logo
rss  Vol. XIX - Nº 328         Montreal, QC, Canadá - quinta-feira, 16 de Julho de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook
Karine Guide.jpg

Karine Soares e Nancy Laliberté

Duas estrelas em saúde e segurança no trabalho

Adelaide Vilela

Por Adelaide Vilela

Caros leitores, no dizer do mundo, hoje, o que quer que seja não é difícil, mas criticar os sistemas governamentais e as suas burocracias é um grande desafio. Então para quem conhece as leis, como é o caso das nossas estrelinhas de hoje, Karine e Nancy, ficarão com a sensação de que muitas coisas não foram ditas, apesar do turbilhão de ideias para partilhar.

E cada uma destas joias decidiu trabalhar, por conta e risco, durante mais de 12 meses num projeto de prevenção e apoio para levar ajuda aos trabalhadores acidentados da região dos Appalaches. O objetivo foi escrever um livro, tendo a advogada Nancy Laliberté metido mãos à obra para reconhecer todas as leis e pô-las em funcionamento para fins de publicação. Por sua vez Karine Soares, pioneira na escrita (filha de peixe sabe nadar), como professora de história, fez toda a pesquisa necessária e juntou os documentos, como mais-valia, para que o livro fosse um guia de planeamento perfeito para o trabalhador. O livro foi intitulado JEUNE TRAVAILLEUR POLYVALENT, prefaciado pelo advogado Marc Bellemare.

Não gostaríamos muito de falar do livro em si, o melhor seria que cada um de vós adquirisse um exemplar. Um guia destes é um bem e um valor pois ensina como tratar vários assuntos, tais como: as doenças relacionadas com a profissão, problemas sobre os acidentes de trabalho, lesões crónicas, etc. As leis existentes são consideradas no guia e o trabalhador pode consultá-las, assim como aprender a tratar de muitos outros assuntos, exemplo: questões jurídicas. Para que a missão tivesse uma abordagem de força e de paz, e em colaboração plena com as escritoras, estiveram as CSST e a CATTARA que apreciaram o guia considerando-o útil.

O que é a CATTARA: é uma Comissão que foi fundada em 1983, para apoiar os trabalhadores acidentados da região de Chaudière-Appalaches. É um organismo que funciona benevolamente.

Quanto ao «Guide du Jeune Polyalent» foi pensado e escrito pela nossa luso-canadiana Karine Soares, filha do poeta Laureano Soares, em colaboração com a colega advogada, para informar o trabalhador do Quebeque de todos os seus direitos em matéria de saúde e segurança no trabalho e doenças profissionais.

Com os olhos a piscarem de cansados fiz uma passagem pelo GOOGLE e vejam bem o que encontrei por lá, e com esta citação vou concluir:

«Nancy Laliberté, directrice du CATTARA et Karine Soares, agente de prévention et de développement, ont travaillé un an sur ce projet de guide. Il est agrémenté de multiples exemples, graphiques, illustrations et a été tiré à 900 exemplaires. Tous les jeunes qui suivront la formation en santé et sécurité en recevront un exemplaire gratuit».

Quantos jovens das comunidades portuguesas terão direito a um exemplar do livro da nossa bela Karine? Mandem-me um sinal. Ficarei satisfeita.

Até breve leitores, vou segura, vou com Deus para terras de Portugal.

Comunidade
Caros leitores, no dizer do mundo, hoje, o que quer que seja não é difícil, mas criticar os sistemas governamentais e as suas burocracias é um grande desafio. Então para quem conhece as leis, como é o caso das nossas estrelinhas de hoje, Karine e Nancy, ficarão com a sensação de que muitas coisas não foram ditas, apesar do turbilhão de ideias para partilhar.
Karine Soares Livro.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020