logo
rss  Vol. XIX - Nº 340         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Duarte Freitas 2 DSC_1941

Com mais acuidade?...

PSD – Açores vira-se para as Comunidades

LusoPresse – Os partidos políticos açorianos, e portugueses em geral, dão pouca importância à diáspora deste lado do Atlântico. Assistimos a visitas esporádicas de alguns dos seus elementos, principalmente quando há necessidade de fazer passar uma qualquer mensagem e é tudo. Neste aspeto até íamos tendo as visitas do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, que agora como simples deputado nos visitará com menos frequência, como é óbvio. Dos Açores, o representante das Comunidades vem muito poucas vezes e quando vem, «liga-se» apenas a metade da comunidade – estamos a falar daqui, no Quebeque.

Espetáculos
Moutinho Herder fadista DSC_1924

Pela prestação de Hélder Moutinho…

Galvanizadas 500 pessoas!

Hélder Moutinho, o fadista que já atuou em salas de espetáculo como o Lincoln Center, em Nova Iorque, o Chicago World Music, o Concertgebouw, em Amesterdão, o Palácio das Belas Artes, em Bruxelas, entre outros, subiu sexta-feira passada ao palco da Sala Óscar Peterson, da Universidade Concordia, para oferecer uma noite de fado como poucas vezes vimos. Nós e as cerca de 500 pessoas que lá estiveram. Entre essas 500 pessoas, muitas eram estrangeiras, na sua maioria admiradoras da nossa canção nacional.

Entrevista
Daniel de Sa 2

Uma conversa com o escritor Daniel de Sá

Nota: Em 2001 e 2002 mantive um programa semanal na RTP-Açores intitulado «Onésimo à conversa com…» com entrevistas a figuras açorianas e açorianófilas residentes tanto nos Açores como na diáspora. A série teve, a abrir, uma conversa com Daniel de Sá. Dionísio Sousa, amigo do escritor, está a preparar-lhe um livro de homenagem e decidiu incluir essa entrevista, que ele próprio se deu ao trabalho de transcrever na íntegra. É essa transcrição que aqui se publica, em segmentos por ser demasiado longa para sair numa única edição. Hoje apresentamos a terceira e última parte.

Espetáculos
KATIA Guerreiro lus Abitbol

Para atuar no Théâtre Outremont

Comunidade sefardita mandou vir Kátia Guerreiro

A comunidade sefardita unificada do Quebeque (CSUQ) oferece-nos um serão tricultural sem precedente, que incluirá uma magistral componente portuguesa com a participação da reputada fadista Kátia Guerreiro. A boa notícia foi-nos dada em pessoa por Sylvain Abitbol, presidente da CSUQ. A artista bem conhecida vai apresentar-se diante de um público de diversas origens no Théâtre Outremont, no sábado, dia 12 de dezembro. Uma festa Marrocos-Portugal-Espanha intitulada «Trilogia Andaluza».

Teatro
Mesquita teatro15 002

Imigrante do interior

Foi na Casa da Cultura do Plateau de Montreal apresentada recentemente uma peça teatral, da responsabilidade do Dynamo Théâtre com a colaboração de O Bando de Palmela, cujo tema anda à volta da pobreza e dos problemas sócio culturais e económicos da imigração.

Comunidade
Ferreira rua Peel

Na rua Peel...

Acabaram-se as obras!

LusoPresse – Depois de meses de obras e mais obras, que pareciam nunca mais terem fim, a rua Peel, com um grande suspiro de alívio para os seus comerciantes e outras pessoas que daquela rua fazem o seu modo de vida, foi reaberta ao trânsito, aos transeuntes, e aos clientes de lojas, bares, hotéis e restaurantes. Foram meses de quase desespero para todos, alguns deles, principalmente os comerciantes, que sofrerem na pele grande baixa no volume de negócios, que conduziu os espaços comerciais a uma crise nunca vista antes...

Comunidade
RITZ DSC_8114

Em cerimónia no Ritz-Carlton...

