logo
rss  Vol. XIX - Nº 341         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Katia 1 portugueses DSC_0372

Festival Sefardita de Montreal

Katia Guerreiro, resplandecente

Em 1496 o rei D. Manuel I assinou um decreto que obrigava os judeus a converterem-se ao cristianismo ou a sair de Portugal. Um documento igual havia sido promulgado quatro anos antes em Espanha.

Entrevista
Katia entrevista DSC_0377

Katia Guerreiro...

A médica que virou fadista!

De passagem entre nós para participar no espetáculo «Trilogia Andaluza» no âmbito do Festival Sefardita de Montreal, o LusoPresse teve a oportunidade de se encontrar com a grande dama do fado, Katia Guerreiro, que muitos consideram como a lídima sucessora de Amália Rodrigues.

Comunidade Laval
Jean Rousselle TROIS deputes

Encontro de trabalho

Entre três deputados de Laval…

LusoPresse – Os deputados provinciais Jean Rousselle, de Vimont, e Jean Habel, de Sainte-Rose, mais o deputado federal Yves Robillard, do círculo eleitoral Marc-Aurèle-Fortin, decidiram encontrar-se numa primeira reunião de trabalho de forma a focalizar os interesses dos eleitores dos seus respetivos distritos. Os três deputados, não só trocaram experiências vividas, como tiveram em consideração outros assuntos de interesse para as comunidades que servem, pois um trabalho feito de conserto entre todos os atores tem naturalmente um alcance comunitário muito maior.

Música
SUZI SILVA Matt Eastwood photo

Confissões de uma artista:

Jazz em francês com alma portuguesa

Novembro, dia 27, de 2015 – O velho teatro de Saint-Jean-sur-Richelieu estava cheio! Sim, a curiosidade das pessoas não deixou que a chuva as guardasse em casa e vieram até ao teatro para ver, ouvir e descobrir um pouco mais sobre a pequena portuguesa que canta jazz em francês! Fiquei radiosa de ver uma plateia tão bonita e entusiasta.

Açores
graca castanho

Graça Borges Castanho dá por terminada a sua candidatura Presidencial devido à destruição de grande parte dos formulários de assinaturas.

Um forte revés obrigou ao cancelamento da candidatura da primeira mulher Açoriana à Presidência da República.

Comunidades
ABetterFuture - Landing Page PNG

Para mostrar integração...

Português em Toronto acolhe refugiados sírios

Toronto, Ontário – Uma das famílias de refugiados sírios no Canadá vai ser acolhida por um emigrante português em Toronto, que quer dar um exemplo de integração de estrangeiros no país.

Açores
Cartaz Apresentacao obra Jose Andrade

Na Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira

Sessão de apresentação da obra 1975: independência? – O «verão quente» nos Açores

É já no próximo dia 21 de dezembro, pelas 18h00, que o Dr. José Andrade apresentará na Biblioteca Municipal Tomaz Borba o segundo volume da trilogia política «Anos decisivos» intitulado 1975: independência? – O «verão quente» nos Açores. Na ocasião estarão presentes a presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Dr.ª Cristina Calisto Decq Mota, e o Dr. João Bosco Mota Amaral que irá apresentar o livro.

Comunidade
Humberta Criancas a bincar

«Saudade»

Uma história portuguesa entre avós e netas

«Vavó faz-me Malassadas»… assim e de uma forma simples e direta começa uma história de amor entre uma avó e uma neta. Uma história passada numa casa portuguesa na diáspora, onde as tradições gastronómicas constituem fortes elos de ligação intergeracional.

Açores
CHA GORREANA DSC_1623

LusoPresse nos Açores...

Chá Gorreana:

É quase um slogan, umas palavras repetidas muitas vezes em todos os guias turísticos: «a mais antiga fábrica de chá da Europa ainda em funcionamento». Mais ainda, o Chá Gorreana possui uma ligação histórica direta com os Chineses de Macau. Não foi preciso mais para que me dirigisse à Ribeira Grande para me encontrar com a família Mota.

Desporto
telechargement

Na MLS acabou a temporada…

E o Timbers levou a Taça!

A Major League Soccer, em janeiro, entra no seu 20° ano de existência. E o caminho percorrido é, para todos os efeitos, sensacional! De 10 equipas em 1996, ano do pontapé de saída, para as 20 atuais, só mesmo neste continente, onde tudo pode acontecer... como criar uma liga de futebol profissional a partir de praticamente nada.

