logo
rss  Vol. XIX - Nº 337         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Alexandra

Alexandra Mendes:

O PLC aceitará 25 000 refugiados

Por vezes risonha e sempre calorosa, Alexandra Mendes fala com convicção, determinação e mesmo ardor. Nada do aprendido de cor! A campanha eleitoral é difícil no plano físico, mas desde as primeiras perguntas do representante do LusoPresse, a candidata liberal desenvolve a sua plena energia. Pontual, ela dispõe de um momento para um capuccino num restaurante português do boulevard Saint-Laurent. Antes de voltar para o carro em direção de Cartierville para uma entrevista na Radio Maghreb.

Comunidade
DSC_1605

Na Associação Portuguesa de Ste-Thérèse...

Bravos comemoram 50 anos!

Com uma sala cheia de convivas, os Bravos de Ste-Thérèse comemoraram 50 anos de vida! A festa teve lugar nas instalações da Associação Portuguesa local, no sábado, dia 3 de outubro, sob a presidência do fundador do grupo, Luís Martins, e de Armando Melo, antigo jogador e um dos mais valorosos voluntários do desporto na comunidade, e na cidade, onde vive desde 1974, ano em que chegou ao Canadá.

Quebeque
Ministra Camara DSC_1522

Semana Intercultural Quebequense

«Je, tu, nous… bien accordés!»

LusoPresse – Teve lugar dos dias 5 a 11 de outubro a «Semana Intercultural Quebequense», cujo tema este ano foi «Je, tu, nous... bien accordés!», e que contou, de novo este ano, com o humorista de origem libanesa, Rabii Rammal, como seu porta-voz.

Desporto
IMPACTO USATSI_8665838

Quando faltam dois jogos…

Impacto a uma vitória das eliminatórias

Nestas duas últimas semanas, o Impacto de Montreal disputou três jogos. E todos os três foram realizados extramuros. O primeiro foi na Florida, diante do Orlando City SC, e o resultado deu derrota para os homens de Montreal, pelo placard de 2-1. O segundo foi disputado aqui mais perto, em Nova Jérsia, perante o Red Bull Nova Iorque. O resultado não foi diferente, pois o Impacto averbou nova derrota, também por 2-1. Foi preciso esperar pelo terceiro desafio para que os montrealenses fugissem a novo desaire. Com efeito, o jogo no Colorado, contra o Rapids, quase deu para tudo, mesmo se a vitória, finalmente, sorriu às cores canadianas.

Portugal
PNPG

Parque Nacional da Peneda-Gerês

Um dos mais belos parques naturais do mundo

Na edição online de abril, o jornal Expresso faz referência a um artigo do «The Guardian» dedicado aos mais belos parques naturais no mundo e onde o Parque Nacional da Peneda-Gerês aparece em quarto lugar.

Açores
Adelaide Ponta delgada PALCO IMG_19241

Presidenciais:

Candidata Graça Castanho defende entendimento entre coligação PSD/CDS-PP e PS

A candidata presidencial Graça Castanho defendeu um entendimento entre a coligação PSD/CDS-PP e o PS, que deveriam depois «num gesto de exemplaridade sem par» convidar o BE e o PCP a partilhar responsabilidades governativas.

Música
Mariza

Mariza afirma que novo CD «Mundo»...

É «um convite» para o público a conhecer melhor

Lisboa ? A cantora Mariza disse à Lusa que o seu novo álbum, ?Mundo?, hoje editado, é ?um convite? para o público conhecer melhor o seu mundo, aquilo que é, e como evoluiu e se transformou.

Açores
Foto 3

Lions Clube de Lagoa...

Presidente da autarquia vangloria trabalho voluntário

A presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto Decq Mota, ressalvou a importância do serviço voluntário do Lions Clube Lagoa no dia em que se assinalou o Dia Mundial do Serviço Lionístico. A autarquia associou-se assim, a este dia, homenageando o Lions Clube de Lagoa com o descerramento da placa toponímica Largo Lionístico, junto à Unidade de Saúde de Lagoa, por deliberação de 30 janeiro de 2015.

Ler em PDF
Editorial

Editorial

A contas com o voto

Segunda-feira vamos às urnas. Cada um votará pelo partido que melhor lhe pareça para governar o país. Mas, até que ponto é que o nosso voto vai contar?
Ler artigo
Crónica

Eleições legislativas

Os dois derrotados

A um ano das eleições regionais, as campainhas de alarme já dispararam em força nas sedes do PSD e do CDS dos Açores.
Ler artigo
Política Canadiana

Laurier-Ste-Marie

Duas escolhas possíveis

Em data do dia 13 de outubro, o distrito eleitoral de Laurier-Sainte-Marie, onde se encontra o bairro português, vive uma corrida eleitoral extremamente disputada. As projeções do site de sondagem threehundredeight.com (site que junta os resultados de 42 firmas de sondagem) demonstram claramente que a corrida para a eleição do deputado federal no distrito se joga unicamente entre dois candidatos, o chefe do Partido Bloc québécois, Gilles Duceppe, e Hélène Laverdière, deputada do Novo Partido Democrático (NPD) e líder adjunta da oposição em Otava.
Ler artigo
Portugal