Confraria do Vinho do Porto e do Douro entroniza várias pessoas

LusoPresse – A Confraria do Vinho do Porto e do Douro, de passagem por Montreal pela segunda vez na sua história, organizou uma sessão de entronização de várias pessoas que fazem do negócio do vinho a sua vida ou, então, o seu hobbie.

Desporto
FINLAY CREW telechargement

Major League Soccer

Crew e Timbers na grande final

Com o campeão e o finalista da época passada, respetivamente, La Galaxy (Los Angeles) e Revolution (Bóston) há muito eliminados, os prognósticos viraram-se para a possibilidade de o máximo campeão sair do Nova Iorque Red Bull e do Dallas FC, precisamente as duas equipas que se classificaram em primeiro lugar das suas zonas, ambas com 60 pontos...

Internacional
A caminho do OURO capa do livro para facebook

«A Caminho do Ouro...»

A passagem de milhares de norte-americanos pela ilha de Santa Catarina em meados do século 19 é a trama tecida no livro «A Caminho do Ouro – a passagem de norte-americanos por Santa Catarina». Estes viajantes que por aqui passaram estavam em busca de ouro recém-descoberto na Califórnia. O meio mais fácil e bem conhecido de chegar até lá era por mar contornando a América do Sul com paragens obrigatórias para reabastecer de água, víveres e eventuais conserto dos navios.

Cinema
untitled1

Academia de Cinema divulga os nomeados para os Sophia Estudante 2016 numa noite cheia de emoções

A Academia Portuguesa de Cinema divulgou na passada sexta-feira, dia 20 de novembro, no CCB, em Lisboa, as quatro curtas-metragens candidatas aos Sophia Estudante 2016.

Açores
Lagoa NELAG natal concurso Foto 2

Dedicado ao Presépio na Lagoa

NELAG promove concurso de Montras

Numa organização do NELAG, a cidade de Lagoa irá acolher mais um concurso de montras, no próximo dia 8 de dezembro. No entanto, a edição deste ano conta com a novidade de centralizar-se na temática do Presépio.

Açores
vox cordis

Na Igreja do Colégio

Vox Cordis canta Vivaldi e Mozart

A Vox Cordis – Associação Musical, através do seu coro continua a sua viagem pela música e pelas pessoas, desta feita com mais um grande concerto na Igreja do Colégio, em Ponta Delgada, no passado sábado, dia 28.

Portugal
natalvalenca2015

Natal em Valença! 40 Dias com Chocolate, Duendelândia e Compras com Prémios

Fortaleza de Chocolate, Duendelândia, Compras com Prémios, Comboio de Natal e Festa dos Reis marcam a oferta natalícia e de reis de Valença que arranca em 1 de dezembro e prolonga-se até 9 de janeiro. Valença veste-se de tons, sons e sabores natalícios durante 40 dias, proporcionando uma oferta cheia de atrativos.

Ler em PDF
Editorial

Editorial

Guerra sem nome

Na história da Europa ninguém fica indiferente àquele período dramático que antagonizou dois grandes países europeus, a França e a Inglaterra, e a que se deu o nome da Guerra dos Cem Anos.
Ler artigo
Comunidade

Na vida do LusoPresse

Mais um marco

Com esta edição, o nosso jornal entra na casa dos seus 20 anos de vida. É verdade, festejamos agora os primeiros 19 anos de existência. Foi a 1 de dezembro de 1996 que este vosso jornal deu pela primeira vez à estampa.
Ler artigo
Crónica

O que António Costa promete para os Açores

Resumem-se a apenas duas páginas, entre 262, aquilo que António Costa e o seu governo prometem para os Açores.
Ler artigo
Crónica

