logo
rss  Vol. XIX - Nº 340         Montreal, QC, Canadá - quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Academia de Cinema divulga os nomeados para os Sophia Estudante 2016 numa noite cheia de emoções

A Academia Portuguesa de Cinema divulgou na passada sexta-feira, dia 20 de novembro, no CCB, em Lisboa, as quatro curtas-metragens candidatas aos Sophia Estudante 2016.

Numa cerimónia emotiva, apresentada pela atriz Teresa Tavares, que contou com uma larga presença de alunos e professores de escolas de cinema de todo o país, os filmes vencedores foram:

Ficção: «Palhaços» de Pedro Crispim

Experimental: «Afrodite» de Gonçalo Nobre de Almeida

Animação: «Ghiocel» de Mara Ungureanu

Documentário: «Terra Mãe» de Ricardo Couto

untitled1.JPG

Durante o evento o Presidente da Academia, Paulo Trancoso, salientou o interesse crescente que o cinema português tem vindo a despertar junto das camadas mais jovens, tendo referido que «se a Academia dignifica e premeia o cinema português que se faz em cada ano, ao instituir os Sophia Estudante, incentiva e reconhece o nosso cinema do futuro.»

Também Ricardo Couto, realizador do documentário vencedor, não escondeu o seu entusiasmo ao receber a distinção: «Todos os que estamos nesta sala sonhamos um dia com a liberdade de fazer cinema».

untitled2.JPG

A esta segunda edição dos Sophia Estudante concorreram sessenta e cinco filmes de quinze escolas de cinema, dos quais vinte e quatro de ficção, seis de animação, vinte e cinco documentários e dez da nova categoria experimental. Estes números representam um acréscimo de 41 por cento relativamente à edição do ano anterior.

Os filmes foram avaliados por um júri da qual fizeram parte José Carlos Oliveira (realizador e produtor), José Fidalgo (ator), Nuno Bernardo (produtor) e Teresa Tavares (atriz). Passarão agora ao crivo final dos membros da Academia para apurar o vencedor do Prémio Sophia Estudante que será divulgado na Gala Anual dos Prémios Sophia, no dia 13 de maio de 2016, no CCB.

Os troféus Sophia Estudante foram oferecidos pela Joalharia Anselmo 1910, parceira da Academia neste projeto, e têm exatamente metade do tamanho de um Sophia.

untitled3.JPG

Para aceder as fotografias do evento em alta resolução, gentilmente cedidas por José Pinto Ribeiro, fotógrafo oficial da Academia Portuguesa de Cinema, utilize o link

we.tl

Cinema
A Academia Portuguesa de Cinema divulgou na passada sexta-feira, dia 20 de novembro, no CCB, em Lisboa, as quatro curtas-metragens candidatas aos Sophia Estudante 2016.
Academia de cinema.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020