logo
rss  Vol. XIX - Nº 338         Montreal, QC, Canadá - quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Casas dos Açores...

Em Torneio de Futsal em 2016

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas anunciou, no Brasil, que será realizado em 2016, no Rio de Janeiro, o primeiro Torneio de Futsal das Casas dos Açores da América do Sul.

«Num ano em que o Rio de Janeiro recebe os Jogos Olímpicos e em que os Açores celebram o 40.º aniversário da Região, decidimos aceitar o desafio para associar e celebrar estas efemérides e organizarmos, em conjunto, a Taça da Autonomia», afirmou Rodrigo Oliveira, acrescentando que a competição juntará equipas do Uruguai, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Baía, para além do Rio de Janeiro, que será a anfitriã do evento.

Rodrigo Oliveira, que falava domingo no encerramento do X Encontro Cultural da Casa dos Açores do Rio de Janeiro, salientou que esta instituição tem uma «valência muito forte na área do desporto, possuindo instalações excecionais para a sua prática».

«Faz, assim, todo o sentido celebrar, também desta forma e em 2016, a Açorianidade, levando a cabo esta parceria entre o Governo dos Açores e a Casa dos Açores do Rio de Janeiro», acrescentou.

Na sua intervenção no encerramento do X Encontro Cultural, o Subsecretário Regional destacou a escolha do tema dos trabalhos - «Senhor Santo Cristo dos Milagres: Intento, Sustento e Vida do Povo Açoriano» - que considerou ser «uma marca profunda e identitária da religiosidade do Povo Açoriano, o que é facilmente constatado na força do seu culto e celebrações, desde logo aqui no Brasil, mas também em tantas partes do Canadá, EUA e Bermudas, enfim, onde quer que se encontre um Açoriano».

«A história da paróquia, da igreja e, principalmente, da imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres da cidade do Rio de Janeiro, trazida por Açorianos da ilha Terceira, em 1850, representou, de entre todas as palestras, de grande qualidade, um momento de especial interesse, pela singularidade e pouco conhecimento do tema, recordando-nos este orgulho profundo pelo legado que, também na religiosidade, os Açorianos deixaram nesta e em tantas outras partes do mundo» afirmou Rodrigo Oliveira.

Os três dias de trabalhos deste Encontro Cultural Açoriano incluíram diversas palestras sobre diferentes dimensões do tema central, tendo Rodrigo Oliveira saudado a presença de Monsenhor Augusto Cabral, Reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, assim como de Conceição Melo Cabral e Maria Orísia Melo, que apresentaram, com o apoio da Direção Regional das Comunidades, os livros «Saberes e Sabores dos Açores» e «Açores: Quem somos/Porque somos».

Rodrigo Oliveira salientou ainda o «grande dinamismo da Casa dos Açores do Rio de Janeiro, a primeira a ser criada no Brasil e com mais de 60 anos de intensa atividade, desde logo na área cultural, com os seus Encontros Açorianos, com o Rancho Folclórico Tomás de Borba e sua Tocata, e a organização de tantas e outras atividades de convívio e celebração da Açorianidade».

«Os jovens que aqui tivemos oportunidade de encontrar ao longo destes dias, o amor que sentem e transmitem pelas nossas ilhas, nas quais não nasceram, participando e integrando os corpos diretivos e várias áreas de atividades desta instituição, da cultura ao desporto, são certamente um sinal de que a Casa dos Açores do Rio de Janeiro é, hoje, capaz de se renovar e atrair a juventude e de garantir, assim, o seu futuro», frisou, destacando, neste contexto, a apresentação do Racho Folclórico Infantil Tomás de Borba.

O encerramento do X Encontro Cultural Açoriano foi precedido por uma Missa Solene em Honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, culminando com um almoço de confraternização da comunidade açoriana, que contou com a atuação do Grupo Folclórico Padre Tomaz Borba e do Coral da Paróquia de Santo Cristo dos Milagres do Rio de Janeiro.

Açores
O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas anunciou, no Brasil, que será realizado em 2016, no Rio de Janeiro, o primeiro Torneio de Futsal das Casas dos Açores da América do Sul.
Casas dos Acores.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020