logo
rss  Vol. XX - Nº 342         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
lagoa  CHINESES 094

Uma dezena de lojas chinesas em São Miguel...

Os Chineses: a nova esperança para a economia dos Açores?

«Ni hao?» O proprietário Luo Hongren acolhe-me com cortesia no nº 97 da Rua Direita na cidade de Ribeira Grande. Trago-lhe uma caixa de Chá Gorreana. Depressa me apercebo que me enganei de loja – pensando que o proprietário era o amigo indicado por Margarida Mota da plantação do mesmo nome. Mas o contacto foi fácil. «Há várias lojas de Chineses aqui», explica-me o trintanário.

Destaque
Marco dos SANTOS dos-marcos

À procura de novos êxitos...

Marco assina pelo Sporting!

Marco dos Santos ainda está na casa das três dezenas de anos de vida, embora já seja pai de três filhos, mas já leva uma vida desportiva das mais palpitantes para um jovem homem da sua idade. Marco dos Santos é oriundo da nossa comunidade, por ter nascido em Montreal.

Desporto
biello

Na Major League Soccer

Temporada futebolística já mexe...

A nova temporada da Major League Soccer já está em movimento. Começou com as sessões de escolha de jogadores universitários, uma atividade interessante para os clubes e sobretudo para os jogadores escolhidos. Nesta primeira fase, dos cerca de 250 só quarenta tiveram o privilégio de terem clube para negociar contrato. Os restantes, ainda antes do início da bola saltitar no terreno – dia 6 de março próximo – terão mais oportunidades para se verem escolhidos. Mas atenção, que alguns vão ficar pelo caminho.

Comunidade
Miguel RebeloCapture

Grande perda para a Comunidade…

Morreu o pintor Miguel Rebelo

Sem que nada o fizesse prever, morreu no passado dia 2 de janeiro o pintor Miguel Rebelo. Pelos vistos, e segundo informação que nos chegou à redação através de pessoa amiga e que o conhecia muito bem, o seu falecimento deu-se por via de um derrame cerebral.

Comunidades
PIER 21

Presença portuguesa no Canadá...

Há mais de 500 anos e está registada no Museu Nacional da Imigração

O Museu Nacional da Imigração Canadiano do Pier 21, localizado em Halifax, no sudoeste do Canadá, está a destacar os mais de 500 anos da presença portuguesa no país.

Comunidade
Adelaide Livro MESA

Apresentação do livro...

Viagem do Pai Natal aos Açores

No passado dia 19 de dezembro, na Casa dos Açores, foi apresentado o livro da professora e escritora Ana Isabel Arruda Ferreira que se deslocou a Montreal para o efeito.

Desporto
Lloyd Messi 960x0

Prémio FIFA

Messi arrecada novo troféu

No passado dia 11 de janeiro, em Zurique, Suíça, a FIFA, em colaboração com a revista France Football, levou a efeito mais uma edição dos seus Prémios, que outorgam anualmente os títulos de Melhores Jogadores do Mundo.

Portugal
briddim_press1 (1)

Para apresentar o último trabalho, «Bubble Clocks»

B.RIDDIM no palco do TMG

No auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG) vai ser apresentado no próximo dia 29 de janeiro, pelas 21h30, o último trabalho de Luís Sequeira, conhecido no universo musical pelo nome artístico de B.Riddim.

Açores
Lagoa VISTA Foto

Câmara de Lagoa encerra ano de 2015...

Sem dívidas a fornecedores

O município da Lagoa encerrou o seu ano económico sem qualquer dívida a fornecedores.

Açores
Lagoa gente Convento dos Frades Foto

Convento dos Franciscanos...

Acolhe exposição de Tomaz Borba Vieira

O salão nobre do Convento dos Franciscanos irá acolher, a 30 de janeiro, mais uma exposição de pintura do artista Tomaz Borba Vieira, desta vez intitulada «Pernalta». A mostra, a inaugurar pelas 17h00, é organizada pela Câmara Municipal de Lagoa, através da Biblioteca da qual é patrono.

