logo
rss  Vol. XIX - Nº 335         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Manuel Puga DSC_1449

Reunido com cerca de 150 amigos

Manuel Puga em campanha

No Quebeque, Manuel Puga é o único candidato às eleições para o Parlamento Canadiano pelo Partido Conservador de Stephen Harper. A um mês do ato eleitoral, o nosso compatriota acelera a cadência de maneira a chegar-se à frente, que é o mesmo que dizer, estar, no momento decisivo, no lugar de eleito pelo círculo eleitoral de Thérèse-de-Blainville.

Desporto
Rui Costa DSC_1477

Ciclismo internacional no Quebeque

Rui Costa falha título por pouco...

Com muita chuva na maior parte do tempo que durou o Grande Prémio de Ciclismo de Montreal, Rui Costa, o grande campeão português da atualidade, falhou o primeiro lugar desta já sua conhecida competição – «cliente» nos últimos anos, com vitória em 2011 – por um triz, apenas dois segundos!

Comunidade
coracao de Jesus

Festa do Sagrado Coração de Jesus

Retomada via do brilho

As Festas do Sagrado Coração de Jesus, que tiveram lugar no fim de semana da Festa do Trabalho, tiveram brilho como já não tinham há alguns anos a esta parte. Primeiro porque foram melhor organizadas, por quem tem dom, tempo e liderança para isso. Depois porque a temperatura esteve magnífica, convidando as pessoas a saírem de casa para um bom convívio festivo, no parque da Igreja Santa Cruz, sede das maiores festas portuguesas do Quebeque: Senhor Santo Cristo dos Milagres, Nossa Senhora do Monte, as Festas do Divino Espírito Santo, etc.

Entrevista
Alzira gesticula DSC_1377

Círculo Eleitoral Fora da Europa…

Alzira Silva quer quebrar hegemonia do PSD

Alzira Silva, que todos conhecem como antiga diretora regional da Emigração dos Açores nos governos de Carlos César, esteve de passagem por Montreal para promover a sua candidatura às eleições legislativas portuguesas que têm lugar no próximo dia 4 de outubro. Alzira Silva, como se compreende, concorre pelas listas do Partido Socialista Português, pelo círculo eleitoral da emigração «Fora da Europa».

Comunidade
Daniel Loureiro TINA

Para o Conselho das Comunidades

Em Montreal e Otava votaram 87 pessoas!...

Prova que o regime atual do Conselho das Comunidades não interessa às comunidades da diáspora foram os 87 votantes que se dignaram comparecer na mesa de votos de Montreal, que na de Otava não apareceu ninguém! E não fora o trabalho de sapa dos dois candidatos, certo é que ninguém lá iria (ao Consulado) votar... É desolador, mas é no que dá haver um Conselho que não funciona, por não interessar à Comunidade para que foi criado.

Entrevista
PR Jose Cesario (3)

Em entrevista à PORT.COM

José Cesário analisa últimos quatro anos de legislatura

Na contagem decrescente para as eleições legislativas, marcadas para o dia 4 de outubro, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas contou à Revista PORT.COM (Revista de Portugal e das Comunidades) o que mais se orgulha de ter alcançado durante a legislatura liderada por Pedro Passos Coelho.

Desporto
Donny TOIA

Impacto de Montreal

As eliminatórias no saco?

O Impacto de Montreal tem evoluído nestas últimas semanas. Primeiro foi com a chegada de Didier Drogba, um jogador que apesar dos seus 37 anos ainda está para as curvas e quem vai beneficiar disso é a sua nova equipa, o Impacto. .

Desporto
mourinho

O Chelsea em Montreal

Mourinho não deixou amigos

LusoPresse – O Chelsea, no passado mês de julho, esteve de passagem por Montreal em transição para os Estados Unidos, onde foi jogar contra o Nova Iorque Red Bull e outras equipas. Em Montreal, os ingleses orientados por José Mourinho treinaram no complexo desportivo do Impacto de Montreal.

