logo
rss  Vol. XIX - Nº 341         Montreal, QC, Canadá - terça-feira, 26 de Maio de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Casa da Cultura da Lagoa

Acolhe sessões de educação política

A Casa da Cultura Carlos César irá acolher várias sessões de educação para a política e cidadania direcionadas ao público em geral, com especial destaque para alunos do ensino secundário.

Trata-se de uma iniciativa que visa despertar no público a consciência política e de cidadania, e contribuir para quebrar o afastamento dos jovens da vida política, combatendo a abstenção, atendendo que nas últimas Legislativas, nos Açores se assistiu a uma taxa de 58.8% na abstenção.

A inaugurar o projeto tivemos a presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto Decq Mota, que, no passado dia 15 de dezembro, às 10h30, realizou uma intervenção dedicada à importância do órgão público, dos serviços para a comunidade e dos desafios que um autarca enfrenta nos dias de hoje.

No dia 6 de janeiro, Rui Bettencourt, partindo do mote «Participação na vida política: uma questão de cidadania, uma questão de modernidade», irá explanar, sobretudo, sobre a pertinência do cidadão intervir nas medidas políticas.

No dia 11 de março, caberá ao reconhecido jornalista da RTP Açores, Rui Goulart, dinamizar a sessão dedicada ao jornalismo e à liberdade de expressão; mostrando como aquele deve estar ao serviço da democracia.

Este projeto acolherá outras intervenções, para além das três supra referidas. No entanto, são estas que marcam aquela que é a índole do projeto, procurando demonstrar que a Área da Educação e Cultura tende a contribuir também para uma aproximação da comunidade à vida política: quer elucidando sobre as funções de um político e do seu trabalho em prol da comunidade, quer focando a consciencialização do papel da própria comunidade na vida política, quer valorizando a informação que nos chega através dos meios de comunicação social.

De referir que, ao desenvolver um projeto desta natureza, a Casa da Cultura reforça a linha de pensamento que definiu o conceito de programação educativa e cultural da Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira. Se nesta, para além da promoção da leitura, procura-se fazer uma ponte com o nome do patrono, desenvolvendo-se um trabalho na área da educação pela arte, na Casa da Cultura Carlos César far-se-á o mesmo, realizando um trabalho de educação política que se crê inovador, para além de importante.

Açores
A Casa da Cultura Carlos César irá acolher várias sessões de educação para a política e cidadania direcionadas ao público em geral, com especial destaque para alunos do ensino secundário.
Casa da Cultura da Lagoa.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020