with Miss Fortune ou em português «Um encontro com o destino» que está em exibição no Cineplex Forum em Montreal esta semana. «Sim, porque são parecidos com os nossos jantares», acrescentou Jeanette Sousa. Embora seja ficção, o filme é inspirado numa realidade familiar ao casal:

Comunidade
Alexandra Mendes

Grupo Parlamentar de Amizade Canadá-Portugal...

Quer ajudar a resolver estatuto de emigrantes portugueses

Otava, Ontário – O Grupo Parlamentar de Amizade Canadá-Portugal vai trabalhar para tentar resolver o estatuto dos trabalhadores estrangeiros no Canadá sem estatuto da residência permanente, disse à Lusa fonte daquele grupo.

Cinema
untitled2

«Gelo» conquista novo festival nos Estados Unidos

«Gelo» continua a entusiasmar os programadores dos grandes festivais internacionais de cinema, contando agora com mais uma participação num festival americano.

Foi já selecionado para abrir a edição deste ano do FANTASPORTO e para integrar a sua competição principal. Foi também selecionado como um dos 15 filmes de todo o mundo que integrarão a principal competição do prestigiado CINEQUEST (a Official Narrative Feature Competition), nos Estados Unidos (votado pelos leitores dos USA Today – um dos três jornais com maior tiragem nos EUA, a par do New York Times e do The Wall Street Journal – como o festival de cinema #1 neste país e onde Luís Galvão Teles participou já por duas vezes, tendo ganho em 2007 o Prémio do Público com Elas).

Açores
Lagoa ROMEIROS Foto 1

Lagoa acolhe...

Símbolos identitários dos Romeiros

A Casa da Cultura Carlos César acolhe desde o dia 15 de fevereiro, a exposição itinerante «Símbolos Identitários dos Romeiros I – Bordões e Cevadeiras», numa iniciativa do Movimento de Romeiros de São Miguel (MRSM), que tem percorrido todos os concelhos da ilha de S. Miguel e que agora termina na Lagoa, numa parceria com a autarquia local.

Entrevista
Jose Luis Carneiro Secretario de Estado

José Luís Carneiro:

«A minha maior obrigação é a da proximidade às comunidades portuguesas»

Entrevista conduzida por Ana Grácio Pinto e José Manuel Duarte, jornal Mundo Português

Desporto
Carvalho Tony DRAGON

Dragon Force Montreal…

Com começo em força

A notícia já foi aqui dada na edição passada do LusoPresse. Porém, hoje vamos mais além ao apresentarmos o resultado da recente conversa que tivemos com Tony Carvalho, jovem empresário lusodescendente, estabelecido com sucesso no ramo do imobiliário.

Comunidade
Altar Santo Cristo DSC_2016

Em Santa Cruz -

Capela do Senhor Santo Cristo. Os 50 anos das Festas do Senhor Santo Cristo, em Montreal, estão aí – maio próximo. Vai daí, um grupo de paroquianos decidiu homenagear o Redentor dando-lhe uma nova Capela; porque a que serviu até aqui era muito exígua. Atarefados como os trabalhos estão os homens da firma Silva Couvreurs, como documentam as fotos aqui apresentadas, da responsabilidade do repórter fotográfico do nosso jornal.

Ler em PDF
Editorial

Editorial

Luta infrutífera

Lutar contra as mudanças tecnológicas é como lutar contra moinhos de vento. É esta a luta atual dos taxistas. Por mais simpatia que a sua causa nos mereça a verdade é que é uma causa perdida. É da mesma água com que se batiam os cocheiros das diligências contra os automóveis. Era a luta duma classe que durante séculos, de pai em filho, tinha transportado meio mundo e que, dum momento para o outro se viram sem ganha-pão, protelados pelo transporte motorizado.
Ler artigo
Crónica

Avila Business School

Se eu fosse proprietário de uma farmacêutica, não descansaria enquanto não contratasse o Dr. Sérgio Ávila para delegado de propaganda médica.
Ler artigo
Língua Portuguesa

Português ao raio X

Rubrica produzida em colaboração com a Coordenação do Ensino Português no Canadá/Camões, I.P.
Ler artigo
Crónica

Ainda as Primárias americanas de 2016

As primeiras eleições primárias dos dois partidos tiveram lugar no dia 9 de fevereiro no estado de New Hampshire.  Os resultados já correram mundo e aqui vão apenas alguns comentários pessoais. Donald Trump não surpreendeu ganhando folgadamente o primeiro lugar. John Kasich, governador de Ohio, foi surpresa grande terminando em segundo.
Ler artigo
Crónica

Um Pouco de História sobre a Índia...

