logo
rss  Vol. XIX - Nº 327         Montreal, QC, Canadá - quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Na Lagoa

«Concurso de Maios» marca tradição

Quase com duas décadas de existência, a Câmara Municipal de Lagoa está a organizar novamente o Concurso de Maios que, habitualmente, se concretiza a 1 de maio, entre as 9h00 e as 18h00.

Trata-se da 19ª edição do «Concurso de Maios», que é já uma tradição no concelho de Lagoa e que, ano após ano, tem conseguido envolver diversas entidades, associações e particulares que insistem em preservar este costume. De salientar o facto de haver prémios para os três melhores maios que serão avaliados pelo júri neste mesmo dia, tendo em conta critérios como a originalidade e criatividade; estética e harmonia; cores, formas e materiais utilizados e mensagem subsequente ao maio.

Os Maios na Lagoa.jpg
    

As inscrições, para este concurso, podem ser realizadas até ao próximo dia 29 de abril, na Casa da Cultura Carlos César através do telefone 296 960 600, ou ainda, através do endereço de correio eletrónico frederico-cml@mail.telepac.pt.

Refira-se que, esta é uma tradição de incontestável expressão da cultura popular e ocupa um lugar de relevo na memória coletiva do povo, pelo que, este concurso pretende valorizar e manter viva a tradição dos maios entre a população lagoense para que não venha a ser apenas uma recordação dos mais antigos, mas sim uma realidade das novas gerações. Os maios assumem-se como representações humanas, em tamanho natural, que demonstram atitudes humanas recreativas de cenas do quotidiano. São realizados pela população e expostos no feriado de 1 de maio, nas ruas, varandas, estradas e largos. Junto de cada boneco ou sobre o próprio, está, na maioria das vezes, colocada uma fala ou dizer, por vezes em forma de verso. Os bonecos, as cenas, os dizeres e as narrativas, quase sempre são revestidos de humor e têm, muitas vezes, um sentido crítico ou satírico, sendo habitualmente referentes à situação político-social que se vive no país, todavia, na maioria dos casos são apenas uma celebração saudável do quotidiano.

O ano passado a autarquia contou com a participação de 24 maios realizados em todas as freguesias do concelho de Lagoa.

Açores
Quase com duas décadas de existência, a Câmara Municipal de Lagoa está a organizar novamente o Concurso de Maios que, habitualmente, se concretiza a 1 de maio, entre as 9h00 e as 18h00.
Na Lagoa.doc
no
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020