logo
rss  Vol. XIX - Nº 329         Montreal, QC, Canadá - quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Bilhete de Lisboa

Museu Nacional dos Coches

Por Filipa Cardoso

Fui este sábado fazer a visita de despedida ao Museu Nacional dos Coches. O espólio deste museu vai ser transferido para um novo edifício que será inaugurado no próximo dia 23 de maio, data em que se comemora os 110 anos da sua inauguração, em 1905, como «Museu dos Coches Reaes».

Na segunda-feira, 11 de maio de 2015, o ex-Picadeiro Real de Belém, onde se encontra o museu, fecha as suas portas.

O museu foi criado pela rainha D. Amélia Orleans de Bragança, mulher do rei D. Carlos I e atualmente reúne uma coleção que é considerada única no mundo, para além das 29 viaturas da primitiva coleção, já na República o espólio aumentou com outras do Patriarcado de Lisboa e de casas nobres portuguesas.

O seu atual espólio é constituído por coches de aparato e triunfal, por berlindas, seges e carruagens, liteiras e cadeirinhas. Não podendo esquecer todos os acessórios correspondentes das viaturas, cavalaria, cortejos e fardamento. Existe também uma valiosa coleção de pinturas e gravuras que retratam os vários membros da família real da dinastia de Bragança.

O coche da Embaixada ao Papa Clemente é sem dúvida o mais esplendoroso. Este coche fazia parte de um conjunto de cinco coches temáticos e dez de acompanhamento que integravam o cortejo da embaixada, enviada pelo rei D. João V ao Papa, em 1716.

O novo edifício que vai expor todo este espólio começou a ser construído em 2009 e ficou terminado em 2012.

O arquiteto responsável é Paulo Mendes da Rocha, brasileiro, que teve a colaboração de Ricardo Bak Gordon..

O preço final terá sido na ordem dos 40 milhões de euros em parte pago pelos lucros da contrapartida da construção do Casino de Lisboa.

Está localizado na Praça Afonso de Albuquerque a poucos metros de distância do atual museu.

Ocupa uma área de 15 117 metros quadrados nos terrenos das antigas Oficinas Gerais do Exército.

É um edifico moderno, de linhas retas, com altura de quatro andares, que ao longo do tempo da sua construção, por diferentes motivos, tem sido alvo de muitas críticas.

Espero visitar em breve o novo Museu Nacional dos Coches e enviar um Bilhete de Lisboa com as novidades.

Bilhete de Lisboa
Fui este sábado fazer a visita de despedida ao Museu Nacional dos Coches. O espólio deste museu vai ser transferido para um novo edifício que será inaugurado no próximo dia 23 de maio, data em que se comemora os 110 anos da sua inauguração, em 1905, como «Museu dos Coches Reaes».
Bilhete de Lisboa.doc
no
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020