– A chegada de Vasco da Gama e outros navegadores portugueses!

Quem escreveu «Assim falava Zaratustra» no cimo dos montes da Pérsia, senão Nietzsche? Teria Cristo se metido a caminho de Damas, rumo à Síria antes do São Paulo? Onde esteve Cristo entre a idade dos doze e os trinta anos? Será que isto terá a ver com a história do Novo Testamento? Mesmo se para muitos a religião e a história política dos reinos e das monarquias indianas não cabem no mesmo saco! Deixemos aqui esta questão e vamos interligar o título do texto e tratar da chegada dos nossos portugueses ao subcontinente indiano.
Ler artigo
Comunidade

Na Associação Portuguesa de Ste-Thérèse...

Assembleia-Geral Anual tumultuosa

A Assembleia-Geral Anual da Associação Portuguesa de Ste-Thérèse foi promovida, este ano, em dois tempos. O primeiro foi em janeiro. O segundo teve lugar no passado dia 7 de fevereiro, sempre na sala principal das suas instalações.
Ler artigo
Comunidade

No Ontário...

Diretora escolar lusodesdendente premiada

Uma emigrante portuguesa vai ser distinguida como uma das melhores diretoras de escolas no Canadá pelo seu «papel na melhoria» da avaliação dos alunos, sendo a maioria de origem portuguesa.
Ler artigo
Comunidades

Em Prince Rupert...

Comunidade portuguesa luta por manter tradições

A comunidade portuguesa de Prince Rupert, uma ilha no oeste do Canadá, luta por manter as tradições, apesar de estar fora dos grandes centros urbanos.
Ler artigo
Necrologia

Falecimento

Faleceu no passado dia 9 de fevereiro, o nosso compatriota Augusto da Ponte, pai de Fernanda Oliveira, mulher muito implicada na Comunidade Portuguesa local.
Ler artigo
Crónica

Depois de Iowa, a luta continua

As Primárias são eleições organizadas e fiscalizadas pelos partidos, não pelas autoridades locais e, por isso, em Iowa, as eleições republicanas e as democratas são diferentes uma da outra.
Ler artigo
Cultura

Festival Montréal en Lumière

Com fraca participação portuguesa

LusoPresse – A 17ª edição do Festival Montreal en Lumière começa precisamente hoje e vai até ao dia 5 de março. E como em todos os anos, este festival apresenta dois temas principais: a música e a gastronomia.
Ler artigo
Crónica

O orçamento carnavalesco

Estamos na época apropriada para as brincadeiras dos políticos, não fosse o caso de diversão mexer a sério com a vida de todos nós.
Ler artigo
Crónica

Oitavo debate Republicano

Este oitavo debate republicano foi o último antes da primeira eleição Primária em New Hampshire.
Ler artigo
Crónica

Quinto debate Democrata

A 4 de fevereiro realizou-se o primeiro dos debates adicionais que o Comité Nacional Democrata foi forçado a aceitar. Houve muitas queixas pelo lado democrata e muitas acusações por parte dos Republicanos de que os Democratas não estavam interessados em que o povo americano conhecesse os candidatos democratas. Os republicanos acusaram os democratas de o Comité Nacional estar simplesmente a proteger Hillary Clinton, o candidato do establishment democrata.
Ler artigo
Açores

Turismo europeu

Açores no «top 5»

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou que é um motivo de orgulho ver os Açores no «Top 5» dos melhores destinos da Europa, à frente de Paris, Milão, Bruxelas, Praga, Roma, Viena ou Madrid, frisando que esta distinção «reflete o que somos, mas também aquilo que temos feito».
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019