logo
rss  Vol. XIX - Nº 338         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Trudeau justin ACTO

Para já...

Justin Trudeau cumpre promessa

O novo governo acaba de ser formado. E Justin Trudeau, como prometeu no decorrer da campanha eleitoral, cumpriu várias promessas de uma assentada, desde a escolha dum Conselho de Ministros pequeno em número, que não em função das competências, à paridade entre homens e mulheres, passando por uma boa dose de ministros oriundos das Comunidades Étnicas e acabando no recrutamento de dois elementos das Nações Aborígenes...

Espetáculos
Mariza

No Théâtre Maisonneuve

Mariza deslumbra!

Foi a terceira ou a quarta vez que assistimos a um espetáculo de Mariza, a maior e melhor voz do Fado de Portugal dos tempos modernos. E se das outras vezes ficamos impressionados desta, sem dúvida, ainda o ficamos mais!

Eleições
Trudeau justin CAFE

Eleições no Canadá trouxeram…

O regresso da Trudeaumania

Montreal, Quebeque – As eleições de domingo passado, no Canadá, ditaram a vitória do Partido Liberal Federal, cujo líder é Justin Trudeau, filho mais velho do grande estadista canadiano que foi Pierre Elliot-Trudeau, já falecido.

Música
MARIZA DSC_6364final1

O Fantástico MUNDO de Marisa

Caros leitores, o fantástico Mundo de Mariza, no momento, girava em Carolina do Norte, de onde falou para o LusoPresse. Depois de um interregno de 5 anos, Marisa volta às canções e ao fado que a leva ao mundo: na voz, na alma e no coração. E diz-nos Mariza: «Fiz uma pausa na minha carreira para me dedicar à família e esquecer por uns tempos as digressões e os espetáculos, agora volto com o meu novo disco, Mundo».

Açores
Novo Banco DSC_0004

Novo Banco dos Açores no terceiro trimestre

Resultado Líquido foi 4,6 Milhões de euros

O Resultado Líquido do terceiro trimestre de 2015 do Novo Banco dos Açores foi de 4,6 milhões de euros positivos, o que compara com 2,5 milhões de euros negativos obtidos no mesmo período de 2014.

Comunidade
HELENA assina livro DSC_1643

No início de 2016…

Portus Calle passa a Portus 360° e muda-se para o centro da cidade

Depois do «100 Receitas Portuguesas», edição Transcontinental, agora foi a vez do lançamento do livro «A cozinha da Helena», da responsabilidade da Les Éditions de l’Homme, uma divisão de Québecor Média. E para local de lançamento deste novo livro foi escolhido o último andar do antigo Hotel Delta, em pleno coração de Montreal, que até há pouco tempo dava pelo nome de Restaurant Tour de Ville, relacionado, está bem de ver, com o facto do restaurante estar sediado no último andar do prédio e que, caso único em Montreal, gira à volta da cidade. Diz-me que demora uma hora para dar a volta completa...

Desporto
Joey Saputo DSC_0855

Major League Soccer

O momento das grandes decisões

Com o Campeonato da Major League Soccer terminado, que deu como vencedor da prova o Nova Iorque Red Bull, apesar de ter ficado com o Dallas FC à perna, isto é, com os mesmos pontos (60), as grandes decisões nesta liga só agora estão no auge, com a disputa das eliminatórias e que, por sua vez, levam o seu vencedor final à conquista da Taça MLS, o mais importante troféu que se disputa anualmente pelas atuais 20 equipas que formam o pelotão da Major League Soccer.

Açores
Lagoa Municipio saudavel Foto 2

Na Lagoa

Assinalada a rede dos Municípios Saudáveis

A Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto Decq Mota, hasteou, a semana passada, a bandeira comemorativa do 18º aniversário da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, no edifício Paços do Concelho.

Açores
SATA logo

SATA Internacional...

