logo
rss  Vol. XIX - Nº 328         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Francisco LUIS DSC_0521

Festival Metropolis Bleu

Camões declamado, por aí, na rua...

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor foi comemorado de forma criativa no seio da comunidade portuguesa em Montreal. Com a presença do antigo secretário de Estado da Cultura Francisco José Viegas, que veio também para participar no Festival Internacional de Literatura Metropolis Bleu, realizado de 20 a 26 de abril, o Centro de Estudos Lusófonos da Universidade de Montreal viu a sua proposta ser a escolhida e apoiada na comemoração desta data. Depois de nos últimos 20 anos se ter visto todas as outras culturas representadas, chegou a vez da literatura portuguesa receber finalmente alguma atenção.

Desporto
Nigel Reo-Cocker image

Final da Liga dos Campeões da CONCACAF

Impacto perde para clube superior

Na verdade, ninguém esperava que uma equipa que acaba a época em último lugar da sua liga, no caso a MLS (Major League Soccer), seis meses depois possa estar a disputar a prova máxima (Liga dos Campeões) do seu continente, chegando mesmo à etapa derradeira... E não a ganhou, esta é a nossa opinião, por demasiados erros próprios, que adiante iremos esclarecer.

Comunidade
Karine Guide

Karine Soares e Nancy Laliberté

Duas estrelas em saúde e segurança no trabalho

Caros leitores, no dizer do mundo, hoje, o que quer que seja não é difícil, mas criticar os sistemas governamentais e as suas burocracias é um grande desafio. Então para quem conhece as leis, como é o caso das nossas estrelinhas de hoje, Karine e Nancy, ficarão com a sensação de que muitas coisas não foram ditas, apesar do turbilhão de ideias para partilhar.

Comunidade
Natercia DSC_0142

Natércia Rodrigues...

Honra o seu marido José e a sua mãe Cipriana Moita

Rodeada por algumas dezenas de amigos vindos manifestar-lhe o seu afeto, Madame Natércia Rodrigues prestou uma homenagem bem merecida ao seu marido José Rodrigues e à sua mãe Cipriana Moita, por altura duma cerimónia que teve lugar no «Chez le Portugais». A ocasião foi bem escolhida para fazer um balanço do trabalho, e sobretudo da devoção, destas três pessoas bem conhecidas.

Internacional
Jules Coderre DSC_0091

Quando é que Portugal vai reconhecer o genocídio arménio?

A comunidade arménia do Quebeque e outras coletividades vítimas de genocídio através do mundo tinham razão de estar orgulhosas da sua imponente marcha de domingo passado nas ruas de Montreal. Uma multidão imensa marchou de forma recolhida e disciplinada para denunciar todos os genocídios do século XX. A iniciativa partiu dos Arménios que comemoram o 100º aniversário das exações sofridas às mãos dos Turcos antes e depois de 1915.

Ler em PDF
Açores

Por Osvaldo Cabral

A vez de Bolieiro

Duarte Freitas fez com que as próximas eleições para a Assembleia da República sejam um referendo à sua liderança.
Ler artigo
Política Canadiana

Arlindo Vieira nomeado comissário

LusoPresse – O bem conhecido advogado da nossa comunidade, Arlindo Vieira, foi nomeado na semana passada para fazer parte do Secretariado de Consultas Púbicas da cidade de Montreal – OCPM
Ler artigo
Açores

Por Osvaldo Cabral

As condecorações banais

Mais um ano de condecorações e mais uma polémica com o chumbo de personalidades propostas.
Ler artigo
Comunidade

Concerto gratuito

Fado de Coimbra

Montreal – No próximo dia 9 de maio, às 20h, será apresentado pela LUSOBEC um concerto gratuito de Fado, versão dos estudantes da Universidade de Coimbra, na Igreja São João Batista.
Ler artigo
Comunidade

Isabel dos Santos:

«Os bancos representam a presença portuguesa em Montreal»

Com o evento Metropolis bleu a decorrer e no âmbito das actividades realizadas no dia do livro e dos direitos de autor, o jornal LusoPresse entrevistou Isabel dos Santos, mentora do projecto que levou à construção dos bancos ao longo do Boulevard Saint-Laurent, que nos revelou alguns detalhes da elaboração e concretização deste projecto aquando da sua passagem como vareadora na Câmara Municipal de Montreal.
Ler artigo
Editorial

Editorial

O elefante invisível

Costuma-se dizer que não há pior cego do que aquele que não quer ver. Isto aplica-se perfeitamente ao Parti Québécois (PQ) que vai de olhos fechados eleger para o dirigir aquele que ficará na história como o coveiro do partido de René Lévesque.
Ler artigo
Desporto

Campeonato Canadiano de Futebol

Quem será o Campeão de 2015?

Há poucos dias acabou a prova que integra todos os campeões dos países que compõem a CONCACAF, a chamada Liga dos Campeões. E com a Taça, já todos sabem, ficou o Clube América, da cidade do México, que na derradeira jornada, correspondente à final, bateu o Impacto de Montreal, por 5-3 no conjunto dos dois jogos.
Ler artigo
Língua Portuguesa

Na Universidade de Montreal

Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP

A fim de celebrar o «Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP», os Estudos Lusófonos da Universidade de Montreal e o Consulado-Geral de Portugal em Montreal decidiram organizar uma sessão comemorativa no dia 8 de maio de 2015, das 18 às 20 horas, na sala C-3061 do Carrefour des arts et des sciences de l´Université de Montréal, sita no 3150, rue Jean-Brillant.
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019