logo
rss  Vol. XIX - Nº 340         Montreal, QC, Canadá - terça-feira, 25 de Fevereiro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Filme Portuguese Joe

O Museu do Pico promoveu na quinta-feira, dia 29 de outubro, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, a apresentação do filme Portuguese Joe.

Trata-se de um documentário televisivo que narra a vida e as aventuras de um pioneiro, de origem picoense, da Calheta do Nesquim, José Silva – Joe Silrey, no Canadá. José Silva, o Portuguese Joe, nasceu no início do século XIX, nos anos 30/40. Com apenas 12 anos de idade «emigrou de salto» numa baleeira, onde trabalhou durante algum tempo.

Mais tarde, em 1860, quando chegou à costa da British Columbia, decidiu abandonar a baleeira e tentar a sua sorte na mineração de ouro. Joe Silvey foi um dos primeiros portugueses a chegar ao Canadá, e o primeiro europeu a casar com uma mulher nativa. Após o casamento fixou-se no atual Stanley Park. Nesse local estabeleceu um bar, construiu o seu próprio barco, o primeiro da zona, e foi pioneiro da pesca com rede de cerco na Costa Oeste. Depois de enviuvar casou novamente com uma nativa. Destas duas uniões nasceram onze filhos, resultando em centenas de descendentes.

A história de José Silva – Joe Silrey, uma das personagens mais vibrantes da Costa Oeste, foi também registada em livro pelo historiador Jean Barman, na obra The Remarkable Adventures of Portuguese Joe Silvey.

Este trabalho televisivo reúne um grande número de documentos históricos, fotografias e filmes, bem como reconstituições e entrevistas no Canadá e nos Açores.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt

Cinema
O Museu do Pico promoveu na quinta-feira, dia 29 de outubro, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, a apresentação do filme Portuguese Joe.
Filme Joe.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020