Ler em PDF
Editorial

Editorial

O suspenso sem surpresas

«Eu sou socialista e ia votar na Belém, mas tanto bateram nele que eu vou votar no homem». É com este excerto duma conversa ouvida entre duas mulheres numa paragem de autocarro de Lisboa que Helena Sacadura Cabral nos dá conta do estado de espírito em que se encontra o país nas vésperas das eleições presidenciais deste ano.
Ler artigo
Crónica

Um diário das ilhas de bruma

É costume (e eu pratiquei-o) abrir conversa, escrita ou oral, sobre o diário como género literário, referindo-se o seu pouco cultivo nas letras pátrias. Menciona-se inevitavelmente Vergílio Ferreira e Miguel Torga como exceções à regra. Mais recentemente, Saramago.
Ler artigo
Crónica

O olhar para além das fronteiras – reais e imaginárias

Se há uma literatura de língua portuguesa que nos fala directa
Ler artigo
Crónica

O quinto debate republicano

Muito aconteceu entre o quarto e o quinto debates republicanos. O topo da lista republicana teve sérias modificações. Ben Carson, que chegou a desafiar o primeiro lugar a Donald Trump, revelou-se confuso, senão incapaz de defender acontecimentos da sua vida por ele próprio escritos. Muito republicanamente, defendeu-se atacando os Média. Fez uma viagem ao Médio Oriente para demonstrar e desenvolver os seus conhecimentos de política externa. Parece nada ter conseguido. Cometeu erros graves afirmando, entre outras coisas, que um islâmico nunca poderia ser presidente dos Estados Unidos, o que está absolutamente -- quer se queira, quer não -- contra a Constituição Americana.
Ler artigo
Necrologia

Águeda da Costa Sousa Puga

Vai com Deus

Caros leitores, reza o ditado que: «Adeus diz-se a quem morre». Verdade seja dita, custa-me imenso acenar com o lenço branco, pela última vez, no sentido de dizer adeus a uma amiga do peito.
Ler artigo
Crónica

Os Açores e o gás natural

Os Estados Unidos estão-se a preparar para inundar os mercados mundiais com gás natural, a preços muito mais baixos do que a Rússia, que é o país que mais exporta para a Europa, através dos gasodutos Nord Stream, Yamal e Fraternidade.
Ler artigo
Comunidades

Burla na imigração

Portugueses estão preocupados no Canadá

Uma tentativa de burla relacionada com questões de imigração está a preocupar muitos portugueses no Canadá, disse hoje à agência Lusa uma funcionária de uma instituição de solidariedade social, em Toronto.
Ler artigo
Comunidades

Trabalhadores estrangeiros no Canadá

Reformas do programa são pouco atrativas - relatório

O Canadá corre o risco de perder a sua vantagem competitiva por causa das reformas no programa de imigração, revela um novo relatório divulgado pela Câmara de Comércio do Canadá.
Ler artigo
Crónica

Como se ganham eleições

O Governo Regional dos Açores disparou, neste começo de ano novo, um tiro de canhão para início da campanha eleitoral das regionais.
Ler artigo
Comunicado

COMUNICADO

Eleição do Presidente da República

O Consulado-Geral de Portugal em Montreal informa que a eleição do Presidente da República se realizará nos próximos dias 23 e 24 de janeiro de 2016.
Ler artigo
Portugal

Grupo canadiano Almonty compra Minas da Panasqueira

O grupo canadiano Almonty anunciou a aquisição das Minas da Panasqueira, exploração de volfrâmio com sede no concelho da Covilhã, que atualmente pertencia ao grupo japonês Sojitz.
Ler artigo
Canadá

Ataque no Burkina Faso

Seis quebequenses e um português entre as vítimas

Montreal – Pelos menos seis canadianos, todos do Quebeque, estão entre as vítimas mortais no ataque de um comando «jihadista», contra um hotel na capital do Burkina Faso, anunciou o primeiro-ministro, Justin Trudeau.
Ler artigo
Crónica

O conforto das empresas públicas

Este mandato do governo de Vasco Cordeiro fica marcado pelo forte endividamento do sector público empresarial regional.
Ler artigo
Poesia

Memórias da Chuva

Daniel Bastos, «Memórias da Chuva», in Terra.
Ler artigo
Açores

Com 99,1% de votos

Vasco Cordeiro reeleito presidente do PS/Açores

Ponta Delgada – Vasco Cordeiro, candidato único à liderança do PS/Açores, foi reeleito sábado passado para um segundo mandato, obtendo 99,1% dos votos.
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019