Açores
OPTICA MINA

Concurso de Montras em Lagoa

Óptica Mina foi a vencedora

A montra da Óptica Mina foi a grande vencedora do concurso de Montras 2015 promovido, uma vez mais, pelo Núcleo de Empresários de Lagoa. Em segundo lugar ficou a montra da Óptica Ventura e em terceiro lugar a Padaria Gomes & Santos.

Desporto
CRISTIANOronaldo

Campeonato da Europa de Futebol 2016

Portugal defronta adversários considerados acessíveis

O Campeonato da Europa de Futebol 2016 disputa-se no verão (10 de junho a 10 de julho) em França. E o sorteio do torneio, que desta vez conta com 24 equipas, realizou-se sábado passado, com a grandiosa cerimónia a ter lugar na sala de Congressos de Paris. Os animadores principais foram os antigos jogadores Bixente Lizarazu, ex-jogador do Bayern de Munique e da Seleção Francesa, e Ruud Gullit, astro em tempos idos de equipas como o Ajax e o Milão e, bem entendido, da Seleção Holandesa. Dirigiu o sorteio Gianni Infantino, o suíço que se diz que vai candidatar-se a presidente da FIFA, em ato eleitoral previsto para fevereiro próximo.

Ler em PDF
Editorial

Editorial

Programa político ou show-business?

Depois que o novo primeiro-ministro, Justin Trudeau, foi eleito, um certo número dos seus detratores compraz-se em denegrir a sua imagem pública, considerando-a demasiado «people», demasiado show-off.
Ler artigo
Mensagem de Natal

Mensagem de Natal

Para os nossos leitores e anunciantes, assim como todos os colaboradores e suas famílias, o LusoPresse deseja os seus melhores votos de paz, saúde e boas festas.
Ler artigo
Crónica

O Futuro depende da Educação

A lição de Arnando Niskier em Florianópolis

«Educação é o maior desafio do Brasil do presente e do
Ler artigo
Natal

Conto de Natal

O Pequeno Abeto

O Pequeno Abeto crescia no meio de uma clareira na floresta. Era um abeto muito pequeno, mas não gostava de o ser.
Ler artigo
Crónica

Santa Catarina não é o Brasil – Marcelo Corrêa Petrelli

«Nosso Estado se mantém sólido e competitivo e cresce cada vez mais e melhor. Nossa geografia econômica, equilibrada e diversificada, com empresas liderando rankings globais, enfim, as peculiaridades catarinenses nos permitem enxergar Santa Catarina como um Estado descolado do resto do Brasil.» Marcelo Petrelli, Presidente executivo do Grupo RIC em Santa Catarina.
Ler artigo
Crónica

A geringonça regional

As contas da nossa Região estão transformadas numa autêntica geringonça.
Ler artigo
Crónica

Há boda na sanzala

É difícil acreditar que a autora destas linhas odeia ou detesta a terra que pisa. Bem pelo contrário, sempre me encantou a interculturalidade e a diversidade das coisas transformadas em valores do povo. As origens e os costumes interessam-me muito desde que haja boas relações de proximidade. Todos os povos têm a sua história através da qual podemos sair mais enriquecidos, interiormente, quando conseguimos aceitar as diferenças e partilhá-las com outros povos e até com as sociedades.
Ler artigo
Mensagem de Natal

Mensagem de Natal e de Ano Novo

Em meu nome e dos funcionários do Consulado-Geral de Portugal em Montreal quero desejar a todos os portugueses e lusodescendentes um Feliz Natal, em companhia da família e dos amigos, e um próspero Ano Novo.
Ler artigo
Comunicado

Consulado-Geral de Portugal

Cadernos Eleitorais – Eleição do Presidente da República

O Consulado-Geral de Portugal em Montreal informa que a eleição para a Presidência da República terá lugar nos próximos dias 23 e 24 de janeiro de 2016 (nos termos do artigo 12º da Lei 319-A/76, de 3 de maio, o escrutínio em causa decorre durante dois dias, nas secções de voto localizadas fora de Portugal).
Ler artigo
Literatura

Lançamento em Portugal do livro «Gérald Bloncourt

-O olhar de compromisso com os filhos dos Grandes Descobridores»

No passado dia 4 de dezembro foi lançado em Portugal o livro «Gérald Bloncourt – O olhar de compromisso com os filhos dos Grandes Descobridores».
Ler artigo
Anuncio

