logo
rss  Vol. XIX - Nº 327         Montreal, QC, Canadá - domingo, 05 de Julho de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Freguesia de Nossa Senhora do Rosário

Assinala 422 anos de elevação a freguesia

Cristina Calisto discurso Foto 1.jpg
A presidente Cristina Calisto

No âmbito das comemorações do 422º aniversário da freguesia de Nª. Sra. do Rosário, a presidente da autarquia lagoense, Cristina Calisto Decq Mota, marcou presença, destacando que celebrar 422 anos da elevação do Rosário a freguesia «é ampliar não só a história biográfica desta freguesia, assinalando o seu passado no presente, mas também unindo-o a um futuro que se espera próspero e que se revele, sobretudo, numa melhor e maior qualidade de vida das famílias lagoenses». Apelou, igualmente, para que «todos os dirigentes políticos com responsabilidades públicas acrescidas, saibam fazer a ponte entre o passado e o futuro e garantir o desenvolvimento desta freguesia».

Para a autarca lagoense, apesar dos tempos difíceis que se vivem nos dias de hoje, «as pessoas foram, são e continuarão a ser a principal prioridade na atuação de políticas do Município». Neste sentido, referiu que «a responsabilidade é acrescida e o principal compromisso deve ser o de superar as dificuldades, reaprendendo, de forma exigente e criteriosa, a atuar para que possamos continuar a melhorar a vida dos lagoenses e, sobretudo, levar a todos os lares os preciosos bens para um vida com qualidade e dignidade».

A autarca aproveitou, neste sentido, para felicitar as três instituições particulares de solidariedade social, Centro de Nossa Senhora do Rosário, Centro Social e Cultural da Atalhada e Centro Sócio Cultural de S. Pedro, que foram distinguidas na sessão solene. Em seu entender, são instituições que «abraçam as dificuldades num contexto de proximidade e de relação afetiva, são pilares desta freguesia, são agentes de dinamização social, de sustentabilidade, de luta contra a pobreza,  de combate à exclusão social e de tantas outras missões que asseguram com desprendimento e com solidariedade».

A Presidente da Câmara Municipal de Lagoa deixou, igualmente, uma palavra especial à homenageada Maria Laura Rodrigues Cardeal, pelos seus 100 anos de vida, comemorados recentemente. 

No âmbito desta celebração, Cristina Calisto Decq Mota relembrou ainda alguns dos projetos da Autarquia para a freguesia de Nossa Senhora do Rosário, como é o caso da requalificação do Campo Municipal João Gualberto Borges Arruda, a ampliação do Porto dos Carneiros, o destino a dar e a requalificação da fábrica do Álcool, a construção do Mercado Municipal ou o desenvolvimento do tecnoparque como polo nuclear para o crescimento da Lagoa a médio prazo.

Frisando a ideia de que «não fará promessas que não poderá cumprir, comprometeu-se sim a empenhar-se para que se encontre soluções a curto e médio prazo e que estes projetos se adequem às reais necessidades das pessoas, que reforcem a economia local e, sobretudo, contribuam para o desenvolvimento da sociedade, numa total integração de todos».

A sessão solene terminou com o concerto musical do Orfeão de Nossa Senhora do Rosário, uma cerimónia que assinalou assim as comemorações dos 422 anos de elevação do Rosário a freguesia.

MUNICÍPIO DE LAGOA | AÇORES

MUNICÍPIO DE LAGOA | AÇORES

Largo D. João III, Santa Cruz - 9560-045 Lagoa | Telf: 296 960 600 Fax: 296 916 229 | cm-lagoa.azoresdigital.pt

Açores
No âmbito das comemorações do 422º aniversário da freguesia de Nª. Sra. do Rosário, a presidente da autarquia lagoense, Cristina Calisto Decq Mota, marcou presença, destacando que celebrar 422 anos da elevação do Rosário a freguesia «é ampliar não só a história biográfica desta freguesia, assinalando o seu passado no presente, mas também unindo-o a um futuro que se espera próspero e que se revele, sobretudo, numa melhor e maior qualidade de vida das famílias lagoenses».
Freguesia de Nossa Senhora do Rosario.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020