logo
rss  Vol. XIX - Nº 329         Montreal, QC, Canadá - terça-feira, 07 de Abril de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Conselho das Comunidades

Eleições em setembro

Lisboa – As eleições para o Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) deverão ser realizadas no início de setembro, disse o secretário de Estados das Comunidades, José Cesário.

"(As eleições para o CCP) hão de ser no início de setembro», disse à Lusa José Cesário.

O Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) é o órgão consultivo do Governo para as políticas relativas à emigração e às comunidades portuguesas e representativo das organizações civis não-governamentais de portugueses no estrangeiro.

Segundo a alteração à lei que regula as competências, modo de organização e funcionamento daquele órgão consultivo, publicada no Diário da República a 16 de abril, para se votar para aquele órgão já não basta estar inscrito no consulado, mas é necessário estar recenseado eleitoralmente.

«Sessenta dias antes das eleições cessa, efetivamente, o recenseamento eleitoral», confirmou José Cesário.

Membros da comunidade portuguesa no Reino Unido já haviam manifestado, no final de abril, apreensão sobre a escolha da data para as eleições do CCP, devido a esta questão do prazo para o recenseamento eleitoral, que poderia afastar muitos eleitores portugueses não recenseados se as eleições fossem realizadas em junho, data anteriormente anunciada pelo secretário de Estado.

José Cesário disse que, sendo as eleições do CCP em setembro, «dá um bom prazo» para os portugueses realizarem o seu recenseamento eleitoral.

«Ainda têm este mês (maio) e o mês de junho para poderem realizar o recenseamento», afirmou o secretário de Estado das Comunidades, acrescentando que «é lamentável» que os portugueses não tenham ainda feito o recenseamento eleitoral.

Os membros do CCP são eleitos por círculos eleitorais correspondentes a países ou grupos de países, a regulamentar pelo Governo, por mandatos de quatro anos, por sufrágio universal, direto e secreto. São eleitores do CCP os portugueses inscritos no posto consular português da respetiva área de residência que tenham completado 18 anos de idade até 60 dias antes de cada eleição do CCP.

Portugal
Lisboa – As eleições para o Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) deverão ser realizadas no início de setembro, disse o secretário de Estados das Comunidades, José Cesário.
Conselho Comunidades Eleicoes Cesario.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020