Pedra de Toque

Ilha de Santa Catarina, Florianópolis

Gilberto Gerlach se dedica de corpo e alma na aventura de perquirir o passado de Florianópolis. O resultado acaba de sair: Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, dois volumes, setecentas e setenta e seis páginas ricamente ilustradas por quinhentas e cinquenta fotos, setenta e cinco pinturas e cento e dez desenhos, abraçando a Ilha desde fins do século XIX até a primeira metade do século XX.
Ler artigo
Crónica

Quão desastrosa vai a Terra…

Caros leitores, há tantos anos que tento escrever sobre o conflito armado em Angola – aquele País maravilha – onde passei uma parte da minha meninice e alguns anos de vida adulta. Nunca consegui… As lágrimas me afloram o rosto, queimam-me o coração que treme e parece querer sair da «caixinha vermelha e branca», do tórax, onde nasceu para viver, apesar da maldade do mundo. O conflito acima referido foi batizado ou designado por Guerra do Ultramar ou Guerra Colonial. .
Ler artigo
Crónica

Quarto Debate Republicano: alguma calma

O debate foi organizado pelo canal de Business, da Fox News. É forçoso compará-lo com o debate anterior: os moderadores deste foram muito melhores – bons profissionais que conseguiram alguma disciplina e até alguma ordem. As regras do Comité Nacional Republicano mudaram um pouco e assim só qualificaram oito candidatos para o debate principal (desceram Mike Huckabee e Chris Christy) e quatro para o debate secundário: George Pataki e Lindsey Graham foram eliminados. Esta eliminação apenas significa que não participam neste debate; continuam a participar na campanha até quererem e poderem. Se subirem o suficiente nas sondagens, poderão ser readmitidos aos debates no segundo ou no primeiro escalão.
Ler artigo
Comunidades

Empresária lusodescendente cria linhas de roupa para cães

Montreal – Uma empresária lusodescendente criou duas linhas de roupa para cães no Canadá e comercializa já os seus produtos para diversos mercados.
Ler artigo
Cultura

O fotógfrafo François Nadeau...

Publica as suas fotos favoritas sobre a China

Na continuação de três frutuosas viagens à China, François Nadeau publica um álbum dumas cinquenta páginas sobre este vasto país que o fascina. O fotógrafo montrealense foi convidado a participar em encontros prestigiosos de vários grandes nomes da sua arte para documentar os atrativos da capital. «Espero aí voltar com mais tempo e aprofundar as minhas pesquisas. Como fotógrafo fiquei apaixonado pela China», afirma o diplomado de Concordia que não se separa nunca do seu aparelho. O seu primeiro Kodak recebeu-o de presente quando tinha cinco anos.
Ler artigo
Literatura

Antologia:

De escritores da diáspora dos USA e Canadá

Foi recentemente editada nos EUA, pela Boavista Press, a antologia «Writers of the Portuguese Diaspora in the United States and Canada: Na Anthology».
Ler artigo
Comunicado

Atividades para a 3ª idade do CASCM

Informamos que a festa de Natal para as pessoas da 3ª idade terá lugar sexta-feira dia 11 de dezembro, no restaurante Estrela do Oceano. As pessoas que ao longo do ano participaram nas atividades do CASCM podem desde já inscrever-se neste almoço especial que encerra assim as atividades de 2015. Para inscrição ou mais informação, por favor telefonar para o CASCM: 514 842-8045.
Ler artigo
Cinema

Filme Portuguese Joe

O Museu do Pico promoveu na quinta-feira, dia 29 de outubro, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, a apresentação do filme Portuguese Joe.
Ler artigo
Açores

Lugar dos Remédios, na Lagoa

Com Campo de Férias já este Natal

A Câmara Municipal de Lagoa irá promover o projeto «Campo de Férias» dos dias 18 a 31 de dezembro, no lugar dos Remédios, entre as 08h30 e as 19h00. A ter lugar na sala polivalente da Associação Cultural e Recreativa dos Remédios, esta é uma iniciativa que se realiza com o intuito de proporcionar às crianças daquele lugar a possibilidade de passarem os dias da interrupção letiva de Natal num ambiente diferente e com diversas atividades.
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019