logo
rss  Vol. XIX - Nº 326         Montreal, QC, Canadá - quarta-feira, 15 de Julho de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Homenagem à Mulher Portuguesa – 2015

Organização do Jornal LusoPresse e colaboração do programa LusaQ TV

Troféu: descrição e simbologia

A imagem central simboliza uma nau do tempo dos Corte-Reais, nobre família da corte de D. Manuel I, onde a vela triangular se ergue altaneira, ostentando um estilizado braço da Cruz de Cristo e as ondas desse Mar Português, onde os nossos marinheiros descobriram e deram novos mundos ao Mundo.

Foi João Vaz Corte-Real, pai de Gaspar, de Miguel e de Vasco Anes, quem descobriu cerca de 1472 a Terra Nova e a costa da América do Norte, explorando os rios Hudson e São Lourenço até à Península do Lavrador. Foi depois nomeado por D. Manuel I capitão-donatário de Angra e da Ilha de S. Jorge. Gaspar, chegou em 1500 à Gronelândia – Terra dos Corte-Reais – mas desapareceu na segunda viagem. Seu irmão partiu em sua busca e igualmente desapareceu. Vasco Anes quis partir à sua procura mas o Rei não autorizou.

TROFEU IMG_0592.jpg
Terras dos Corte-Reais - Ideias varias, com toque final do conceptor Senhor Raul Mesquitra.
Foto  - LusoPresse

Anos passados foram descobertos na costa americana, na área de Fall River, gravados numa rocha, escudos em V com cruzes idênticas às da Ordem de Cristo, o nome de Miguel Corte-Real e a data de 1511, provando a nossa presença.

Salientemos as afirmações de Lionel Groulx, historiador canadiano que no seu livro «La découverte du Canada – Jacques Cartier» diz: «…uma grande parte do Canadá de hoje, ou seja a maior parte da Nova Escócia, toda a Ilha de Cabo Bretão, Terra-Nova e a costa oriental do Lavrador eram chamadas no início do século XVI, terras de Portugal.»

Alguns séculos mais tarde foram chegando ao Canadá outras vagas de portugueses que nele deixam marcos para a História. Temos assim o LusoPresse e a LusaQ TV – organizadores deste evento – e muitas outras iniciativas que garantem a perenidade do nome Português neste quadrante.

A Homenagem à Mulher Portuguesa inscreve-se nesta temática, dignificando a Mulher em toda a latitude das suas ações.

 

Comunidade
A imagem central simboliza uma nau do tempo dos Corte-Reais, nobre família da corte de D. Manuel I, onde a vela triangular se ergue altaneira, ostentando um estilizado braço da Cruz de Cristo e as ondas desse Mar Português, onde os nossos marinheiros descobriram e deram novos mundos ao Mundo.
Trofeu em homenagem a Mulher Portuguesa.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020