Eleições em Portugal

Resultados das Legislativas

A coligação PSD/CDS-PP perdeu 25 deputados em relação à soma dos deputados dos dois partidos nas eleições legislativas de 2011, no domingo, quando ainda estão por atribuir quatro mandatos pelos círculos da emigração.
Ler artigo
Literatura

No Festival Internacional de Montreal

Literatura Portuguesa pela pena e presença de João Tordo

Portugal marcou presença em mais um acontecimento de grande relevância internacional, desta feita no «FIL - Festival Internacional de Literatura de Montreal», que decorreu de 24 de setembro a 4 de outubro, contando com a presença de João Tordo, prémio José Saramago 2009, que veio a Montreal pela segunda vez, tendo a primeira ocorrido em 2012, no quadro de uma residência literária patrocinada pela «Union des écrivaines et des écrivains québécois» (UNEQ), onde escreveu grande parte do seu romance «O Ano Sabático» com tradução francesa, «Lisbonne melodies». De resto, uma das razões da presença de João Tordo em Montreal prende-se, precisamente, com a expectativa criada por essa sua produção literária que faz navegar os acontecimentos e arrastar os personagens de Montreal para Lisboa.
Ler artigo
Crónica

Os Açores, as «pirâmides» & outras estórias piramidais

Tenho seguido o alvoroço em torno da proposta de se reescrever a história dos Açores e decidi tomar a atitude do meu velho professor Monsenhor Lourenço que dizia: Sobre este assunto há os que dizem que sim e os que dizem que não. Os que dizem que sim, afirmam; os que dizem que não, negam. Eu não digo nem uma coisa nem outra, antes pelo contrário.
Ler artigo
Política Canadiana

Eleições Federais

Quem vai ganhar?

Depois de uma maratona de mais de dois meses de campanha eleitoral, os canadianos preparam-se para escolher um novo governo. O dia fatídico é já segunda-feira próxima, dia 19 de outubro.
Ler artigo
Política Canadiana

Do NPD...

Dois candidatos virados para as questões sociais

Hélène Laverdière possui um curriculum vitae impressionante. Doutoramento na Inglaterra, professora na Universidade Laval e diplomata em três embaixadas canadianas. Fez-se notar pela sua brilhante vitória sobre Gilles Duceppe. Uma vantagem de 5 000 votos sobre o chefe do Bloc Québécois no Plateau Mont-Royal. «Sou antes de mais uma socióloga, é a minha formação. Não uma intelectual que se fecha num escritório com os seus estudos. E gosto das pessoas… que me inspiram e me dão todo o meu entusiasmo», afirma a amável senhora.
Ler artigo
Crónica

O silêncio da governação regional

Nestes quase vinte anos de governação regional há que reconhecer que o Partido Socialista montou uma máquina de informação institucional – a oposição chama-lhe propaganda – capaz de meter inveja às maiores redes de comunicação por este mundo fora.
Ler artigo
Açores

Relações com o Canadá

Rodrigo Oliveira destaca importância

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas reuniu-se segunda-feira, em Ponta Delgada, com a Presidente do Colleges and Institutes Canada (CICan), Denise Amyot, que se encontra em visita aos Açores, acompanhada pelo Assessor Comercial da Embaixada do Canadá em Portugal, Eurico Nobre.
Ler artigo
Literatura

Artista canadiano Stan Douglas...

Estreia obra com ação em Lisboa

O artista canadiano Stan Douglas vai estar em Lisboa, no Museu Berardo, para apresentar, na quarta-feira, em estreia mundial, uma instalação de cinema cuja ação está relacionada com a história recente de Portugal.
Ler artigo
Literatura

De Ken Pereira

Lançamento do livro «Bras de Fer»

Na passada terça-feira, dia 13 de outubro, teve lugar o lançamento do livro «Bras de Fer», de Ken Pereira, na sala do primeiro andar do Ferreira Café. O recinto estava cheio de convidados, muitos amigos sindicalistas, jornalistas e membros da comunidade portuguesa. Entre os presentes reconhecemos algumas personalidades conhecidas, entre elas a grande atriz Sylvie Moreau.
Ler artigo
Política Canadiana

Alexandra Mendes...

Considera «abusivo», pelo atual governo, o tratamento dado à comunidade

A candidata luso-descendente no Quebeque considera «abusivo» o tratamento dado à comunidade portuguesa do país desde que o governo conservador foi eleito em 2006 e promete dar prioridade à questão da imigração caso seja eleita.
Ler artigo
Política Canadiana

Candidato luso-descendente conservador por Toronto...

Quer ?ajudar? a legalização de imigrantes

Quer ?ajudar? a legalização de imigrantes
Ler artigo
Política Canadiana

Manuel Puga...

Pede aos luso-descendentes que votem nos candidatos de origem portuguesa

O candidato luso-canadiano, Manuel Puga, está a pedir aos lusodescendentes no Canadá que votem nos candidatos de origem portuguesa para que a comunidade possa estar «bem representada» no Parlamento em Otava.
Ler artigo
Política Canadiana

Segundo Peter Fonseca...

Se os Liberais vencerem vão criar postos de trabalho para «imigrantes portugueses»

Um candidato luso-descendente liberal pela área de Toronto no Canadá diz que se o seu partido ganhar as eleições federais de 19 de outubro vai investir na criação de postos de trabalho para os imigrantes portugueses.
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019