logo
rss  Vol. XIX - Nº 327         Montreal, QC, Canadá - sexta-feira, 03 de Abril de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Parque Nacional da Peneda-Gerês

O quarto do Mundo!

Na edição on-line de terça-feira, dia 7 de abril, o jornal Expresso faz referência a um artigo do «The Guardian» dedicado aos mais belos parques naturais no mundo e onde o Parque Nacional da Peneda-Gerês aparece em quarto lugar.

Parque do Geres.jpg
                                                       Parque do Gerês (Logotipo)

O que fez o Parque Nacional integrar a lista do top ten foram parâmetros como a beleza natural, paisagens extraordinárias e a vida selvagem.

O «top», publicado no dia 30 de março, é liderado pelo parque Gran Paradiso, em Itália, seguido do Triglav, na Eslovénia e pelo Oulanka, na Finlândia.

De destacar que em 2014 o Parque Nacional da Peneda-Gerês também foi classificado pela TRIVAGO como sendo o nono melhor destino, dentre os 100 melhores na vertente qualidade preço.

Estas distinções são motivo de orgulho já que Arcos de Valdevez integra no seu território uma parte significativa desta área protegida, única no contexto português e único com esta classificação em Portugal – no concelho de Arcos de Valdevez, o PNPG, ocupa uma área aproximada de 13 000 hectares, ocupando cerca de 30% do território municipal e representa cerca de 19 % do total da área do PNPG.

O município de Arcos de Valdevez, bem como todos os restantes municípios que integram o Parque Nacional da Peneda-Gerês e ainda os municípios que integram o Parque Natural Baixa Límia Serra do Xurés, do lado Galego, foram recentemente classificados pela UNESCO como Reserva Natural da Biosfera o que, só por si, é indicativo da riqueza ambiental, paisagista e de biodiversidade do território e da importância que tal assume no contexto nacional e internacional, ao nível de espaço classificados e de espécies protegidas.

Em Arcos de Valdevez o Parque Nacional tem, reconhecidamente, um papel fundamental, tanto na perspetiva da conservação da natureza, como na perspetiva do desenvolvimento rural sustentado do município. Foi a pensar nisso que o município se envolveu na construção da Porta do Mezio, um projeto que pretende assumir-se como um dos principais polos do desenvolvimento económico sustentado de Arcos de Valdevez, assente na capacidade de atração e visibilidade do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O Parque gera movimentações em torno de áreas como o Turismo de habitação, do desporto, da gastronomia, da educação ou da investigação, e Arcos de Valdevez faz parte dele.

Portugal
Na edição on-line de terça-feira, dia 7 de abril, o jornal Expresso faz referência a um artigo do «The Guardian» dedicado aos mais belos parques naturais no mundo e onde o Parque Nacional da Peneda-Gerês aparece em quarto lugar.
Parque Nacional Peneda Geres.doc
no
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020