Ler em PDF
Editorial

Editorial

Do mau o menos

As eleições legislativas, em Portugal, estão marcadas para o próximo dia 4 de outubro, dia de São Francisco, patrono dos burros e outros animais…
Ler artigo
Literatura

Retratos e abraços de viagem

Caros leitores, quão gratificante é para mim reconhecer que estamos a tantas milhas de distância do nosso País. Vivemos nesta grande metrópole norte-americana, na bela cidade de Montreal, com uns largos milhares de portugueses, e gentes de outros destinos que falam a língua de Camões, mas quantos não aproveitaram ainda os tempos livres para fazerem uma visita a Portugal? Não sabem o que aquele cantinho sagrado lhes pode proporcionar em termos de qualidade de vida: belezas a perder de vista, clima ameno para passar umas férias de sonho e muitos espaços cómodos do Norte ao Sul do País para uma inesquecível aventura.
Ler artigo
Perfil

O perfil de Alzira Silva

A ex-diretora regional das Comunidades e ex-deputada regional Alzira Silva foi a escolhida pelo secretário-geral do PS, António Costa, para liderar a lista de candidatos a deputados do PS pelo círculo eleitoral de Fora da Europa.
Ler artigo
Comunidade

Com a SATA Internacional

Férias de Carnaval

A SATA Internacional desafia para um período de férias no Carnaval de 2016 e lança uma campanha especial com voos entre dois destinos na América do Norte, Boston e Toronto, e os Açores, a partir de 449 euros, ida e volta.
Ler artigo
Crónica

Mercado Público, balaio de memórias

O Mercado Público de Florianópolis é a vida, a alma da Ilha. Sempre foi assim desde a construção da primeira Praça do Mercado em 1851 e, depois, do atual edifício inaugurado a 5 de fevereiro de 1899 e ampliado em 1931. Daí passou a ser o nosso endereço oficial, o lugar de todos, democrático, onde a cidade se encontra e se identifica.
Ler artigo
Literatura

Para participar no Festival Internacional de Literatura

João Tordo pela segunda vez em Montreal

João Tordo pela segunda vez em Montreal
Ler artigo
Literatura

Com a bênção da Senhora da Aparecida

Apraz-me dizer-lhes que depois do mar de viagens que já atravessamos ainda temos algumas histórias que sobem e descem, baloiçando na onda do meu pensamento. Torna-se um desafio abrir o portal fronteiriço das letras, logo o ditado confirma a regra: «Quem corre por gosto não cansa». Para aqui chegar não foi fácil, de maneira nenhuma, mas quando há a alegria e felicidade esquece-se o tempo e o trabalho dispensados por amor à causa.
Ler artigo
Emigração

Empreendedorismo...

Concurso para emigrantes junta 80 candidaturas

Lisboa – O Concurso de Ideias VEM, para incentivar o micro-empreendedorismo entre os emigrantes, recebeu 80 candidaturas, anunciou o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), promotor desta iniciativa para emigrantes portugueses e lusodescendentes.
Ler artigo
Emigração

Governo da Madeira...

Defender eleição de deputados pela emigração

O secretário dos Assuntos Parlamentares da Madeira, Sérgio Marques, afirmou, no Funchal, que a representação política dos emigrantes na Assembleia Legislativa Regional é uma «questão difícil de ultrapassar», mas garantiu que o executivo não vai «baixar os braços».
Ler artigo
Bilhete de Lisboa

Bilhete de Lisboa

Piri-Piri

Desde que Miguel Esteves Cardoso (MEC) publicou o livro «A Causa das Coisas» e fundou, em 1988, com Paulo Portas, o semanário «O Independente», leio regularmente os seus artigos e crónicas e concordo muitas vezes com as suas opiniões seguindo, por vezes, as suas sugestões.
Ler artigo
Festival

No Festival de Cinema da Figueira da Foz

«Cinzento e Negro» vence em cinco categorias

O filme «Cinzento e Negro», produzido pela Fado Filmes e realizado por Luís Filipe Rocha, foi o grande vencedor do Festival de Cinema Figueira Filme Art (FFA), que decorreu durante o fim de semana na Figueira da Foz.
Ler artigo
Festival

11° Festival Internacional do Filme Negro de Montreal

Com programação valiosa

LusoPresse – O 11° Festival Internacional do Filme Negro de Montreal tem o seu início marcado para o dia 29 de setembro, com a apresentação do filme «Sweet Micky for President». Ainda no mesmo dia, haverá homenagem a Martin Luther King, com a presença de seu filho Martin Luther King III. O festival continuará até ao dia 4 de outubro, cujo dia de encerramento será dedicado a uma soirée Wrap-Party Jazz, a ter lugar no Monumento Nacional, na esquina do boulevard St-Laurent e René Lévesque.
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019