logo
rss  Vol. XIX - Nº 327         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Karene Aguiar, em servico de reportagem da LusaQ TV, aqui no cokpit do aviao pilotado por Robert Piche

LusoPresse e LusaQ TV...

A bordo com o comandante Robert Piché

O jornal LusoPresse e o programa de televisão LusaQ TV tiveram a honra de ser convidados a embarcar no voo que fez parte do grande evento «La Grande envolée du commandant Piché». Realizado com o objetivo da obtenção de fundos para a Fundação Robert Piché, o evento teve como principal atração uma viagem durante uma hora de voo num dos Airbus A330 com parceira de negócios Air Transat, comandado pelo piloto que se tornou célebre por ter aterrado de emergência em agosto de 2001 no aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, com mais de 300 passageiros a bordo, na sua maioria portugueses.

Política Canadiana
Denis lebel e Manuel Puga na chegada ao Hotel Mirage

Perante vasta plateia...

Denis Lebel senta-se à mesa com Manuel Puga

Desta vez foi em Blainville, no Hotel Le Mirage, que o jornal LusoPresse seguiu de perto mais um evento de apresentação da candidatura pelo Partido Conservador do Canadá de Manuel Puga.

Comunidades
Luisa Querido

Décimo quinto Dia da Mulher do LusoPresse

Breves dados sobre as 15 homenageadas

Depois de aqui se ter relatado o que foi a Festa do 15° Dia da Mulher do LusoPresse, este ano com dois dias de promoções, hoje queremos apresentar, para ficar para a História Comunitária, um breve resumo do que são ou fizeram as 15 Mulheres escolhidas pelo LusoPresse, nomeadamente, no decorrer da sua atividade profissional.

Açores
Cristina Calisto discurso Foto 1

Freguesia de Nossa Senhora do Rosário

Assinala 422 anos de elevação a freguesia

No âmbito das comemorações do 422º aniversário da freguesia de Nª. Sra. do Rosário, a presidente da autarquia lagoense, Cristina Calisto Decq Mota, marcou presença, destacando que celebrar 422 anos da elevação do Rosário a freguesia «é ampliar não só a história biográfica desta freguesia, assinalando o seu passado no presente, mas também unindo-o a um futuro que se espera próspero e que se revele, sobretudo, numa melhor e maior qualidade de vida das famílias lagoenses».

Ler em PDF
Editorial

Editorial

Um cravo no caixão

Depois de vermos as tristes cenas que nos ofereceram alguns professores da Université du Québec à Montréal (UQAM), e em particular as declarações da presidente do sindicato dos «eméritos» docentes daquela instituição aos microfones da Radio-Canada, em relação ao vandalismo e aos atos de sabotagem dos estudantes mascarados, que dizer senão, parafraseando Churchill, que se aos 18 anos não és revolucionário, és um jovem sem ideais, mas se continuas nessa vereda aos 50 és um grandessíssimo asno!
Ler artigo
Crónica

Crónica sem título...

Com esta crónica termino a minha colaboração no «Correio dos Açores», que também vinha sendo publicada no «LusoPresse».
Ler artigo
Crónica

O complexo de Édipo

Conta a mitologia grega que numa tarde cinzenta e invernosa, em pleno cenário bucólico – provavelmente semelhante à pacatez natural de uma ilha açoriana – Laio, Rei de Tebas, terá sido abordado por um Oráculo, que o alertou para o seu futuro inesperado: «vais ser assassinado pelo teu próprio filho!».
Ler artigo
Comunidades

Sopram os ventos da Juventude nas margens Atlânticas

“Ficou-nos esta sina de permanecermos unidos. Porque somos irmãos. Continuamos por cá. Entre mar e céu, entre marés e montanhas. Divinos, quase. As coisas ou nós? Tudo. [...] Desde o «cagarro» de Santa Maria ao «manezinho» da Ilha. Vocês continuam por cá. E nós estamos aí.”
Ler artigo
Poesia

Aurora de Abril

in Daniel Bastos, Terra, Editora Converso, 2014
Ler artigo
Correio dos Leitores

Caro Norberto,

É a ti que cabem os nossos agradecimentos sinceros, pois foi a tua iniciativa e vontade que tornaram possível que as mulheres da nossa comunidade se sintam reconhecidas e apreciadas.
Ler artigo
Bilhete de Lisboa

Bilhete de Lisboa

Desporto

Em Portugal o «desporto rei» é, e julgo que continuará a ser, o futebol.
Ler artigo
Comunidade

Francisco José Viegas em Montreal

Francisco José Viegas, professor, romancista, radialista, jornalista, político, autor de As Duas Águas do Mar, Um Céu Demasiado Azul e Longe de Manaus, está de volta a Montreal, desta vez para participar no Festival Internacional de Literatura Metropolis Bleu, onde irá participar em vários eventos, de que se destacam os seguintes:
Ler artigo
Comunidade

Da autoria de Carlos Taveira

Livro sobre Marie-Josèphe-Angélique

Com a chancela de «Les Éditions L’Interligne", Otawa, aqui vai a capa e o comunicado de imprensa do meu novo romance »Mots et marées 02" (Palavras e marés tomo 2), disponível a partir do dia 15 de abril. Título secundário: »Les maux de Marie-Josèphe-Angélique" (As mágoas de Marie-Josèphe-Angélique).
Ler artigo
Comunidade

