logo
rss  Vol. XIX - Nº 329         Montreal, QC, Canadá - quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Mundial de Futebol Feminino Canadá 2015

Faltam pouco mais de duas semanas

Norberto Aguiar

Por Norberto Aguiar

O Campeonato do Mundo de Futebol Feminino está à porta. Disputa-se neste grande país e começa já no dia 6 de junho, quando o Canadá defrontará a China, em Edmonton, pelas 16 horas. No mesmo dia, ainda no mesmo Estádio Commonwealth (60 mil lugares), mas agora às 19 horas, defrontar-se-ão as equipas da Nova Zelândia e Holanda, que fazem parte do Grupo «A», o grupo do Canadá.

Entretanto, muitas promoções têm sido feitas para que a informação da efetivação do Mundial chegue a toda a gente. E se é verdade que isso tem dado frutos, nomeadamente através da afluência à compra dos bilhetes, a verdade é que é preciso continuar nesta senda, pois os organizadores do Mundial Feminino Canadá 2015 querem bater todos os recordes de assistência aos jogos, o que seria fenomenal, acrescentamos nós.

Sabe-se que foram formados seis grupos de quatro equipas, distribuídos por seis cidades, de um extremo ao outro do Canadá. É preciso igualmente lembrar que é, agora, no Canadá e pela primeira vez na história deste Mundial que a prova conta com a participação de 24 equipas.

Vejamos os respetivos grupos e cidades onde se disputarão os jogos.

Grupo «A» – Edmonton

Canadá, AMÉRICA do NORTE, CENTRAL e CARAÍBAS

1eefcf54-c1f3-4a2e-9203-f0bca5292ca0.JPG
Aqui estão as personalidades femininas do Desporto que participaram no jogo de futebol de promoção do Mundial Canadá 2015. Francis Millien oficiou a partida.

China, ÁSIA

Nova Zelândia, OCEÂNIA

Holanda, EUROPA

Grupo «B» – Otava

Alemanha, EUROPA

Costa de Marfim, ÁFRICA

Noruega, EUROPA

Tailândia, ÁSIA

Grupo «C» – Vancouver

Japão, ÁSIA

Suíça, EUROPA

Camarões, ÁFRICA

Equador, AMÉRICA do SUL

Grupo «D» – Winnipeg

Estados Unidos, AMÉRICA do NORTE, CENTRAL e CARAÍBAS

Austrália, OCEÂNIA

Suécia, EUROPA

Nigéria, ÁFRICA

Grupo «E» – Montreal

Brasil, AMÉRICA do SUL

República da Coreia, ÁSIA

Espanha, EUROPA

Costa Rica, AMÉRICA do NORTE, CENTRAL e CARAÍBAS

Grupo «F» – Moncton

França, EUROPA

Inglaterra, EUROPA

Colômbia, AMÉRICA do SUL

México, AMÉRICA do NORTE, CENTRAL e CARAÍBAS

Já dissemos que o primeiro jogo do Campeonato é no dia 6 de junho e opõe o Canadá (8ª a nível mundial) à China (16ª). Agora acrescentaremos que os primeiros jogos em Montreal terão lugar no Estádio Olímpico, no dia 9 de junho. O programa é duplo e é constituído dos jogos Espanha (14ª) x Costa Rica (37ª), às 16h00; e Brasil (7ª) x Coreia (18ª), às 19h00.

Personalidades femininas

Acima falámos nas muitas promoções que se tem levado a cabo um pouco por toda a parte do Canadá como forma de chamar a atenção do público, sobretudo o que se interessa pelo desporto, para este grandioso acontecimento. Uma dessas atividades foi organizada pelo comité de Montreal, com Francis Millien à cabeça. E ela constou de um jogo de futebol num dos parques da cidade entre personalidades femininas ligadas a outros desportos, como sejam os casos, por exemplo, de Marianne St-Gelais (corrida em patins no gelo), Kim St-Pierre, antiga guarda-redes da Seleção do Canadá de hóquei no gelo, e Charline Labonté, que é agora a titular daquela Seleção. Todas estas atletas são medalhadas olímpicas.

Entre as conversas com as atletas presentes neste jogo hilariante, um pormenor não nos podia escapar... Com efeito, no nosso diálogo com as duas guarda-redes nacionais, viemos a saber que ambas, quando jovens, pisaram os campos de futebol da cidade. «Jogávamos sobretudo no verão. Naquela época não havia praticamente futebol organizado no inverno», disse-nos Kim St-Pierre. Já Charline Labonté, que depois de anos a suplente daquela na equipa nacional é agora a guarda-redes n° 1 do Canadá, haveria de nos contar que «... eu até fazia parte da seleção de futebol do Quebeque. Mas também jogava hóquei no gelo. Numa altura em que foi preciso escolher, fi-lo pelo hóquei porque em dada altura não fui escolhida para continuar na seleção de futebol...».

Com o gabarito das duas guardiãs, mulheres altas e potentes fisicamente, a terem continuado a jogar futebol, até onde chegariam elas? Possivelmente, como no hóquei, ao estrelato a nível nacional e internacional!

Desporto
O Campeonato do Mundo de Futebol Feminino está à porta. Disputa-se neste grande país e começa já no dia 6 de junho, quando o Canadá defrontará a China, em Edmonton, pelas 16 horas. No mesmo dia, ainda no mesmo Estádio Commonwealth (60 mil lugares), mas agora às 19 horas, defrontar-se-ão as equipas da Nova Zelândia e Holanda, que fazem parte do Grupo «A», o grupo do Canadá.
Mundial de Futebol Feminino Canada 2015.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020