logo
rss  Vol. XIX - Nº 339         Montreal, QC, Canadá - quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Combatentes são notícia

A família «combatente» reuniu-se num jantar no clube seu anfitrião – Clube Portugal Montreal – no 7 de Novembro último, tendo comparecido várias dezenas de membros e respectivas esposas, numa agradável confraternização e na forma de honrar os que no passado serviram com zelo e dedicação as Forças Armadas Portuguesas nas três frentes da Guerra do Ultramar.

Foi com relevante agrado que esta iniciativa habitual do Núcleo do Quebeque da Liga dos Combatentes registou a importância do evento, através das manifestações de alegria e também de nostalgia dos participantes.

11 Novembro 15 006.JPG

O jantar, que contou com as honrosas presenças do Cônsul-Geral de Portugal Dr. José Guedes de Sousa e do Capelão do Núcleo, Reverendo Pe. Carlos José dos Santos teve início após pequena introdução do presidente em exercício Eng.º António Santiago, ele próprio antigo militar da Aeronáutica, seguido do Hino dos Combatentes, e decorreu alegremente com o impecável serviço da cozinha e assistência às mesas do pessoal do Clube. Nunca será de mais referir esta realidade. Impecáveis.

O LusoPresse esteve presente e regista aqui este apontamento.

Combatentes no 11 de Novembro

Nesta data em que se comemora a assinatura em 1918 do Armistício, que pôs fim à guerra mais cruel da era contemporânea, o Núcleo do Quebeque da Liga dos Combatentes depôs em Laval, junto ao Monumento dos Combatentes (Portugueses) existente no terreno da Missão Nossa Senhora de Fátima, uma coroa de flores, homenageando assim todos quantos se sacrificaram naqueles quatro anos de luta armada em condições desumanas.

Luta contra o jugo alemão, luta pela Liberdade e direito das populações a escolherem por si próprios os seus representantes e dirigentes. Luta pela Liberdade dos Povos.

Combatentes Sr Mesquita DSC_1729.JPG

Com a sempre amável colaboração do responsável pela Missão e capelão do Núcleo, Padre Carlos José, o grupo de combatentes presentes após a deposição da coroa passou ao interior, para uma simpática recepção, a que o LusoPresse teve o prazer de assistir.

O Núcleo do Quebeque da Liga dos Combatentes que teve na origem a Associação dos Antigos Combatentes Portugueses no Quebeque, criada para homenagem e confraternização dos combatentes do Ultramar, associa-se assim na abordagem das manifestações internacionais sobre o fim da Primeira Guerra Mundial.

A Associação Portuguesa de Laval festeja 40 anos

Combatentes cônsul DSC_1715.JPG

Festejou com brilho o seu 40º Aniversário a Associação Portuguesa Nossa Senhora de Fátima de Laval, dirigida de há tempos a esta parte pelo infatigável António Santos.

No domingo 8, depois do histórico lido pelo presidente, a Associação homenageou antigos dirigentes e 10 dos seus professores da Escola Portuguesa de Laval, que – alguns – há mais de 20 anos se esforçam com zelo e carolice, a transmitir valores portugueses aos jovens da sua área. De notar que 9 são mulheres e apenas um homem. Onde está a equidade?... Entre todos a Directora Olga Raposo e Maria do Carmo Raposo (nenhum grau de parentesco). A cada uma delas e ao único professor masculino (Raul Mesquita), foi remetido um troféu acompanhado de um diploma de agradecimentos. Este convívio teve como convidados especiais personalidades da vida portuguesa e quebequense, entre os quais destacamos o Cônsul-Geral de Portugal, Dr. José Guedes de Sousa, a ainda Conselheira para a Comunidade Tina Santos Vieira e marido, Dr. Arlindo Vieira e os deputados provinciais Guy Ouellette e Jean Habel.

O beberete realizou-se numa conhecida sala de recepções de Laval e decorreu com alegre disposição.

Melo e Castro

Comunidade
A família «combatente» reuniu-se num jantar no clube seu anfitrião – Clube Portugal Montreal – no 7 de Novembro último, tendo comparecido várias dezenas de membros e respectivas esposas, numa agradável confraternização e na forma de honrar os que no passado serviram com zelo e dedicação as Forças Armadas Portuguesas nas três frentes da Guerra do Ultramar.
Combatentes sao noticia.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020