Entra em novo ciclo e oficializa a sua nova denominação Azores Airlines

A Azores Airlines acaba de oficializar a nova denominação e imagem com a apresentação, em Manchester, do primeiro avião A330 a operar nas rotas interatlânticas.

Açores
SATA logo

SATA sublinha segurança...

E desvaloriza polémica

A SATA Internacional, no âmbito da polémica levantada por um comandante, que indicou que os aviões da companhia A310 estão «completamente obsoletos», pondo em causa, inicialmente, a segurança e depois retificando para a falta de conforto, solicitou à Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) uma auditoria, para que não subsistissem dúvidas sobre a segurança da sua operação.

Ler em PDF
Editorial

Editorial

Novo Governo

O novo governo canadiano dirigido por Justin Trudeau acaba de ser empossado. Finda a cerimónia da apresentação dos ministros, seguiu-se um encontro com a imprensa nos jardins do Governador-Geral do Canadá que estiveram abertos ao público, no qual ele reiterou as suas promessas eleitorais e o desejo de criar um governo mais próximo dos cidadãos, transparente e responsável.
Ler artigo
Crónica

Um halloween português

O polémico 20º Governo Constitucional tomou posse em vésperas do Halloween.
Ler artigo
Crónica

Debate Democrata – Zaragata Republicana

Quase uma semana depois do primeiro debate do Partido Democrata, não é possível tentar uma ligeira análise sem ter que comparar com a zaragata dos dois debates do Partido Republicano. A diferença no comportamento e apresentação dos vários intervenientes dos dois partidos é enorme. Nos debates republicanos, quase se insultaram, chegando a verdadeiras ofensas à aparência física das pessoas. No debate democrata, todos se portaram como adultos numa discussão civil e civilizada.
Ler artigo
Crónica

Do Canadá: de vez em quando em notas breves

Há poucos dias li no Correio dos Açores, se não estou em erro, que fora nomeada uma comissão encarregada de modificar os programas escolares do 2º e 3º ciclos, com vista a dar maior desenvolvimento ao ensino da Geografia, da História e da Cultura dos Açores. Considero esta medida muito acertada, louvável mesmo.
Ler artigo
Livros

Coordenação do Ensino no Canadá

Mais livros para Montreal

LusoPresse – Ana Paula Ribeiro, coordenadora do Ensino Português no Canadá, esteve de passagem por Montreal há cerca de um mês. O objetivo da sua visita prendeu-se com a entrega de livros às escolas das zonas de Montreal e Laval. No primeiro caso, para a Escola de Santa Cruz. No segundo, foi beneficiada a Escola da Missão de Nossa Senhora de Fátima de Laval. Havia ainda, como novidade, um «bloco» para ser entregue à Associação Portuguesa de Sainte-Thérèse, o que pensamos ter acontecido pela primeira vez.
Ler artigo
Artes

Na Universidade de Montreal

Sinais sobejantes do passado foram tema de palestra

Vivemos um tempo em que através de palestras realizadas por especialistas em Arte, recordamos a existência de um património artístico urbano onde se cruzam a azulejaria portuguesa, a pintura ou a gravura, aliadas a estilos arquitectónicos que perduram nos tempos.
Ler artigo
Literatura

No Paolo’s Café

Café com Letras V

Os amantes da cultura lusófona terão novamente um encontro literário no próximo dia 21 de novembro, em Montreal. Na sua quinta edição, o Café com Letras receberá a visita dos escritores de Toronto: Aida Jordão, António Marques, Emanuel Melo e Irene Marques para compartilharem um pouco de sua obra. Esses quatro ótimos escritores estão presentes na antologia Memória de 2014, a primeira publicação dedicada a escritores Luso-Canadianos. Além de lerem os seus textos, o grupo de Toronto ficará disponível para uma conversa com os escritores do Café com Letras e o público em geral.
Ler artigo
Comunidade