Liga dos Combatentes

Jantar de confraternização

A Liga dos Combatentes, secção do Quebeque, levou a efeito um jantar de confraternização dos seus membros, antigos soldados, esposas destes, familiares, e outros amigos, muitos deles sem filiação ao exército português, mas ligados, por amizade, aos membros efetivos desta organização muito peculiar.
Ler artigo
Comunidade

mDia 23 de abril

Literatura Portuguesa no Dia Mundial do Livro

A proposta ganhadora apresentada pelos Estudos Lusófonos da Universidade de Montreal foi selecionada pela sua originalidade, pela ligação com o tema, pelo seu impacto no enriquecimento da vida literária e pela ampliação e variedade dos públicos visados.
Ler artigo
Comunidade

Em maio...

Fado de Coimbra vem até Montreal

Ferreira Café, Montreal –  Leonardo Soares, presidente da muito recente Lusobec (Fundação sem fins lucrativos criada por estes dias) divulgou o programa para a grande noite do Fado de Coimbra, que terá lugar no dia 9 de maio de 2015, na cidade de Montreal.
Ler artigo
Comunidade

Em Anjou, no Domingo de Páscoa

Houve festa no Centro Comunitário

O Centro Comunitário do Espírito Santo de Anjou organizou no dia 5 de abril, domingo de Páscoa, um almoço de confraternização entre vários membros da comunidade portuguesa residente. Parte do valor pago por cada refeição reverterá em forma de donativo para a Associação Cultural de Educação Boneca de Trapos dos Açores. Esta associação, Ana Isabel Ferreira é a diretora, dedica-se ao apoio a crianças carenciadas.
Ler artigo
Desporto

Campeonato da Major League Soccer

Para quando uma vitória do Impacto?

Em 2015, para o Campeonato da MLS, o Impacto de Montreal já realizou 4 jogos, iguais a duas derrotas e dois empates. É verdade que ainda só disputou um desafio em casa, contra o Orlando City SC, quando o resultado se cifrou num empate a 2 golos... Nas três deslocações que fez, o melhor resultado (0-0) fê-lo contra o Revolution, em Bóston, diante do finalista da Taça MLS da época passada.
Ler artigo
Portugal

Sobre Fafe...

Livro ganha prémio

É com enorme satisfação que aproveito o ensejo para anunciar que um dos meus últimos livros «Fafe – História, Memória e Património», uma obra de 300 páginas com prefácio do fotógrafo francês Gérald Bloncourt e chancela da Editora Converso, em edição trilingue (Português, Francês e Inglês), resultado de uma parceria com o fotógrafo José Pedro Fernandes e o tradutor Paulo Teixeira, arrecadou o Prémio Literário A. Lopes de Oliveira, respeitante a obras publicadas nos anos de 2013 e 2014 no âmbito de Estudos Histórico Sociais de Âmbito Local ou Regional.
Ler artigo
Desporto

FC Montreal

Nova derrota

Como já todos sabem, o Impacto tem uma segunda equipa, o FC Montreal. Ela joga na divisão United Soccer League Pro, o que em termos de futebol norte-americano se pode definir como a Terceira Divisão.
Ler artigo
Desporto

Novo reforço

Kenny Cooper, um atacante

No plantel escolhido pela equipa técnica do Impacto para este ano, desde a primeira hora que se notou uma carência de atacantes. E dos que ficaram ou foram escolhidos para esta temporada, que se quer de êxito, eles são muito jovens, ainda sem grande experiência para poderem arcar com tanta responsabilidade, sobretudo quando as coisas não estiverem a correr bem. Pelos vistos, o problema com os atacantes já começou... E muito mais cedo do que se pensou.
Ler artigo
Portugal

Parque Nacional da Peneda-Gerês

O quarto do Mundo!

Na edição on-line de terça-feira, dia 7 de abril, o jornal Expresso faz referência a um artigo do «The Guardian» dedicado aos mais belos parques naturais no mundo e onde o Parque Nacional da Peneda-Gerês aparece em quarto lugar.
Ler artigo
Portugal

Em Arcos de Valdevez

Presidente dá boas-vindas a alunos Polacos

O Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, fez esta segunda-feira, dia 13 de abril, nos Paços do Concelho, uma sessão de acolhimento e boas-vindas a um grupo de 24 alunos e 4 professores oriundos da Polónia que estarão em Arcos de Valdevez até ao próximo dia 11 de maio, enquadrados num projeto de parceria entre a Epralima e a Escola Zespol Szkol Ekonomiczno-Uslugowych localizada em Rybnik, consignado no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.
Ler artigo
Portugal

Escola Superior de Saúde

Assinala 50º aniversário

A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico da Guarda está a promover alguns eventos que pretendem assinalar o seu 50º aniversário.
Ler artigo
Açores

Na Lagoa

«Concurso de Maios» marca tradição

Quase com duas décadas de existência, a Câmara Municipal de Lagoa está a organizar novamente o Concurso de Maios que, habitualmente, se concretiza a 1 de maio, entre as 9h00 e as 18h00.
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019