logo
rss  Vol. XIX - Nº 331         Montreal, QC, Canadá - sexta-feira, 29 de Maio de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

De todo o concelho...

As Festas de Santo António são parte integrante do espólio cultural

Foi esta uma das mensagens deixadas, no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, pela presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto Decq Mota, que marcou presença no dia que marca o arranque de uma das festas mais populares do concelho de Lagoa que marcam o cartaz turístico e cultural do concelho.  

Na ocasião, a autarca salientou que a 24.ª edição das Festas de Santo António «demonstra bem o enraizamento e a aceitação que estas tiveram no seio da comunidade lagoense, assumindo-se, desde logo e até hoje, como parte integrante do espólio cultural e local, não só da Freguesia de Santa Cruz, mas também da cidade da Lagoa e de todo o concelho.»

Estas são festividades que contam com a colaboração de Instituições, escolas, entidades públicas e centenas de pessoas que trabalham, todos os anos, com afincada dedicação, para perpetuar este momento alto da cultura popular e religiosa lagoense.

Neste sentido, a edil lagoense reconheceu e deixou os parabéns e o incentivo à Junta de Freguesia de Santa Cruz, aos seus colaboradores e a todos os santa-cruzenses, pela forma exemplar e digna com que têm sabido promover estas festividades ao longo de todos estes anos.

Cristina Calisto Decq Mota aproveitou a ocasião ainda para, publicamente, reiterar a sua colaboração e disponibilidade, enquanto presidente de Câmara, no apoio a estas festividades que «constituem motivo de orgulho para todos os lagoenses, sendo simultaneamente um importante cartaz turístico. Por conseguinte, neste dia de celebração, deixo também um apelo: enquanto dirigentes políticos, com responsabilidades públicas acrescidas, saibamos fazer a ponte entre o passado e o futuro para continuar a garantir o desenvolvimento da Freguesia de Santa Cruz».

Para a autarca lagoense «temos de fazer cada vez mais com menos recursos e também é este o desafio que tem de ser superado por todos nós. O nosso compromisso deve ser: superar as dificuldades, reaprendendo, de forma exigente e criteriosa, a atuar para que possamos continuar a melhorar a vida das pessoas, neste caso dos lagoenses. Não é por acaso que hoje nos encontramos neste espaço que é o ícone mais emblemático do concelho e Imóvel de Interesse Público, onde a Câmara Municipal concentra a maior parte da sua dinâmica cultural e educativa, propiciando grandes momentos à Freguesia de Santa Cruz». 

Com orgulho, referiu ainda  a afluência de cerca de 6000 pessoas no Convento dos Franciscanos, no curto período de 2 meses, em virtude da realização de grandes eventos  como as comemorações do 3º aniversário da elevação da Lagoa a cidade, a Feira Pedagógica e a Feira do Livro promovidos pela autarquia lagoense, acrescentando que «as Festas de Santo António vão adensar este número pela sua enorme popularidade, por concentrar dentro e fora deste Convento um programa cultural e desportivo sempre singular e atrativo.»

Quanto à colaboração ativa que tem sido mantida entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Santa Cruz, de verdadeira cooperação e proximidade, Cristina Calisto Decq Mota  garante que será para manter e reforçar. «Neste sentido, não me parece que haja ocasião mais adequada para, num contexto de proximidade, de afetividade e de agradecimentos, distinguir uma pessoa que nos é muito querida e que merece todo o nosso respeito e carinho: o senhor José Raul Medeiros» frisou a autarca.

A presidente da edilidade lagoense ainda deixou uma palavra de felicitação a António Augusto Borges pela palestra «Viver em prol da comunidade», cujo tema ilustra e retrata bem a pessoa que é José Raul Medeiros, associando-se assim, com grande honra, à Junta de Freguesia de Santa Cruz, nesta justa e merecida homenagem feita ao cidadão José Raul Medeiros, figura carismática, representativa e simbólica dos Remédios, que também é homenagear o lugar dos Remédios, as suas gentes e a Associação Recreativa e Cultural dos Remédios.

Em nome do Município, Cristina Calisto Decq Mota manifestou palavras de gratidão e reconhecimento a José Raul Medeiros, pela forma irrepreensível, determinada, empenhada e exemplar que, ao longo destes anos, tem servido a sua terra e a suas gentes, afirmando que «não tenho dúvidas, que o melhor da Lagoa está nas suas gentes», desejando a todos umas boas Festas de Santo António.

Já a presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz, Adriana Rebelo, aproveitou a ocasião da sessão solene para publicamente felicitar Cristina Calisto Decq Mota, pelas suas novas funções e manifestar o mais alto apreço pela sua pessoa. Segundo Adriana Rebelo, «a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa tem sido presença assídua e amiga do povo santa-cruzense, sendo que todos se acostumaram a apreciar o seu trabalho em benefício dos que mais precisam, tanto na Câmara como na Santa Casa da Misericórdia».

MUNICÍPIO DE LAGOA | AÇORES

MUNICÍPIO DE LAGOA | AÇORES

Largo D. João III, Santa Cruz - 9560-045 Lagoa | Telf: 296 960 600 Fax: 296 916 229 | lagoa-acores.pt

Açores
Foi esta uma das mensagens deixadas, no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, pela presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto Decq Mota, que marcou presença no dia que marca o arranque de uma das festas mais populares do concelho de Lagoa que marcam o cartaz turístico e cultural do concelho. 
De todo o concelho.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020