«Eu sou socialista e ia votar na Belém, mas tanto bateram nele que eu vou votar no homem». É com este excerto duma conversa ouvida entre duas mulheres numa paragem de autocarro de Lisboa que Helena Sacadura Cabral nos dá conta do estado de espírito em que se encontra o país nas vésperas das eleições presidenciais deste ano.
Ler artigo
Crónica
Um diário das ilhas de bruma
É costume (e eu pratiquei-o) abrir conversa, escrita ou oral, sobre o diário como género literário, referindo-se o seu pouco cultivo nas letras pátrias. Menciona-se inevitavelmente Vergílio Ferreira e Miguel Torga como exceções à regra. Mais recentemente, Saramago.
Ler artigo
Crónica
O olhar para além das fronteiras – reais e imaginárias
Se há uma literatura de língua portuguesa que nos fala directa
Ler artigo
Crónica
O quinto debate republicano
Muito aconteceu entre o quarto e o quinto debates republicanos. O topo da lista republicana teve sérias modificações. Ben Carson, que chegou a desafiar o primeiro lugar a Donald Trump, revelou-se confuso, senão incapaz de defender acontecimentos da sua vida por ele próprio escritos. Muito republicanamente, defendeu-se atacando os Média. Fez uma viagem ao Médio Oriente para demonstrar e desenvolver os seus conhecimentos de política externa. Parece nada ter conseguido. Cometeu erros graves afirmando, entre outras coisas, que um islâmico nunca poderia ser presidente dos Estados Unidos, o que está absolutamente -- quer se queira, quer não -- contra a Constituição Americana.
Ler artigo
Necrologia
Águeda da Costa Sousa Puga
Vai com Deus
Caros leitores, reza o ditado que: «Adeus diz-se a quem morre». Verdade seja dita, custa-me imenso acenar com o lenço branco, pela última vez, no sentido de dizer adeus a uma amiga do peito.
Ler artigo
Crónica
Os Açores e o gás natural
Os Estados Unidos estão-se a preparar para inundar os mercados mundiais com gás natural, a preços muito mais baixos do que a Rússia, que é o país que mais exporta para a Europa, através dos gasodutos Nord Stream, Yamal e Fraternidade.
Ler artigo
Comunidades
Burla na imigração
Portugueses estão preocupados no Canadá
Uma tentativa de burla relacionada com questões de imigração está a preocupar muitos portugueses no Canadá, disse hoje à agência Lusa uma funcionária de uma instituição de solidariedade social, em Toronto.
Ler artigo
Comunidades
Trabalhadores estrangeiros no Canadá
Reformas do programa são pouco atrativas - relatório
O Canadá corre o risco de perder a sua vantagem competitiva por causa das reformas no programa de imigração, revela um novo relatório divulgado pela Câmara de Comércio do Canadá.
Ler artigo
Crónica
Como se ganham eleições
O Governo Regional dos Açores disparou, neste começo de ano novo, um tiro de canhão para início da campanha eleitoral das regionais.
Ler artigo
Comunicado
COMUNICADO
Eleição do Presidente da República
O Consulado-Geral de Portugal em Montreal informa que a eleição do Presidente da República se realizará nos próximos dias 23 e 24 de janeiro de 2016.
Ler artigo
Portugal
Grupo canadiano Almonty compra Minas da Panasqueira
O grupo canadiano Almonty anunciou a aquisição das Minas da Panasqueira, exploração de volfrâmio com sede no concelho da Covilhã, que atualmente pertencia ao grupo japonês Sojitz.
Ler artigo
Canadá
Ataque no Burkina Faso
Seis quebequenses e um português entre as vítimas
Montreal – Pelos menos seis canadianos, todos do Quebeque, estão entre as vítimas mortais no ataque de um comando «jihadista», contra um hotel na capital do Burkina Faso, anunciou o primeiro-ministro, Justin Trudeau.
Ler artigo
Crónica
O conforto das empresas públicas
Este mandato do governo de Vasco Cordeiro fica marcado pelo forte endividamento do sector público empresarial regional.
Ler artigo
Poesia
Memórias da Chuva
Daniel Bastos, «Memórias da Chuva», in Terra.
Ler artigo
Açores
Com 99,1% de votos
Vasco Cordeiro reeleito presidente do PS/Açores
Ponta Delgada – Vasco Cordeiro, candidato único à liderança do PS/Açores, foi reeleito sábado passado para um segundo mandato, obtendo 99,1% dos votos.
O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo
ortográfico da língua portuguesa.
Todavia, estamos em fase de transição e durante algum
tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga
e a nova. Contamos com a compreensão dos
nossos leitores.