No Benfica de Montreal

Arraial Minhoto

O Grupo Cultural Cana Verde organiza um Arraial Minhoto no sábado, dia 7 de novembro, a partir das 19h00, nas instalações do Sport Montreal Benfica, situado no 100, rua Bernard oeste. Haverá cantorias e concertinas com a participação do Grupo Folclórico Português de Montreal-Santa Cruz, com a Rusga do Coração do Minho e com o Grupo Cultural Cana Verde. Venha dançar e cantar connosco na pura tradição das rusgas! Entrada 5$ (inclui uma bebida ou um caldo verde; bilhetes disponíveis à entrada). Haverá tasquinhas e também o sorteio de uma camisola da seleção nacional! Não falte! Para mais informações ligue para o 514-943-0632.
Ler artigo
Artes

e Jean-Michel Correia expõem em «branco»

O gravurista montrealense Wah Wing CHAN expõe durante um mês obras onde «o branco adota um papel predominante», no salão do espaço cultural de Alfred Dallaire. Ao todo, são sete artistas que expõem quadros saídos de uma reflexão sobre o branco. A inauguração da exposição na semana passada foi a ocasião de conhecer ou de retomar contacto com pessoas de Macau e de Portugal, no local do Boulevard Saint-Laurent.
Ler artigo
Portugal

Lista dos ministros

XX Governo constitucional

O XX Governo Constitucional, que tem como primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e como vice-primeiro-ministro Paulo Portas, tem a seguinte constituição:
Ler artigo
Comunidade

Douro Boys, no Ferreira Café

Em promoção dos vinhos do Douro

No passado dia 14 de outubro, no Ferreira Café, da rua Peel em Montreal, teve lugar um jantar-degustação de vinhos que contou com a presença de cinco produtores vinícolas da região do Douro.
Ler artigo
Comunidade

CARMINHO, a nova estrela do Fado em Montreal

Teatro Outrement, 13 de novembro de 2015 às 20h

Nasceu banhada e é considerada no meio artístico do Fado a maior revelação da última década.
Ler artigo
Necrologia

Falecimento

Leonardo Lúcio Soares

Leonardo Lúcio Soares faleceu no passado sábado, dia 28 de outubro, com a veneranda idade de 94 anos (1921 – 2015). Natural de Lagoa (Açores) e no Canadá desde os anos sessenta, Leonardo Lúcio Soares era viúvo de Maria Luísa Oliveira – falecida em 1996 – e pai de seis filhos, Luís (Fátima), Hermínia (Manuel), Rosa (Messias), Luísa (Artur Sousa, já falecido), Leonardo (Ângela) e José (Giovanna). Destas uniões, Leonardo Lúcio Soares tinha doze netos, José Manuel, Artur, Victor, Messias, Luís, Leonardo, Michael Anthony, Alexander, Diandra, Zachary, Reyanna, e Nancy Joanne, igualmente falecida. Phylisia, Lukas, Caiden e Cárter eram, por sua vez, os seus quatro bisnetos.
Ler artigo
Crónica

As contas obsoletas dos dois ferries

O governo regional parece apostado em bater com a cabeça na parede nesta teimosia de mandar construir dois ferries com capacidade para 650 passageiros e 150 viaturas, no valor de 85 milhões de euros.
Ler artigo
Açores

Casas dos Açores...

Em Torneio de Futsal em 2016

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas anunciou, no Brasil, que será realizado em 2016, no Rio de Janeiro, o primeiro Torneio de Futsal das Casas dos Açores da América do Sul.
Ler artigo
Cinema

«Cinzento e Negro» de Luís Filipe Rocha

Marca presença na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

«Cinzento e Negro», filme realizado por Luís Filipe Rocha e produzido pela Fado Filmes de Luís Galvão Teles terá a sua antestreia na 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no Brasil, país co-produtor do filme, que decorre de 22 de outubro a 4 de novembro. O filme será estreado no princípio do próximo ano em simultâneo com a estreia em Portugal.
Ler artigo
Internacional

