logo
rss  Vol. XIX - Nº 339         Montreal, QC, Canadá - sábado, 28 de Março de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Alexandra Mendes...

Está de volta a Otava

Jules Nadeau

Por Jules Nadeau

Otava - Rodeada pela família e partidários entusiastas, madame Alexandra Mendes foi empossada como deputada, quando de uma cerimónia ao mesmo tempo solene e calorosa. Um regresso vitorioso ao seio do parlamento canadiano após alguns anos de espera. «Estou muito emocionada e orgulhosa, sobretudo que tivemos uma bela campanha. Foi glorioso chegar a 19 de outubro com um governo maioritário. Um reconforto para os quatro anos e meio de trabalho e de sacrifícios. Uma grande recompensa», declarou a deputada de Brossard-Saint-Lambert ao repórter do LusoPresse.

Alexandra GRUPO GRANDE DSC_0283.JPG

«Justin Trudeau fez uma campanha extraordinariamente positiva. Ele tentou dizer sempre o que podemos fazer em vez de desdenhar dos outros. Deu aos Canadianos uma visão de esperança do que podemos fazer a mais, o que foi entusiasmante», continuou a dama de origem portuguesa. Ao querer saber quais são os dossiês prioritários para os liberais da Margem Sul, a resposta foi clara e simples. Segundo as promessas da sua formação: uma nova ponte Champlain sem portagem, assim como o investimento nas infraestruturas a fim de que as cidades recuperem depois de estarem atrasadas desde há tantos anos.

Após as formalidades severas da segurança, assim como uma curta visita da Câmara dos Comuns e da impressionante biblioteca do Parlamento, os partidários de Alexandra Mendes dirigiram-se para uma sala histórica com as cores das províncias canadianas, para a curta cerimónia de tomada de posse. Muito feliz, a vedeta do dia distribuía beijos em partes iguais às pessoas da família, aos membros da sua equipa de circunscrição e aos amigos de diferentes origens. Cerimónia muito mais convivial que solene, apesar do decoro governamental.

Alexandra FAMILIA DSC_0291.JPG
Alexandra Mendes está rodeada da mãe, marido, filha, neto e genro.
Foto  - LusoPresse

O ex-deputado e ex-ministro liberal Jacques Saada fez-nos este comentário: «Conheço-a bem. Trabalhámos muito tempo juntos. Estou muito orgulhoso porque, para mim, Alexandra é verdadeiramente o símbolo do que deve ser um deputado. Generosa, de uma grande integridade, uma pessoa que sabe sempre usar de humanismo no exame dos seus dossiês… Partilhámos esta herança de ter imigrado para aqui e de ter tido a nossa oportunidade no Canadá», declarou o homem político que exerceu o seu mandato neste mesmo sítio.

O embaixador de Portugal em Otava fazia parte do grupo de Luso-Canadianos vindos à cerimónia. «Estou muito orgulhoso. Temos dois deputados de origem portuguesa, Alexandra Mendes no Quebeque e Peter Fonseca no Ontário. Segundo a dinâmica multicultural do país, é normal que a comunidade portuguesa seja assim representada ao nível federal. As relações entre os nossos dois países vão decerto aproveitar», afirmou o senhor José Fernando Moreira da Cunha.

Alexandra JURAMENTO DSC_0254.JPG
O solene momento do juramento.
Foto  - LusoPresse

Originário de Maurice, presente com a esposa e a filha, Michel Wong é uma pessoa imprescindível na organização liberal de Brossard. O presidente da circunscrição saboreia a vitória de toda a sua equipa: «É uma alegria imensa para mim voltar hoje a Otava. Também estive presente à tomada de posse de Alexandra a primeira vez em 2008. Alegrias reencontradas e tanto esperadas. Estou realmente feliz.»

João Novo e Alexandre Mendes são os felizes avós dum menino sossegado que atraiu os olhares simpáticos de todos. Os pais dele, naturalmente, também faziam parte da festa. A mãe de Alexandra exprimiu-se assim: «Estou muito orgulhosa da minha filha que chegou a esta honra de servir o Canadá pela segunda vez. O Quebeque também, visto que sempre viveu no Quebeque», acrescentando que «mais nova a filha nunca tinha manifestado interesse por um tal posto. Mas, mais tarde, na Maison internationale de la Culture e, sobretudo em contacto com o deputado Jacques Saada, Alexandra tomou o gosto da política», concluiu a decana de quatro gerações.

Política Canadiana
Rodeada pela família e partidários entusiastas, madame Alexandra Mendes foi empossada como deputada, quando de uma cerimónia ao mesmo tempo solene e calorosa. Um regresso vitorioso ao seio do parlamento canadiano após alguns anos de espera. «Estou muito emocionada e orgulhosa, sobretudo que tivemos uma bela campanha. Foi glorioso chegar a 19 de outubro com um governo maioritário. Um reconforto para os quatro anos e meio de trabalho e de sacrifícios. Uma grande recompensa», declarou a deputada de Brossard-Saint-Lambert ao repórter do LusoPresse.
Alexandra Mendes.doc
no
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020