logo
rss  Vol. XIX - Nº 327         Montreal, QC, Canadá - domingo, 05 de Julho de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Em maio...

Fado de Coimbra vem até Montreal

Reportagem de Nuno Cansado, estagiário

Ferreira Café, Montreal – Foi no Restaurante Ferreira Café, em Montreal, que Leonardo Soares, presidente da muito recente Lusobec (Fundação sem fins lucrativos criada por estes dias) divulgou o programa para a grande noite do Fado de Coimbra, que terá lugar no dia 9 de maio de 2015, na cidade de Montreal. O espetáculo que contará com a presença de artistas locais, e não só, como Cathy Pimentel, do diretor artístico português do grupo Lusitaniae Musica, Filipe Batista, do violonista Mario Giroux e da pianista Ingrid Hollerbach, irá também contar com a presença de três guitarristas provenientes do continente português.

Leonardo Soares com os musicos montrealenses que vao tomar parte na Noite do Fado de Coimbra.JPG
Leonardo Soares com os musicos montrealenses que vao tomar parte na Noite do Fado de Coimbra

 

Os «mestres» da guitarra portuguesa são três, e vêm de Coimbra. Rui Pato é médico pneumologista diplomado por aquela Universidade e desde muito cedo dedica-se ao estudo da viola e da guitarra clássica; Octávio Sérgio, diplomado em ciências físico-químicas, também pela Universidade de Coimbra; e Paulo Alexandre, formado em economia, também pela Universidade de Coimbra. Os portugueses irão comparecer no dia 9 de maio na Igreja Saint-Jean-Baptiste, em Montreal, para proporcionarem uma noite que promete ficar na memória de todos aqueles que poderão estar presentes.

Para além de Leonardo Soares, também o artista Filipe Batista fez questão de falar e explicar às cerca de 30 pessoas presentes, na sua maioria membros da comunicação social local, o que distinguia essencialmente o fado cantado em Coimbra e o fado que se canta em Lisboa. Segundo Filipe Batista, o fado de Coimbra é mais lírico, abstrato e intelectual, por ter uma ligação aos cânticos italianos que apareceram a partir do século XVII.

Desempenhando um papel importante na comunidade no que corresponde à comunicação, o presidente da rádio Centre Ville, Rui Costa, também aproveitou para deixar uma breve explicação acerca do papel que tem a rádio na comunidade portuguesa e, neste caso concreto, como poderá ajudar na promoção do evento «Fado de Coimbra».

Leonardo Soares na conducao da conferencia de Imprensa no Restaurante ferreira Cafe.JPG
Leonardo Soares na condução da conferência de Imprensa no restaurante Ferreira Café

Antes de terminada a conferência e já com algumas pessoas a sair da sala, Filipe Batista e Cathy Pimentel, acompanhados pela pianista Ingrid Hollerbach e o violonista Mario Giroux, deixaram um «cheirinho» do que poderá ser a grande noite do dia 9 de maio, na Igreja Saint-Jean-Baptiste.

Desde 2011 que o Fado é considerado património oral e imaterial da humanidade pela UNESCO. Não será de admirar que haja interesse em levar a qualidade da música portuguesa às comunidades imigrantes espalhadas em cada país, lembrando-lhes que o Fado é património da humanidade, sim, mas nunca deixará de ser sempre nosso…

2ª edição do Festival Portugal Internacional de Montreal

Joe Puga, o responsável máximo pelo «Festival Portugal Internacional de Montreal», que se realiza pelo segundo ano consecutivo, também anunciou o programa para o próximo festival que se realizará em pleno bairro português, no seio da comunidade lusa em Montreal. De 10 a 14 de junho, entre a rua Rachel e St-Urbain, vai haver muita música – portuguesa com certeza!

O dia 10, em que se comemora o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, será dedicado à comunidade portuguesa residente na zona da grande Montreal. No dia 12, o comediante Mike Rita terá a missão de fazer rir o público que com certeza irá comparecer, e no final da noite, vindo diretamente dos Açores, um set com Dj Souza.

Joe Puga na apresentação do programa do festival Portugal Internacional de Montreal.JPG
Joe Puga na apresentação do programa do Festival Portugal Internacional de Montreal
Fotógrafo ncc - LusoPresse

 

O dia 13 ficará reservado essencialmente para o Fado e o Jazz. A luso-descendente Suzi Silva & Trio Jazz serão os primeiros a entrar em palco, seguido de Paulo Filipe, acompanhado pelos seus músicos. A fadista Marta Raposo também irá marcar presença no festival e a sua subida ao palco está agendada para as 19h30. No dia 14, domingo, será feito um desfile e haverá danças folclóricas. Haverá também um espetáculo realizado com artistas da lusofonia e a atuação do finalista do concurso de karaoke.

Comunidade
Ferreira Café, Montreal –  Leonardo Soares, presidente da muito recente Lusobec (Fundação sem fins lucrativos criada por estes dias) divulgou o programa para a grande noite do Fado de Coimbra, que terá lugar no dia 9 de maio de 2015, na cidade de Montreal.
Fado de Coimbra vem ate Montreal.doc
no
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020