Criação de novo serviço

A Agence France-Presse, por meio de sua filial AFP-Services, e a EUROVISION anunciam a criação do MyWorldReporter, novo serviço que oferecerá a emissoras de televisão do mundo todo acesso instantâneo a uma rede mundial de repórteres fotográficos e cinematográficos.
Ler artigo
Açores

Cultura do Chá

O vencer de «todas as crises»

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou, na Lagoa, em S. Miguel, que a introdução da cultura do chá nos Açores, o seu desenvolvimento e persistência testemunham a «capacidade dos Açorianos de resistirem, enfrentarem e vencerem todas as crises».
Ler artigo
Açores

Curso para dirigentes da Diáspora

Destacado sucesso

O Diretor Regional das Comunidades salientou a semana passada, em Angra do Heroísmo, o «sucesso» da primeira edição do Curso para Dirigentes Comunitários da Diáspora Açoriana, considerando que esta iniciativa «cumpriu integralmente os seus objetivos», contribuindo para «uma melhor preparação dos representantes açorianos, com vista à divulgação dos Açores de hoje e das suas diversas potencialidades».
Ler artigo
Açores

Instituições da Diáspora

Parceiras estratégicas do governo

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas salientou a semana passada, em Ponta Delgada, que «as Casas dos Açores e outras instituições da Diáspora Açoriana são parceiras estratégicas do Governo no âmbito de iniciativas para o desenvolvimento da economia dos Açores».
Ler artigo
Crónica

Uma conversa com o escritor Daniel de Sá

Nota: Em 2001e 2002 mantive um programa semanal na RTP-Açores intitulado «Onésimo à conversa com…» com entrevistas a figuras açorianas e açorianófilas residentes tanto nos Açores como na diáspora. A série teve, a abrir, uma conversa com Daniel de Sá. Dionísio Sousa, amigo do escritor, está a preparar-lhe um livro de homenagem e decidiu incluir essa entrevista, que ele próprio se deu ao trabalho de transcrever na íntegra. É essa transcrição que aqui se publica a partir de hoje, em segmentos por ser demasiado longa para sair numa única edição.
Ler artigo
Crónica

O novo donatário das ilhas

Nos longínquos anos de 1800 os Açores tiveram um modelo de governação por províncias (Província Ocidental dos Açores e Província Oriental dos Açores), em que eram designados os Prefeitos e os Sub-Prefeitos para a regência de cada uma delas, o que em linguagem contemporânea se chamaria os caciques políticos do burgo açórico.
Ler artigo
Poesia

A velha armadura de Dom Quixote de La Mancha

Daniel Bastos, «A velha armadura de Dom Quixote de La Mancha», in Terra.
Ler artigo
Portugal

Cento e dez mil portugueses emigraram em 2014...

Portugal é, «de novo, país de emigração»

Lisboa – Cerca de 110 mil portugueses emigraram em 2014, tal como no ano anterior, revela o Relatório da Emigração elaborado pelo Governo, segundo o qual Portugal é «sobretudo, de novo, um país de emigração».
Ler artigo
Comunidade

Sistema educativo

O «melhor baluarte» da defesa dos falares açorianos

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou, na Horta, que o sistema educativo «é talvez o melhor baluarte» da defesa da genuinidade dos falares açorianos.
Ler artigo
Portugal

Para produzir 13 episódios

Equipa televisiva canadiana em Portugal

Porto – Uma equipa de televisão do Canadá está no Norte de Portugal para produzir uma série denominada «99 Things to do in Portugal» (99 coisas para fazer em Portugal)», informou a Associação de Turismo do Porto.
Ler artigo
Crónica

Vai começar a campanha para novas eleições

Há duas coisas que me parecem praticamente certas como resultado das eleições de 4 de outubro: vamos ter novo ato eleitoral a meio do próximo ano, marcado desta vez por Marcelo Rebelo de Sousa, e António Costa está morto politicamente, seja qual for o desfecho das suas insistentes negociações à direita ou à esquerda.
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019