Centro de Ação Sócio-Comunitária de Montreal

Oferta de emprego

Posto: Diretor/Diretora-geral, posto permanente, a tempo inteiro.
Ler artigo
Literatura

Joaquim Eusébio

Azulejos e História

Em Louriçal, Pombal, existe um convento, o Convento do Santíssimo Sacramento, no qual se encontra uma igreja. Uma igreja singela por fora mas riquíssima por dentro. Riquíssima pelo seu revestimento de azulejos que tem merecido uma grande atenção de todos quantos visitam aquela igreja, mas particularmente de todos os grandes conhecedores da arte da azulejaria em Portugal.
Ler artigo
Natal

Tradições de Natal

Todos os anos as pessoas no mundo inteiro celebram o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro. Celebram esse dia de maneiras diferentes e várias tradições surgiram.
Ler artigo
Açores

Casa da Cultura da Lagoa

Acolhe sessões de educação política

A Casa da Cultura Carlos César irá acolher várias sessões de educação para a política e cidadania direcionadas ao público em geral, com especial destaque para alunos do ensino secundário.
Ler artigo
Açores

Em inédita iniciativa...

Cristina Calisto em atendimento de rua

A presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto Decq Mota, procedeu à última visita de rua do ano 2015. De um total de 14 saídas aos principais centros urbanos de todo o concelho, a última visita fez-se na Vila de Água de Pau, numa iniciativa que a autarca considerou «muito positiva, onde foi muito bem acolhida pela população, permitindo uma maior proximidade para com os lagoenses e, em particular, possibilitou uma real visão das suas necessidades, através das quais se verificou in loco um conjunto diverso de problemas e carências, algumas delas a precisarem de serem resolvidas de forma urgente e que, muitas vezes, não são comunicadas e desse modo não são do conhecimento público.»
Ler artigo
Mensagem de Natal

Mensagem de Natal do Presidente do Governo dos Açores

Estamos a festejar mais um Natal!

Um momento que, para muitos, é de festa no conforto dos seus lares e do afeto daqueles que lhes são próximos, mas que não nos deve fazer esquecer que, para muitos Açorianos, esta quadra ainda é ofuscada pelas vicissitudes que a vida, por vezes, nos traz.
Ler artigo
Crónica

O poço de ar da SATA

A SATA entrou, há muito tempo, num poço de ar profundo e o retomar da rota não depende apenas da pilotagem da sua administração.
Ler artigo
Crónica

Eduíno de Jesus

– A propósito de um colóquio sobre ele na Universidade do Minho

Na Universidade do Minho, tem lugar por estes dias um colóquio intitulado «Os Silos do Silêncio. Revisitando a Obra Poética de Eduíno de Jesus», organizado pela Professora Rosário Girão e com o a cooperação dos Estudantes de Licenciatura em Estudos Portugueses e Lusófonos, de Línguas Aplicadas, e de Línguas e Literaturas Europeias, bem como do Departamento de Estudos Românicos, do Instituto de Letras e Ciências Humanas e ainda da Casa dos Açores do Norte. Na impossibilidade de aceitar o convite para estar presente, enviei a mensagem que partilho com os eventuais leitores, por assim poder evocar publicamente a pessoa e a obra de uma das grandes figuras da cultura açoriana.
Ler artigo
Crónica

Sobre o animado segundo debate democrata

Hillary Clinton estava preparada para, neste segundo debate, mostrar que era a candidata mais preparada para ser Comandante-chefe dos Estados Unidos. No entanto, no dia a seguir aos horrorosos acontecimentos de Paris, encontrou forte e polida oposição dos últimos dois candidatos ainda na corrida: o Senador Bernie Sanders e o ex-Governador Martin O’Malley. O Senador Sanders começou por, delicadamente, responsabilizar o voto de Clinton, então Senadora, a favor da guerra do Iraque, que resultou no desenvolvimento do Estado Islâmico que acabava de aceitar responsabilidade pelo terror de Paris. O’Malley, por sua vez, apresentou um cenário muito escuro do Médio Oriente por causa da política do Presidente Barack Obama naquela região do mundo, quando a Senhora Clinton era Secretária de Estado. Síria, Líbia, Iraque e Afeganistão, tudo desastres completos devido à política de Clinton como Secretária de Estado. As respostas de Hillary Clinton não foram grandemente convincentes.
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019