logo
rss  Vol. XIX - Nº 338         Montreal, QC, Canadá - quinta-feira, 28 de Maio de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Major League Soccer

O momento das grandes decisões

Norberto Aguiar

Por Norberto Aguiar

Com o Campeonato da Major League Soccer terminado, que deu como vencedor da prova o Nova Iorque Red Bull, apesar de ter ficado com o Dallas FC à perna, isto é, com os mesmos pontos (60), as grandes decisões nesta liga só agora estão no auge, com a disputa das eliminatórias e que, por sua vez, levam o seu vencedor final à conquista da Taça MLS, o mais importante troféu que se disputa anualmente pelas atuais 20 equipas que formam o pelotão da Major League Soccer.

Com duas zonas definidas, a Este e a Oeste, cada uma com 10 equipas, onde há um campeão por série no final do Campeonato, a MLS favorece a fase de fim de ano, ou de época, como se queira, ao dar ênfase ao mini-campeonato que agora se formaliza e para onde se classificam seis equipas por zona.

Joey Saputo DSC_0855.JPG
Joey Saputo, presidente do Impacto, neste momento é um homem feliz com o bom desempenho do seu grupo.
Foto  - LusoPresse

É assim que temos, na zona Este e por ordem da respetiva tabela classificativa, o Nova Iorque Red Bull, o Columbus Crew, o Impacto de Montreal, o DC United, o Revolution da Nova Inglaterra e o Toronto FC. Já na zona Oeste, os apurados foram, igualmente de cima para baixo, o Dallas FC, o Whitecaps de Vancouver, o Timbers de Portland, o Sounders de Seattle, o La Galaxy de Los Angeles (campeão em 2014), e o Sporting de Kansas City. Importante é o facto das duas equipas de topo de cada série, a saber, o Nova Iorque Red Bull e o Columbus Crew; e o Dallas FC e Whitecaps de Vancouver ficarem isentas da disputa da primeira eliminatória, um privilégio assegurado pelo mérito classificatório...

Assim sendo, a disputa do mini-campeonato, chamemos-lhe assim, começou com os jogos Impacto x Toronto FC, terceiro contra sexto, e DC United x Revolution, no embate quarto contra quinto, na zona Este. Na zona Oeste, os acasalamentos foram Timbers x Sporting, correspondente ao terceiro contra o sexto, e Sounders contra o La Galaxy, respetivamente, o quarto contra o quinto. As equipas melhor classificadas tiveram o privilégio de jogar em casa, num único embate.

Vejamos os resultados da primeira eliminatória.

Impacto x Toronto FC, 3-0

DC United x Revolution, 2-1

Timbers x Sporting, 1-1, 2-2 após prolongamento e 7-6 através da marca das grandes penalidades.

Sounders x La Galaxy, 3-2

Num rápido comentário, diremos que prevaleceu a lógica de passar o melhor classificado. No entanto, todos os jogos foram espetaculares, com scores incertos até final, mesmo no caso do triunfo do Impacto, que embora marcando três golos na primeira parte, o certo é que teve de se bater com denodo para não sofrer golos no segundo tempo.

Mas o mais sensacional de todos foi o jogo disputado entre o Timbers e o Sporting, como o resultado logicamente deixa transparecer. Foram mais de duas horas de grande prazer futebolístico. Primeiro houve empate nos 90 minutos, com os sportinguistas a marcarem o golo do empate a dois minutos do fim; depois foi o prolongamento, altura em que os donos da casa foram buscar o segundo golo quando já ninguém acreditava, quase levando a multidão, que enchia por completo as bancadas do estádio, ao desespero perante a possível derrota da sua equipa...

Mas a salvação do Timbers veio por meio das grandes penalidades, também aqui obtida de forma dramática. Foram precisos os onze jogadores de campo para desempatar a contenda, pois ora falhava um, ora falhava o outro e aqui também entra as defesas dos keepers... Até que chegou a vez dos marcadores serem os respetivos guarda-redes. Marcou primeiro Adam Kwarasey, do Timbers, que fez golo, seguido de Jon Kempin, que falhou, por belíssima defesa do seu opositor. Passou o Timbers, não sem grandes dificuldades como já vimos.

Meias-finais de divisão

Os jogos seguintes, Impacto x Columbus Crew, DC United x Nova Iorque Red Bull, na zona Este, e Timbers x Whitecaps de Vancouver e Sounders x Dallas FC, na zona Oeste e correspondentes às meias-finais de zona, agora disputados em duas mãos, com os clubes que acabaram melhores posicionados a terem a vantagem de primeiro jogarem em casa do adversário, jogaram-se este fim de semana. Os resultados foram como segue:

Impacto x Columbus, 2-1

DC United x Nova Iorque Red Bull, 0-1

Timbers x Whitecaps, 0-0

Sounders x Dallas FC, 2-1

O que dizem estes resultados é que mais uma vez ficou demonstrado o grande equilíbrio de forças que existe na Major League Soccer. Fosse noutra liga, mesmo das grandes da Europa e dificilmente se veria resultados destes entre um naipe de 12 equipas. Isto é sinal de que a Major League Soccer já está a nível futebolístico nas sete ou oito melhores ligas do Mundo. De resto, a nível de assistências, já provado, ela está em sétimo lugar, muito à frente de ligas como a francesa, portuguesa e por aí adiante... Em ocasião oportuna traremos esses dados a estas páginas para benefício dos nossos leitores desportistas.

Entrando um pouco mais no que foram estes quatro jogos, diremos que os embates do próximo domingo, referentes à segunda-mão, tudo vão decidir, porque o diferencial atual é mínimo para três equipas (Impacto, Dallas, Red Bull) e nulo para a outra, isto relativamente às equipas que agora receberam.

O Nova Iorque Red Bull, que venceu fora, mais o Whitecaps, que empatou no terreno do Timbers, têm neste momento alguma vantagem, mas nunca fiando, pois tudo pode acontecer...

Para quem quiser apreciar bom futebol e ver as equipas da MLS em ação nesta fase decisiva, aqui ficam os jogos para domingo, dia 8 de novembro, mais os respetivos horários televisivos. A TSN vai transmitir os jogos do Impacto e Whitecaps.

Nova Iorque Red Bull x DC United, 15 horas

Columbus Crew x Impacto, 17 horas

Dallas FC x Sounders, 19.30 horas

Whitecaps x Timbers, 22 horas.

Desporto
Com o Campeonato da Major League Soccer terminado, que deu como vencedor da prova o Nova Iorque Red Bull, apesar de ter ficado com o Dallas FC à perna, isto é, com os mesmos pontos (60), as grandes decisões nesta liga só agora estão no auge, com a disputa das eliminatórias e que, por sua vez, levam o seu vencedor final à conquista da Taça MLS, o mais importante troféu que se disputa anualmente pelas atuais 20 equipas que formam o pelotão da Major League Soccer.
Major League Soccer.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020