logo
rss  Vol. XIX - Nº 327         Montreal, QC, Canadá - sexta-feira, 03 de Abril de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Bilhete de Lisboa

Desporto

Por Filipa Cardoso

Em Portugal o «desporto rei» é, e julgo que continuará a ser, o futebol.

Contudo o desporto nacional tem conquistado lugares, ao mais alto nível, em várias modalidades.

– Nelson Évora, especialista no triplo-salto, ganhou, recentemente, mais precisamente no passado dia 7 de março, a medalha de ouro nos Europeus de Pista Coberta de Praga (República Checa).

Natural de Cabo Verde, com 30 anos de idade, conquistou várias medalhas de ouro, a saber: em 2007, no Mundial de Atletismo, em Osaka, em 2008 nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2009 nas Universíadas de Belgrado e em 2011 nas Universíadas de Shenzhen.

No ano de 2012 Nelson sofre uma lesão grave e é operado a uma das tíbias sendo-lhe colocado ferros e parafusos... Passados cerca de 4 meses foi operado novamente pois sofria de uma infeção correndo o risco de ser amputado.

A operação foi bem-sucedida. Com muita persistência, apoio do seu treinador João Ganço e a intervenção competente da equipa médica que o assistiu, Nelson Évora consegue com um extraordinário salto de 17,21 metros subir ao pódio e ganhar uma nova medalha de ouro.

– Ana Filipa Martins é atualmente a primeira no ranking mundial de ginástica artística.

Em outubro do ano passado ganhou a medalha de ouro na Taça do Mundo de Ginástica Artística no exercício do solo e ficou em terceiro lugar na prova de saltos.

Tem 19 anos, é natural do Porto e aposta tudo num bom resultado nos Jogos Olímpicos de 2016, no Brasil.

– Rui Bragança, de 23 anos, natural de Guimarães, estudante do 5º ano de medicina é o campeão da Europa de taekwondo (arte marcial coreana) na categoria de -58 quilos.

Ainda muito jovem Rui iniciou-se na natação mas passado pouco tempo, e estando já na equipa de competição, foi obrigado a abandonar a modalidade por ser alérgico ao cloro.

Esta situação levou a que ingressasse nos treinos de taekwondo, e em 2007, com apenas 13 anos, alcançou o 3º lugar no Campeonato da Europa de Juniores.

– Marcos Freitas, de 27 anos, natural da Madeira, é hoje em dia o segundo melhor mesa-tenista europeu e o nono melhor do mundo, sendo naturalmente o melhor português da modalidade.

Marcos emigrou para a Áustria há uma década para poder treinar com a elite do ténis de mesa.

– Telma Monteiro, de 29 anos, é a menina bonita do judo português.

Soma 4 títulos de campeã europeia, 3 títulos de vice campeã mundial e acaba de ascender a líder mundial na categoria de -57 quilos.

Telma foi escolhida para ser a porta-estandarte da Comitiva Portuguesa aos Jogos Olímpicos de Londres.

Por fim, havendo muitos outros atletas merecedores de serem mencionados, retenho-me no arquiteto e cavaleiro Bruno Pica da Conceição.

Natural do Barreiro, conseguiu pela primeira vez, em 2014, na Áustria, ganhar as três provas de um Campeonato do Mundo de Equitação de Trabalho (Dressage, Maneabilidade e Velocidade), tendo garantido o título de Campeão do Mundo, que soma ao de Campeão da Europa conseguido, em 2013, em Itália.

Bilhete de Lisboa
Em Portugal o «desporto rei» é, e julgo que continuará a ser, o futebol.
Bilhete de Lisboa.doc
no
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020