logo
rss  Vol. XIX - Nº 338         Montreal, QC, Canadá - terça-feira, 25 de Fevereiro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Douro Boys, no Ferreira Café

Em promoção dos vinhos do Douro

Carlos de Jesus

Por Carlos de Jesus

No passado dia 14 de outubro, no Ferreira Café, da rua Peel em Montreal, teve lugar um jantar-degustação de vinhos que contou com a presença de cinco produtores vinícolas da região do Douro.

Esta foi mais uma organização bem-sucedida levada a cabo por Carlos Ferreira, proprietário daquele restaurante.

A casa esteve de lotação esgotada e foi mesmo preciso anular algumas inscrições por falta de espaço.

Evidentemente que a presença dos cinco produtores dos novos vinhos de mesa de alta qualidade da região duriense teve um efeito considerável entre a clientela habitual, que teve a oportunidade única de fazer uma prova de vinhos e apreciar os trabalhos gastronómicos da cozinha do Ferreira-Café pilotada pelo chefe João Dias. «Um casamento de amor entre a comida e a bebida», como nos confiaria um dos Douro Boys.

À medida que os pratos iam sendo servidos, o produtor do vinho designado para o acompanhar ia apresentando o seu produto, definindo as suas qualidades, origens e historial. Uma verdadeira viagem gastronómica no tempo e no espaço.

Quinta do Crasto, Quinta do Vallado, Quinta Vale Meão, Quinta Vale D. Maria e Niepoort são os cinco consagrados produtores de vinho daquela que é a mais antiga região demarcada do Mundo e que os Douro Boys aqui vieram representar. As cinco empresas trabalharam em conjunto, com a finalidade de tornar a qualidade e o alto potencial dos Vinhos do Douro reconhecidos no mundo dos «Fine Wines», e têm-no conseguido. Onde quer que os vinhos dos «Douro Boys» sejam apresentados, os conhecedores apaixonam-se com a individualidade e a qualidade dos seus vinhos. Graças às características incomparáveis da região do Douro e às castas que produzem estes produtores podem já hoje competir com os mais conceituados vinhos listados no «Wine Spectator».

Estes viticultores resolveram reunir-se há mais de dez anos numa associação sui generis para se divertirem entre eles, como nos confessaram, e também para promoverem não só os vinhos que produzem mas toda a região do Douro. Aliás, eles têm vindo a fazê-lo um pouco por todo o mundo fora, de forma profissional, com o apoio de uma agência austríaca de marketing. Porquê austríaca? Porque a sua representante viveu vários anos em Portugal, no Porto, e fala um português excelente. Convém também sublinhar que a maioria destes produtores é herdeira das grandes famílias que estão na origem do vinho do Porto, embora algumas casas hoje já não estejam nas mãos da família original. É o caso de Francisco Ferreira descendente da família do Porto Ferreira, cujo pai esteve em Montreal por ocasião da inauguração do Ferreira Café e que hoje tem a sua própria exploração vinícola Quinta do Vallado.

Já o Dirk Nieport, descendente de família de holandeses estabelecidos no Porto desde o século XVII continua a tradição familiar do Porto Nieport.

No dia seguinte, ainda com o apoio do Carlos Ferreira que serviu o catering, os 5 representantes do Douro Boys estiveram nas caves da Société des alcools du Québec para uma outra apresentação dos seus produtos.

Para os interessados, aqui fica a lista dos vinhos apresentados na degustação:

Douro Boys 2011, douro

Batuta 2012, douro, Niepoort

Niepoort Tawny Colheita 1999, porto

Coche 2013, douro, Niepoort

Quinta do Crasto Touriga Nacional 2011, douro

Quinta do Crasto LBV 1997, porto

Quinta do Crasto Reserva 2012, douro

Quinta Vale D. Maria 2012, douro

Quinta Vale D. Maria 2004, douro

Quinta Vale D. Maria Vintage 2009, porto

Monte Meão Touriga Nacional 2012, douro

Quinta do Vale Meão 2012, douro

Quinta do Vale Meão Vintage 2012, porto

Reserva Field Blend 2012, douro, Quinta do Vallado

Vallado Touriga Nacional 2012, douro, Quinta do Vallado

Quinta do Vallado 20 Years Old Tawny Port, Porto.

Comunidade
No passado dia 14 de outubro, no Ferreira Café, da rua Peel em Montreal, teve lugar um jantar-degustação de vinhos que contou com a presença de cinco produtores vinícolas da região do Douro.
Douro Boys.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020