logo
rss  Vol. XIX - Nº 331         Montreal, QC, Canadá - sexta-feira, 10 de Julho de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Bilhete de Lisboa

Restaurante Descobre

Por Filipa Cardoso

A palavra restaurante, do francês restaurant, surgiu no século XVI com o significado de «comida restauradora», e referia-se especificamente a uma sopa.

Restaurante hoje em dia é um estabelecimento comercial onde se prepara comida e servem bebidas mediante pagamento.

Os primeiros restaurantes, com clientes, cardápios, mesas e cadeiras surgiram por volta de 1725, em Madrid, o Botin, ainda em funcionamento, e em 1728 o Grande Taverne de Londres, em Paris.

A partir de 1970, em França, as refeições nos restaurantes tornaram-se cada vez mais «gourmets», cozinha mais elaborada.

Surgiu então a «nouvelle cuisine» caracterizada pela leveza, delicadeza dos pratos, e a ênfase na apresentação.

Em Portugal, especialmente em Lisboa e no Porto, tem-se assistido a uma grande alteração na maneira de cozinhar os alimentos e da sua apresentação.

Depois de ter degustado vários pratos da chamada «nouvelle cuisine» fiquei com a nostalgia da «vieille cuisine».

Encontrei o restaurante Descobre, na Rua Bartolomeu Dias, em Belém que me agradou muito, pois serve ótimos petiscos utilizando ingredientes portugueses, de forma original, num espaço acolhedor a cativante.

O restaurante foi inaugurado em 2012 e pertence a duas sócias, Susana e Fátima.

Está situado num banal edifício do século passado e combina a vertente de restaurante/mercearia estando aberto todos os dias da semana do meio-dia à meia-noite.

A entrada faz-se pela mercearia onde estão expostos vários produtos para venda direta, como compotas, especiarias, conservas, queijos e vinhos.

A ementa é muito agradável de ler, fica-se logo com vontade de experimentar os petiscos da secção da ementa apelidada «Pic'Aqui», designadamente, o queijo ovelha caramelizado com doce de malagueta, o pica cogumelos com gema de ovo, o pica pato com laranja e o pica leitãozinho.

Destaco ainda a espetadinha de salmão com pepino, a salada de beterraba com frutos secos e queijo de cabra.

Na ementa do restaurante Descobre há também as habituais listas das carnes e peixe.

Para terminar, figos em vinho tinto com gelado de baunilha...

Já jantei no restaurante várias vezes, e tenho ficado sempre muito satisfeita, não só com a qualidade e a apresentação dos pratos escolhidos, mas também com o profissionalismo do serviço e com o ambiente acolhedor que se respira.

 

Bilhete de Lisboa
A palavra restaurante, do francês restaurant, surgiu no século XVI com o significado de «comida restauradora», e referia-se especificamente a uma sopa.
Bilhete de Lisboa.doc
no
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020