logo
rss  Vol. XIX - Nº 328         Montreal, QC, Canadá - domingo, 31 de Maio de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Na Universidade de Montreal

Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP

A fim de celebrar o «Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP», os Estudos Lusófonos da Universidade de Montreal e o Consulado-Geral de Portugal em Montreal decidiram organizar uma sessão comemorativa no dia 8 de maio de 2015, das 18 às 20 horas, na sala C-3061 do Carrefour des arts et des sciences de l´Université de Montréal, sita no 3150, rue Jean-Brillant.

É o quinto ano consecutivo que os países da CPLP comemoram esta data, instituída a 20 de julho de 2009, por resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da organização, realizada na Cidade da Praia, Cabo Verde. Esta decisão fundamenta-se no facto de a língua portuguesa constituir, entre os povos da comunidade, «um vínculo histórico e um património comum resultantes de uma convivência multissecular que deve ser valorizada». Esta sessão comemorativa visa celebrar, ainda, os 8 séculos da língua portuguesa, a sua valorização e a visibilidade do Português, «enquanto idioma oficial de nove países inseridos em múltiplas matrizes geopolíticas e culturais».

Do programa constam a exposição bilingue «O Potencial Económico da Língua Portuguesa / Le potentiel économique de la langue portugaise» e um conjunto de alocuções alusivas quer aos vários aspetos temáticos que constam dos 17 painéis da exposição acima mencionada, quer a aspetos que versam sobre as culturas da CPLP e da Língua.

O Dr. Juan Carlos Godenzzi, diretor do Departamento de Literaturas e de Línguas Modernas da Universidade de Montreal e o Dr. José Guedes de Sousa, cônsul-geral de Portugal em Montreal, proferem as palavras de boas-vindas, seguindo-se três breves comunicações:

"O Potencial Universal e Económico da Língua Portuguesa» pelo Dr. Luís Aguilar, docente do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua e Professor Convidado da Universidade de Montreal.

Breve História do Ensino da «Língua Portuguesa em Montreal e na Universidade de Montreal (1973-2015)» pela Dra. Apparecida de Almeida, professora de língua portuguesa e cultura brasileira da Universidade de Montreal e pioneira do ensino do Português nestas paragens.

«A Língua Portuguesa no Quebeque e no Canadá» por Ricardo Costa, finalista do Curso de Estudos Lusófonos da Universidade de Montreal.

Haverá ainda um concurso intitulado, «Totolíngua» sobre aspetos da ortografia da língua portuguesa, cujo prémio será entregue no final da sessão por Francisco Salvador.

É de realçar, por fim, que a organização de algumas iniciativas que acabamos de descrever é da responsabilidade de alguns estudantes finalistas do curso de Estudos Lusófonos.

A Caixa Desjardins Portuguesa patrocina a exposição supramencionada.

Conta-se com a presença da Dra. Maria Elisa Theófilo de Luna, cônsul-geral do Brasil em Montreal. Estarão, igualmente, presentes representantes de várias associações portuguesas, brasileiras e angolanas.

Língua Portuguesa
A fim de celebrar o «Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP», os Estudos Lusófonos da Universidade de Montreal e o Consulado-Geral de Portugal em Montreal decidiram organizar uma sessão comemorativa no dia 8 de maio de 2015, das 18 às 20 horas, na sala C-3061 do Carrefour des arts et des sciences de l´Université de Montréal, sita no 3150, rue Jean-Brillant.
na Universidade de Montreal.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020