logo
rss  Vol. XIX - Nº 331         Montreal, QC, Canadá - domingo, 05 de Julho de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Justin Trudeau:

«É preciso investir na imigração»

Toronto, Ontário - O líder federal do Partido Liberal do Canadá, Justin Trudeau, disse à agência Lusa que «é preciso investir na imigração» para que o Canadá possa ser um país «produtivo e aberto».

"Além da atual política de Stephen Harper prejudicar as nossas comunidades, afeta também o nosso crescimento económico. É preciso investir na imigração para que possamos ser um país produtivo e aberto, tendo em conta que a diversidade é uma força e não uma fraqueza, é algo que o Partido Liberal pode mudar», afirmou Justin Trudeau, nas instalações do Centro Comunitário Arsenal do Minho, de Toronto.

O dirigente liberal, candidato a primeiro-ministro nas próximas eleições legislativas de outubro, participou no domingo na Parada do Dia de Portugal, evento que leva milhares de pessoas todos os anos ao «Little Portugal», na Dundas Street West, em Toronto.

Canadá_-_Justin_Trudeau_5.JPG

Justin Trudeau considerou ainda que na política de Otava nos últimos dez anos tem-se verificado «uma abordagem à imigração que não é aberta, é ainda pouco generosa, o que torna mais difícil a reunificação das famílias».

O novo sistema de imigração denominado Express Entry, em funcionamento desde 01 de janeiro de 2015, e que pretende selecionar os candidatos com mais qualificações, também mereceu críticas do liberal.

"O problema é que sempre que um governo lança novos programas de imigração não fala das barreiras e dos problemas que são criados com isso. Os conservadores estão constantemente a dizer uma coisa, mas depois tem outra atitude nas ações praticadas. Não se pode confiar neste Governo, no sentido de lhe ser dada a responsabilidade de uma política aberta de imigração que o Canadá necessita», disse.

Justin Trudeau acrescentou que compreende a «necessidade de integração e das competências afetivas», referindo-se ao difícil exame linguístico obrigatório aos candidatos à cidadania canadiana e residência permanente.

Alguns trabalhadores estrangeiros temporários que reprovaram no exame linguístico processaram judicialmente o Governo canadiano por discriminação comparativamente com imigrantes provenientes de países anglófonos, no caso do inglês, e francófonos, no caso do francês, ambas línguas oficiais do Canadá.

"Precisamos de trabalhar com as comunidades para nos certificarmos de que o teste não será demasiado exigente quando se fala de pessoas idosas e no processo para a cidadania canadiana», frisou.

Justin, filho de Pierre Trudeau, antigo primeiro-ministro do Canadá (1968 a 1979), fez-se acompanhar na visita à associação minhota pelo deputado federal Adam Vaughan e pela candidata Julie Dzerowicz, esquipa com que espera trabalhar para «responder às preocupações da comunidade portuguesa».

O Canadá terá eleições legislativas em outubro próximo, em que Justin Trudeau vai tentar a eleição para o cargo de primeiro-ministro, ocupado desde 2006 pelo conservador Stephen Harper.

Política Canadiana
O líder federal do Partido Liberal do Canadá, Justin Trudeau, disse à agência Lusa que «é preciso investir na imigração» para que o Canadá possa ser um país «produtivo e aberto».
CANADA Trudeau.doc
no
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020