logo
rss  Vol. XIX - Nº 332         Montreal, QC, Canadá - quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Campeonato da Major League Soccer

Uma tripla de resultados

Norberto Aguiar

Por Norberto Aguiar

Depois do nosso último artigo, o Impacto de Montreal disputou três jogos. O primeiro foi contra o Orlando City FC, no Estádio Saputo; o segundo diante do Toronto FC, no BMO; e o terceiro na cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos, diante do União daquela cidade.

Com pretensões a disputar a fase eliminatória de fim de temporada, o Impacto tinha nestes três encontros muitas ambições, que passavam por, pelo menos, conquistar seis pontos em nove possíveis. Afinal, os montrealenses ficaram-se por quatro pontos, mercê da vitória (2-0), em casa, diante do Orlando City, e do empate (2-2), fora de casa, perante o União. A derrota (3-1), como está bem de ver, foi sofrida em Toronto, diante de uma equipa que parece estar a subir no panorama geral do futebol norte-americano... O perigo que isso possa não acontecer está no facto de que os seus dois melhores jogadores, os internacionais americanos Altidore e Bradley, deixarão a equipa durante todo este mês de julho para se juntarem ao selecionado USA que participa na Copa de Oro, o que equivale ao Campeonato da Europa para Portugal, isto, claro, no âmbito da UEFA. Mas isso são contas de outro rosário...

Impacto x Orlando City

kaka-y-cyle-larin-celebran-un-gol-para-orlando-city_655x438.jpg
Kaká, nos festejos de mais um golo, aqui na companhia de Cyle Larin, a futura estrela do futebol canadiano..

O Impacto, esta época, já havia defrontado esta equipa, que chegou à Major League Soccer este ano. O primeiro embate foi no Estádio Olímpico, na abertura da temporada local, no passado mês de março. O resultado cifrou-se num empate a duas bolas. Agora, com ambas as equipas mais rodadas e com os floridenses melhor classificados, foi o Impacto a vencer a partida, por 2-0. A vitória assentou bem aos montrealenses, que jogaram bem e venceram melhor. Apesar dos forasteiros trazerem um Kaká em forma, não foi suficiente para obstar ao triunfo dos locais.

Para além da presença do grande jogador brasileiro, que ainda recentemente esteve na lista da sua Seleção que esteve no Chile a disputar a Copa América, sem contudo ter feito parte da escolha final, o que não se compreende até pela figura que fizeram os seus companheiros no torneio, onde foram eliminados pelo Paraguai nos quartos-de-final, mas dizia, para além de Kaká, também subiu ao relvado o jovem defesa direito português Ramos, oriundo das fileiras do Benfica. Também ele tem feito belíssimas exibições, o que lhe tem valido a conquista do lugar de titular.

Ainda no Orlando City FC, há mais três jogadores com relação a nós portugueses. O primeiro é Pedro Ribeiro, jovem jogador de origem brasileira formado nos colégios americanos e senhor dum físico imponente, próprio do avançado-centro. Além das suas condições físicas, Pedro Ribeiro também tem muita qualidade como jogador, esperando-se que com mais experiência possa dar que falar. Outro é Aurelien Collin, de origem francesa que no entanto já jogou em Portugal, nomeadamente no Vitória de Setúbal. Este atua como defesa central. No jogo com o Impacto, acabou por sair lesionado.

Podíamos falar ainda em Valdomiro Lameiras, vulgo Estrela, que embora sendo angolano veste a camisola de Portugal na categoria dos Sub-20. Ele esteve, de resto, no recente Mundial da categoria que se disputou na Nova Zelândia. Mas não esteve com a equipa em Montreal porque simplesmente não tem tido espaço, pelo menos até agora, no lote de 18 jogadores alinhavados para cada jogo.

Por tudo o que fica dito, foi um jogo que despertou bastante interesse aos possíveis portugueses ou luso-descendentes que foram até ao Estádio Saputo ver o Impacto x Orlando.

Toronto FC x Impacto

Mais um desafio entre rivais que se detestam. E como tem acontecido no passado, o jogo foi durinho quanto baste. Venceram (3-1) os torontoenses mas não sem dificuldades. Valeu, na circunstância, a grande classe dos internacionais Giovinco (italiano), Altidore (americano) e do capitão Bradley (também americano). E como Piatti esteve alguns furos abaixo da sua classe, logo o Toronto FC ficou de caminho mais facilitado para, no fim, se safar com mais uma vitória em casa, contra o Impacto... Ainda não foi desta feita que os montrealenses venceram em Toronto para o Campeonato da MLS.

União x Impacto

De Toronto para Filadélfia, o Impacto pareceu mais incisivo, o que lhe acabou de proporcionar, não a tão desejada vitória, como chegou a ser perfeitamente possível, mas um empate (2-2), nada mau se entendermos a intempérie que se verificou no momento do confronto e que tornaram as condições do terreno, e do jogo globalmente, muito difíceis. Tivesse Piatti, que desta vez realizou excelente partida, concretizado a magnífica oportunidade que teve a escassos minutos do fim e o Impacto teria trazido para Montreal os três pontos que muito fez por merecer...

Resultados:

Impacto x Orlando City FC, 2-0

Toronto FC x Impacto, 3-1

União de Filadélfia x Impacto, 2-2

Próximos jogos

Sábado, dia 4 de julho, 20h00

Impacto x Nova Iorque City FC

Sábado, dia 11 de julho, 20h00

Impacto x Columbus Crew.

Desporto
Depois do nosso último artigo, o Impacto de Montreal disputou três jogos. O primeiro foi contra o Orlando City FC, no Estádio Saputo; o segundo diante do Toronto FC, no BMO; e o terceiro na cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos, diante do União daquela cidade.
Campeonato da Major League Soccer.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020